Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien




Resenhas - Os Filhos De Húrin


434 encontrados | exibindo 421 a 434
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 29


Ronaldo 12/01/2011

Visão humana e tempo cronológico
Esta última obra de Tolkien lançada no Brasil, amplia a visão e compreensão de uma importante parte da saga na Terra Média.

Uma história que foi apenas tangenciada nas obras principais, agora é detalhada em todas as suas particularidades, desdobramentos e influências na saga principal.

Como a história parte da visão de personagens da raça humana, o leitor percebe uma mudança de ritmo e até uma relativa "perda de grandiosidade", em relação às demais narrativas da série, que transcorrem em períodos de tempo muito mais amplos (séculos, eras etc).

A observação acima acerca da relativa "pequenês" dos personagens humanos e suas restrições temporais, acabam revelando e destacando um interessante paradoxo. Inclusive, indivíduos das "raças superiores" (elfos, por exemplo) tentam entender o porquê de, apesar de sua "fragilidade", a raça humana desempenhar papéis tão cruciais para toda a Terra Média como é o caso de Húrin e seus filhos.

A relativa "perda de grandiosidade" da narrativa devido às limitações temporais e a "fragilidade" da raça humana acabam não sendo tão depreciativas, pois leva a uma compreensão mais clara do "destino nobre" reservado por Iluvatar à raça humana, uma espécie de "coroa da criação".

Um outro aspecto observável que ainda gostaria de registrar é o acentuado tom trágico da trama. Em obras precedentes, o "tom" é mais de aventura e mistério do que de romance e tragédia (com raras exceções). Este aspecto trágico é bastante marcante nesta obra, finalizada por Cristopher Tolkien a partir da estrutura e recortes narrativos deixados inconclusos por seu pai.
comentários(0)comente



Andreia Santana 07/09/2010

Traição, culpa e incesto entre irmãos são ingredientes de novela trágica de Tolkien
O mundo paralelo criado por J.R.R. Tolkien ainda rende surpresas. Dos manuscritos do criador da saga O Senhor dos Anéis, seu filho Christopher Tolkien, resgata Os Filhos de Húrin, uma trágica novela ambientada na primeira era de Arda, ou Terra Média, universo mitológico do autor, povoado por elfos, espíritos de luz e trevas, anões, dragões e humanos ora em conflito, ora em aliança.

A história já havia sido publicada em versão menor nos Contos Inacabados (organizados postumamente por Christopher) e em O Silmarillion (sua mais longa coletânea de novelas e contos sobre os tempos antigos de Arda). A diferença deste novo lançamento no Brasil o livro sai pela Martins Fontes Editora é que o filho de Tolkien encontrou nos manuscritos do pai uma versão mais bem acabada da malfadada história de amor entre Turín Turambar e sua irmã Niënor, com detalhes que não constam nas versões anteriores.

Referências - O conto dos filhos de Húrin (ou Narn I Chín Húrin na língua criada pelo autor para a Terra Média), é uma das narrativas que, na divisão que ele promoveu da história de Arda, corresponde aos dias anteriores a dominação de Sauron e à forja do anel do poder, da trilogia de O Senhor dos Anéis. O romance de Turín e Niënor lembra a tragédia imortal de Romeu e Julieta (William Shakespeare) e o incestuoso caso de amor de Jocasta e Édipo, em Édipo Rei (Sófocles), mas com o toque fantástico de Tolkien.

Ele se desenrola logo após a chegada dos homens à Terra Média, antes habitada pelos elfos e outras criaturas e sob a dominação de Morgoth, o primeiro senhor do escuro e mestre de Sauron.

Separados na infância, Turín e Niënor se re-encontram já adultos, para cumprir a maldição lançada sobre sua família por Morgoth. Incesto, traição e culpa, além das épicas guerras dos elfos e humanos contra a dominação do senhor do escuro, levam as personagens a atitudes heróicas e passionais, mas com desfechos fúnebres.

