Dolores Claiborne

Dolores Claiborne Stephen King
Stephen King
Stephen King




Resenhas - Dolores Claiborne


10 encontrados | exibindo 1 a 10


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cristiano.Konno 22/08/2024

Com uma história pesada, “Dolores Claiborne” (publicado antigamente como “Eclipse Total”) é um suspense dramático eficiente.
No término do livro, tive a mesma sensação de peso ao terminar “Kindred” de Octavia Butler. Ambos compartilham histórias sobre abusos com toques pequenos sobrenaturais, embora “Dolores Claiborne” seja um dos poucos títulos mais “pé-no-chão” de Stephen King.

Conta a história de Dolores que está sendo acusada de assassinar sua patroa e decide contar toda sua história num depoimento longo, mas que revela muito de seu passado já obscuro pela morte de seu marino trinta anos antes, durante o Eclipse Total que cobriu o Maine.

Diferente do que estou acostumado, a narrativa do livro é interessante. Não tem divisões em capítulos e também é toda em primeira pessoa, sem marcações de diálogos no presente. Apenas aspas enquanto a própria Dolores repete a frase de alguém da história. Para os ouvintes presentes, nunca lemos suas falas, apenas as deduzimos pelo texto da protagonista.

É um livro curto, mas denso em conteúdo. Apesar disso, mantém a leitura fácil e rápida. Não é um dos melhores que li do mestre o horror contemporâneo, todavia vale a leitura.

A Suma mandou muito bem na capa dura, ilustrações e diagramação, como sempre observei nos título da "Biblioteca Stephen King".

Recomendo.

4 de 5.
comentários(0)comente



Ranielly.Thaisy 09/08/2024

Favoritado! ??
O King sempre se supera, inacreditável. Amei o livro do começo ao fim, mesmo sentindo ele um pouco lento nas primeiras páginas. A história é muito envolvente, torci o livro inteiro pela Dolores, e amei a Vera.

23:59 oração pro King não morrer cedo e continuar escrevendo pra gente ??
Thaise.taylors 09/08/2024minha estante
Estarei presente nessa oração, King perfeito!




Amanda @litera.pura 13/06/2024

Mais resenhas em @litera.pura
Dolores Claiborne é uma mulher forte, moldada pela dura realidade de sua vida na Ilha Little Tall. Em casa, passou grande parte dos seus anos ao lado de Joe, um marido alcoólatra e violent0, que morreu de forma repentina e deixou Dolores sozinha com os três filhos e algumas dívidas. No trabalho, a rotina de Dolores é engolir os desaforos e excentricidades de sua patroa, Vera Donovan. Mas, quando Vera morr3, todos os olhos se voltam para Dolores, que foi sua empregada e cuidadora por tanto tempo. Não é estranho que, anos após Joe ter morrido de forma suspeita, o mesmo tenha acontecido com Vera? Sem nada a perder, Dolores resolve fazer sua confissão e revelar tudo que escondeu durante todos esses anos.

Lançado anteriormente como "Escuridão total", o livro foi relançado com um novo nome e uma edição lindíssima com capa dura e ilustrações. É escrito em um capítulo só, enquanto Dolores está sentada na delegacia contando aos policiais (e aos leitores) a verdade sobre Joe, Vera e todo o resto. Infelizmente, não me conquistou! Dolores é, de fato, uma personagem admirável que enfrentou calada as piores coisas e não teve medo de se defender. Que não teve escolhas e precisou ser forte para sobreviver ao machismo, aos abusos e ao julgamento de quem pouco sabia sobre o que se passava dentro de sua casa. Vera Donovan também é uma personagem interessante, que alterna entre momentos de sabedoria e de loucura ao longo das páginas.

Entretanto, achei o livro monótono e previsível. Em nenhum momento eu fiquei realmente animada com a leitura e cheguei ao final ainda esperando o grande "tcham" da história. O livro traz alguns poucos elementos sobrenaturais que não são explicados, só ficam lá jogados e essa falta de explicação me incomodou bastante. Em Dolores Claiborne, Stephen King caprichou no drama e nos deu apenas migalhas de horror. Pra mim não rolou, mas pretendo assistir a adaptação que é muito elogiada.


site: http://www.instagram.com/litera.pura
comentários(0)comente



gabytes 05/06/2023

Montanha russa de emoções!!
Diferente de tudo que já li do King até hoje!
Únicas leituras que despertaram sentimentos parecidos foram talvez Misery e Apt Pupil, ambos também não continham elementos sobrenaturais e o horror era inspirado pela perversidade humana.
Mas o livro Dolores Claiborne é único na maneira que a história é contada: nada mais justo que pela própria Dolores, depois de uma vida inteira de opressão como mulher.
A história não é dividida em capítulos, é um relato ininterrupto e candido da personagem sobre sua vida, como tudo começou e o quê a levou a cometer o inimaginável para proteger não somente a si mesma, mas principalmente aqueles que ama.

"Sometimes being a bitch is all a woman has to hold onto."

Essa leitura me despertou um misto de sentimentos como tristeza, ódio e repulsa, por abordar questões muito reais no nosso cotidiano como violência doméstica, abuso s*xual, transtornos mentais em idosos (e o sofrimento das pessoas ao redor)... E deixa a reflexão sobre como não podemos julgar conhecer as pessoas e suas vidas pois a realidade entre quatro paredes somente elas conhecem.

Sem dar muito spoiler, no final confesso que senti falta de algum encerramento nos assuntos entre certos personagens, mas fica aberto a interpretação do leitor.

"I held her hand n thought about how the world is?how sometimes bad men have accidents and good women turn into bitches"
comentários(0)comente



Marcelo Ricarte 08/06/2021

Excelente...
Gostei mto desse livro principalmente quando fui surpreendido com sua ligação com "Jogo perigoso", pra mim um dos melhores do king e que realmente indico ler antes desse.

Além de sua referência em uma passagem da história há também a forma de contar história em primeira pessoa em ambos os livros e de forma intensificada nesse, mais uma obra prima do Mestre King.
comentários(0)comente



Carlota 19/05/2021

Melhor livro do King
Sério, esse é o melhor livro do King que eu já li, uma pena ser tão difícil de encontrar, o meu mesmo achei num sebo escondidinho na Av. Dantas Barreto aqui em Recife, e segundo o vendedor todo livro do Stephen que chega lá voa.
Espero que SUMA volte a lança-lo no mercado nacional.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



FernandoCaaba 25/10/2012

LIVRO EM INGLÊS
Suspense típico do Stephen King. Tem relação com Gerald's Game, inclusive com personagens iguais.
comentários(0)comente



Marselle Urman 18/10/2012

Me apaixonei de cara por este livro, por essa curiosa narrativa em primeira pessoa contada no melhor caipirês "red neck".

E não conseguia largá-lo... É um livro que apresenta duas mulheres fortes e opostas, Vera Donovan e a protagonista-título. É até difícil qualificá-lo, pensei que falava sobre a volta por cima de uma mulher maltratada ( também trata disso), mas é muito mais. Totalmente diferente do Rose Madder, que seria sobre o mesmo tema.

"Dolores" é profundo, é belo, é triste, traumático e doloroso, e ao mesmo tempo, maravilhoso.
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR