sandraleitorutti 14/05/2024
Minha cura pra ressaca literária
É a terceira vez que leio essa preciosidade, e foi a melhor delas! Não sei como King faz isso, mas a cada lida seus livros ficam ainda melhores. Eu estava numa ressaca literária terrível que durou ANOS, e de repente senti o ímpeto de tirar esse da estante e voltar para essa história tão terrível (e cativante!). Quando percebi, já tinha terminado e voltei a ler como fazia anos atrás.
Sobre o enredo, nem tenho como descrever a quantidade de sentimentos que essa obra passa: desde a catarse da vida na área rural, até a sensação de mal à espreita, somente esperando a hora certa de acertar seus ponteiros. Definitivamente é uma narrativa que te trás medos e reflexões mais palpáveis, e apesar do sobrenatural no livro (que influencia muito, e é muito rico), ele fica em segundo plano. Para mim, o fascinante aqui é a abordagem de um tema muito natural entre nós: o luto. E como esse luto é vivido de maneiras diferentes, seja pela perda de um animal, um amigo, um familiar, ou até mesmo a perda de sua própria sanidade mediante tanto sofrimento. Além disso, me fascina a forma como King consegue abordar um assunto tão pesado, numa narrativa que beira o "confortável" (não sei se sinto isso pelo fator nostalgia, mas esse livro pra mim é extremamente reconfortante de ler).
Quanto ao final, é uma montanha russa. Você simplesmente não consegue largar (acredito que isso ajude muito na imersão e no medo), e quando larga não é por causa do livro, e sim por conta das suas emoções. Confesso que acho o final perfeito, não tiraria nem colocaria nenhuma linha. Essa foi a vez que esse livro mais me impactou, não sei dizer o que é, mas a sensação de desolação e espiral de insanidade me acompanhou por um tempo (não de uma forma de fato incômoda, mas de um jeito quase filosófico). Não sei se recomendo tanto para quem está passando pelo processo de luto, mas isso é muito relativo.
Ouso dizer que é meu King favorito :)