Católico praticante e grande amigo de C.S. Lewis (As Crônicas de Nárnia), era de se esperar que um romance incestuoso em uma obra de Tolkien tivesse desfecho trágico. Ainda assim, não deixa de ser uma atitude pioneira tocar em um tema tabu, ainda mais quando a história foi escrita em 1919.

Recuperação - Para os leitores pouco acostumados à maneira de Tolkien contar histórias, a linguagem do livro é densa e a atmosfera opressiva; em alguns trechos, angustiante. Ainda assim, aos que escolherem acompanhar as desventuras de Turín e Niënor, iniciadas com a maldição lançada sobre seus pais Húrin e Morwen, as pouco mais de 300 páginas reservam uma viagem inesquecível pelas origens da Terra Média.

As ilustrações são de Alan Lee e, ao final do volume, Christopher Tolkien apresenta mapas, glossário dos personagens e um apêndice onde conta o processo de recuperação do manuscrito.

Quem é John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 3 de janeiro de 1892 na África do Sul, filho de pais ingleses, mudou-se para a Grã-Bretanha aos três anos de idade. Formado em letras e especialista em filologia, serviu como soldado na I Guerra Mundial. Nesse mesmo período começou a escrever.

Após o conflito, dedicou-se a uma reconhecida carreira acadêmica como professor na Universidade de Oxford e à consolidação da mitologia da Terra Média. Outras obras póstumas são Mestre Gil de Ham e Roverandom.

=======================

P.S.: Só um lembrete aos marinheiros de primeira viagem na área de literatura. Uma resenha é uma leitura comentada, uma análise com base na obra lida e em outras obras do autor resenhado - além de outras leituras do resenhista. Resenha é texto jornalístico, tem de ser informativo e analítico ao mesmo tempo. Quem não quer saber detalhes da história ou quem vive caçando spoilers, jamais deve ler uma resenha e sim apenas um resumo. Porque o resumo é só uma apresentação da obra, sem aprofundamento crítico e sem análise.
comentários(0)comente



Jow 30/06/2010

Sensacional!
Os Filhos de Húrin é sem sombra dúvida o conto mais obscuro de Tolkien. Marcado por maldições e guerras que beiram a carnificina, o livro chega a ser melancólico em algumas partes, e deixa a pergunta: Até que ponto vai à maldade de Morgoth??

É um livro que necessita que o leitor já conheça a obra de Tolkien (principalmente O Silmarillion), e que esteja habituado a sua linguagem, seu modo de escrever em duas ou mais línguas e acima de tudo se deixar envolver pela história, mesmo quando ela lhe parecer chata e sem nexo.

Mesmo assim, o livro é fantástico e após muito tempo é impressionante a força que Tolkien ainda manifesta. Com sua linguagem requintada de sempre, com suas definições surreais, e com ilustrações magníficas de Alan Lee, Os filhos de Húrin me transportaram novamente para a Terra-Média e me fizeram bater no peito com orgulho e exclamar: "Tolkien sem duvida, é o meu escritor favorito!!!"

Pode ter certeza, que esse eu recomendo! =D
Luh Costa 11/09/2010minha estante
Esse está na lista!Me deu uma baita curiosidade pra ler esse livro.


Fran Kotipelto 17/12/2010minha estante
Cara,amei tua resenha,estou louca pra ler esse livro,ele já estava na minha lista de desejos,mas depois de ler sua resenha ele foi para o topo da lista.Parabéns.


Raquel Holmes 13/12/2011minha estante
Jow, quero fazer uma pergunta que, muito provavelmente, vc responderá com spoiller, então, se desejar, responda lá nos meus recados.

Eu li a sinopse do livro e gostaria de saber a que tipo de "paixão dos irmãos" a sinopse se refere...

Beijos!


