Joana 02/01/2023Leitura mais fluidaTrês são os grandes contos dos Dias Antigos da Terra-Média: Beren e Lúthien, Os filhos de Húrin e A queda de Gondolin.
Os três foram editados em livros próprios por Christopher Tolkien, e, dos três, Os filhos de Húrin é o que tem a leitura mais fluida!
Isso acontece porque é o único em que foi possível contar a história do início ao fim, numa narrativa única organizada a partir dos escritos de J. R. R. Tolkien.
Os outros dois funcionam como um estudo da evolução da lenda, com muitos retornos ao mesmo ponto da narrativa para apresentar diferentes versões, vindas de diferentes períodos e escritos, e, apesar de ser super interessante observar essas alterações, o processo é menos gostoso do que a leitura de uma narrativa linear.
Nesta edição eu senti falta, apenas, dos versos que Tolkien criou contando essa história ? foram mais de dois mil até o ponto onde ele parou. Nesse caso, eu voltaria com gosto na história, após a conclusão da narrativa em prosa! Em Beren e Lúthien, os versos d'A Balada de Leithian foram um dos pontos altos pra mim!
No mais, o conto é maravilhoso e o trabalho de Christopher Tolkien, impecável, considerando que John R. R. Tolkien deixou um volume massivo de manuscritos sobre o mesmo conto ? sem, no entanto, dar-lhe a forma cabal.