Syndrome Arcana 15/03/2012minha estante
Foi o melhor presente que ganhei de aniversário este mês... Terminei ontem o livro... É muito triste ver toda a perspectiva da maldição de Morgoth lançada sobre Húrin... Mas é um livro essencial para que se entenda pontos cruciais, como as extensões e domínios de Morgoth no mundo, e as casas que sobreviveram...


Raul 20/03/2012minha estante
Só ler fragmentos dessa história em Silmarillion e Contos Inacabados já se percebe o quão gloriosa ela é.



Eduarda 23/03/2012minha estante
Tolkien é o cara mesmo! Adoro a maneira dele de escrever, e Os Filhos de Húrin me deixou realmente envolvida com a história! As maldições e o desenrolar da história me lembrou uma tragédia grega [oi?]. Muito muito bom!


anabnas 21/12/2012minha estante
Sua resenha exprime tudo o que senti pelo livro. Sem sombra de dúvidas, uma das melhores histórias do universo de Tolkien.


£uiz 05/01/2013minha estante
Sombrio e triste, quero acrescentar. Mesmo assim, um dos melhores livros que já li.


Franklin 07/09/2014minha estante
GALERA COM CERTEZA TERIA QUE SER FEITO UM FILME DESTE LIVRO TAMBEM, COM A MESMA GRANDIOSIDADE DE O SENHOR DOS ANEIS, IMAGINA O QUAL MARAVILHOSO SERIA, VAMOS TODOS EM UMA SÓ VOZ PEDIR ISSO EM TODA INTERNET QUEM SABE O PRODUTOR E DIRETOR FIQUE SABENDO E RESOLVA PRODUZIR O FILME, FOIASSIM COM O HOBBIT, FOI A PEDIDO DOS FÃS


Eclipsenamadrugada 02/07/2016minha estante
Comecei a leitura desse livro hoje. Realmente estou só no comecinho, mas já foi mencionado O Silmarillion, O Senhor dos Anéis. É um mundo imaginário fantástico.


Fernanda1156 25/11/2020minha estante
Cara ele sem dúvida é o meu escritor favorito também, nossa comecei o livro ontem e já cheguei a 38% hoje... Que história... Já é a dasinhaa preferidas dentre as histórias antigas da Terra Média, mas quanto mais eu leio, menos é possível escolher uma preferida. Tolkien foi mesmo SENSACIONAL e é impossível falar o contrário.


Lysandro.Luiz 04/01/2021minha estante
Foi sua resenha que me fez comprar hoje essa obra prima, valeu irmão ??


Guilherme965 09/04/2023minha estante
O melhor e pior livro de Tolkien. Melhor pela bela abordagem de um tema de tão difícil compreensão: O Livre Arbítrio e o Destino. Pior por fazer meu olho soar só de lembrar de tais acontecimentos tristes (e bota triste nisto) na Primeira Era da Terra Média... Isso na verdade faz o livro ser melhor ainda kkkk




Moitta 07/06/2010

Fico feliz que livros do Tolkien ainda sejam lançados. Nesse, parte da historia ja tinha sido contada no Silmarillion, mas aqui é retratada com muito mais desenvoltura e detalhes. A vida e os destinos de húrin e seus filhos, do inicio ao fim. A história é envolvente e cheia de perdas; as falas, as maldições, os hábitos da época, as batalhas e a força de vontade das personagens, parece não que tolkien tinha uma enorme criatividade, mas sim um incomum memoria e que ele simplesmente relata fatos que ocorream num passado remoto. Pela 1a vez com ilustrações, que são obras de arte condizentes com a qualidade do texto.
comentários(0)comente



Wes Janson 04/06/2010

"Grife" Tolkien em alta
"Os Filhos de Húrin", mais novo lançamento com a grife de Tolkien, digamos assim. Para quem já leu O Silmarillion e os Contos Inacabados a história é conhecida, mostrando um lado diferente do usual, que é a tragédia de, principalmente, Túrin, vivida na Primeira Era da Terra-Média.

A história está muito mais completa, seguindo bem a trajetória de Túrin e seu destino sempre ligado à maldição de Morgoth. Percebe-se sim que é um livro de Tolkien e não apenas escrito pelo filho.

Sempre se pode argumentar de se tratar de um lançamento caça-níqueis, mas para quem curte Tolkien, vale a pena. Cristopher dá uma senhora exlicação sobre o processo de composição do livro a partir dos manuscritos do pai, o que faz aumentar a admiração que temos sobre o gênio que Tolkien era e seu errático processo de criação, indo e voltando nas histórias.

Deve ter dado realmente muito trabalho cehgar a um texto sólido e consistente.
comentários(0)comente



André 25/03/2010

Nunca simpatizei com Húrin. Nunca, em nenhuma das vezes em que li O Silmarillion.

Mas confesso que ler novamente a história dele neste livro, de forma mais expandida e vívida, me fez ter mais simpatia pelo personagem.

Tudo muito trágico, tudo conspira para dar errado, sem contar o orgulho do personagem principal. Talvez sejam fatores que sempre me desagradaram na história.
comentários(0)comente



Lorena.Buffolo 17/02/2010

Tolkien dispensa comentários!! É um verdadeiro mestre!!!! Os Filhos de Húrim é a versão longa do conto de Túrin Turambar q encontramos tanto no Silmarillion, quando nos Contos Inacabados. Esta versão foi organizada por Christopher Tolkien com base em vários rascunhos deixados por seu pai. Enquanto lia, não podia deixar de pensar em uma versão cinematográfica deste conto! Seria perfeito, se feito com a ajuda do Peter Jackson!!! rssss... espero q depois do Hobbit, eles pensem nisso...
comentários(0)comente



Dani 28/01/2010

Triste e sombrio
O orgulho, quando exarcebado, só leva a caminhos tortuosos e sombrios.
comentários(0)comente



Adriano 15/01/2010

Qualidade Tolkien: satisfação total!!! Ótimo livro ambientado no mundo da terra média. Tem de tudo o que um bom livro de fantasia precisa: batalhas, perfeitas descrições de lugares, mapas, reviravoltas, suspense e até dragão. E de brinde, um final soberbo. Shakespereano!
Fãs de Tolkien que ainda não leram: o que vocês estão fazendo?
comentários(0)comente



Henderson 29/12/2009

Muito bom
Mas um excelente livro do Tolkien, o que não é novidade. A história é uma versão detalhada de um trecho de "O Silmarillion". É, como já disseram, uma história bem dramática, que mostra como o mal pode ser implacável e como nem sempre os bonzinhos vencem. Leitura recomendada, mesmo que você não tenha lido "O Silmarillion".
comentários(0)comente



andrecassal 13/12/2009

Histórias Inacabadas e Silmarilion
Baseado nos contos que li no Histórias Inacabadas e no Silmarilion esse livro deve ser espetacular, e sem dúvida esse conto poderia dar um filme bem interessante, não tão pop mas bem soturno.
comentários(0)comente



Artur Breda 21/06/2009

Intrigante e dramático
Com uma narrativa incrível, J. R. R. Tolkien conta a historia dos filhos de um rei amaldiçoado por Morgoth, os mesmos tendo que viver em constante conflito com seu destino cruel e arrebatador. Trágico e cativante este livro é formidável.
comentários(0)comente



Tulliu Cardia 30/01/2009

Já tinha lido essa história em O Silmarillion, por isso ela não foi novidade para mim. No entanto, ler ela de forma detalhada é muito melhor. É um livro quase dramático, tantas são as dificuldades passadas pelo protagonista.
Recomendo.

Galera, se tiverem interesse, leiam meus livros e contos, disponíveis no Wattpad (gratuito)! Vocês vão curtir! Valeu!


site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia
comentários(0)comente



434 encontrados | exibindo 421 a 434
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 29


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR