O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald




Resenhas - O Curioso Caso de Benjamin Button


818 encontrados | exibindo 691 a 706
47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 |


Jehssy Müller 02/09/2019

Único
Esta história é algo realmente original e muito criativo. Mesmo que Fitzgerald tenha "aproveitado" uma ideia de Mark Twain, ainda acho genial.
Já havia visto o filme, quando ouvi falar do livro fui atrás mais do que rapidamente, então, também já havia lido o romance. Assim que encontrei esta edição em versão grafic novel, fiquei maravilhada! Afinal, que história não fica ainda melhor em ilustrações? Então li esta versão e não me arrependi: muito boa!
Recomendo que leiam o romance, o grafic novel e vejam o filme (ah, o destaque fica por conta do filme ser melhor do que o livro, o que é bastante raro, então vale a pena).
comentários(0)comente



Luiza.Fisch 31/08/2019

Dia Duit, Coven Literário! 📚👴🏻⏳👶🏻
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Este livro tem em torno de 40 a 50 páginas (dependendo da edição), é um conto.
A história já é bem conhecida por todos por conta da adaptação pro cinema.
Conta a história de Benjamin, um homem que nasce velho e rejuvenesce.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Este livro tem uma narrativa diferente! Ao invés das pessoas ficarem impressionadas com o fato dele rejuvenescer elas julgam ele. Sim! Julgam! Como se ele estivesse fazendo isso de propósito!
Esse tipo de narrativa me lembrou A Metamorfose de Franz Kafka.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O filme é bem diferente do livro, da pra se dizer que o filme só se inspirou no conto. Pois o filme é mais romantizado. Enquanto o livro é mais direto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste livro a sociedade é bem podre, é uma sociedade que julga. E é uma sociedade burra e esquecida ao mesmo tempo!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse livro é bem machista! Foi escrito em 1922. Não fala em nenhum momento da mãe de Benjamin.
Tem um momento que ele se casa com uma moça "mais jovem" e todos acham lindo! No momento que ela começa a parecer mais velha que ele (por ela ser uma pessoa normal que envelhece, e ele rejuvenesce) e as pessoas acham horrível uma mulher mais velha com um homem mais novo.
Ao mesmo tempo é uma excelente crítica à sociedade machista e preconceituosa!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acho que vale a leitura para reflexão.
É um livro rápido, li em meia hora.

site: https://www.bruxaliteraria.com/2019/08/o-curioso-caso-de-benjamin-button.html
comentários(0)comente



Shadai.Vieira 12/08/2019

o filme é muito melhor!
os leitores costumam reclamar muitas vezes que as adaptações cinematográficas não fazem jus ao original literário. Bem, aqui o caso é inverso. David Fincher dirigiu um filmaço, enquanto o livro de F. Scott Fitzgerald é apenas bom.
comentários(0)comente



Lucas Furlan | @valeugutenberg 01/08/2019

Dois dos contos mais famosos de Fitzgerald
Em "O curioso caso de Benjamin Button", publicado originalmente em 1921, acompanhamos a vida peculiar do personagem principal: ele nasce em 1860 com o corpo e a inteligência de um senhor de 70 anos! Ele vem ao mundo com 1 metro e 73 de altura, tem barba e cabelos brancos, e nasce falando: em uma de suas primeiras frases, ele pede para o pai — que aparenta ser bem mais jovem que ele — comprar uma bengala.

Como não poderia deixar de ser, a vida de Benjamin Button é repleta de situações absurdas. Na “infância”, por exemplo, mesmo sendo um senhor de idade, ele ganha brinquedos e é obrigado a usar roupas de criança. Com o passar dos anos, Button tem uma surpresa: ele percebe que, ao invés de envelhecer cada vez mais, está rejuvenescendo.

"O curioso caso de Benjamin Button" é muito engraçado na maior parte do tempo, mas também tem sua dose de melancolia. Nos momentos bons e ruins de sua vida, o protagonista está sempre deslocado no tempo em que vive e no próprio corpo. Fitzgerald parece dizer que, independentemente da forma como você envelhece, o tempo sempre vai deixar marcas e causar conflitos entre as gerações. O desfecho do conto, com a “velhice inversa” do personagem, é narrada com muita delicadeza e é de partir o coração.

A história de "O curioso caso de Benjamin Button" foi levada aos cinemas pelo diretor David Fincher em 2008. O filme foi protagonizado pelo Brad Pitt e tem Cate Blanchett no elenco, mas tomou várias liberdades em relação ao conto original.

A outra narrativa presente no livro é "Bernice corta o cabelo", publicada em 1920. No conto, a jovem protagonista vai passar férias na casa da prima, a descolada e fútil Marjorie. Elas passam a maior parte do tempo preocupadas com bailes e paqueras, mas logo surge um atrito entre elas: Marjorie considera Bernice muito chata e sem graça, e conclui que sua presença poderia atrapalhar sua reputação com os rapazes. Ainda assim, ela dá algumas dicas pra que Bernice se torne mais popular, mas sente ciúmes quando a prima começa a fazer sucesso com os garotos.

Sim, eu sei o que você deve estar pensando: essa poderia ser a sinopse de alguma temporada de Malhação ou de algum filme da Sessão da Tarde, mas "Bernice corta o cabelo" é muito bom. Fitzgerald escreveu o conto com uma linguagem despretensiosa e muita energia, e fica fácil entender porque o autor era adorado pela juventude da "Era do Jazz". Assim foi chamado o período extravagante e hedonista, com grandes mudanças na moda e no comportamento dos jovens norte-americanos, que durou do fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, até a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929.

F. Scott Fitzgerald, autor de romances como o maravilhoso "O grande Gatsby", também foi um excelente escritor de narrativas curtas. As duas histórias reunidas nesse livrinho são ótimas pra quem quer começar a conhecer seu talento como contista.

site: www.valeugutenberg.wordpress.com
comentários(0)comente



Juh - @dosedafelicidade 03/06/2019

Amei
O autor foi muito criativo na história... Se existissem casos assim no mundo, seria muito triste - imagina o doloroso desencontro da vida das pessoas ao redor???
O livro é curtíssimo, bem diferente do filme - mas senti que ambos puderam passar o sentimento que autor queria: fascínio, curiosidade, indignação, empatia... Uma história que vale a pena!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Café com literatura 24/04/2019

O curioso caso de Benjamin Button
Os Roger Button eram uma família que tinha uma invejável posição, tanto social quanto financeira em Baltimore antes da guerra.
O Sr. e a Sra. Button iam ter um bebê e este ia nascer no hospital de Maryland. O sr. Button queria muito ter um menino para que pudesse enviá-lo para o colégio Yale, em Connecticut, instituição na qual ele era conhecido pelo apelido Cuff que significa abotoadura botão, por causa de seu nome Button.
O Sr. Button não via a hora da criança nascer, pois o bebê era muito desejado.
Quando a criança nasceu, ele foi visitar o filho na maternidade. Ele esperava encontrar uma criança normal, mas para seu espanto, o bebê havia nascido velho.
?A fria transpiração redobrou na testa do Sr. Button. Ele fechou os olhos e, depois abrindo-os, olhou de novo. Não havia equívoco algum...ele estava contemplando um homem de sete décadas...um bebê cujos pés pendiam nos lados do berço em que repousava.
No ínicio, o Sr. Button não queria aceitar o filho, mas com o passar do tempo acabou se acostumando com a aparência de Benjamin.
A vida de Benjamin foi se tornando complicada, O Sr. Button não conseguiu matricular o filho na escola Yale, por conta da aparência ?idosa? do filho.
Alguns anos depois, Benjamin se casa com Hildegarde Moncrief, tem um filho chamado Roscoe e passa a assumir os negócios de sua família.
Nos primeiros anos de casamento Benjamin amava e venerava a esposa, até que algo esquisito passa a acontecer com ele, pois quanto mais o tempo passava ele ia ficando mais jovem e a esposa ia envelhecendo, e por isso, Benjamin passa a rejeitar a esposa.
?Com o passar dos anos, porém, os cabelos cor de mel de Hildegarde assumiram um tom castanho que não era nem um pouco excitante, o esmalte azul dos seus olhos, ganhou um aspecto de louça barata?.
Um excelente livro, narrado em terceira pessoa, nos traz ótimas reflexões acerca da velhice e juventude, pois as questões que o autor coloca, são questões que perdura até hoje!
comentários(0)comente



Day 20/04/2019

O Curioso Caso de Benjamin Button
Esse livro apesar de ser tão curto, me trouxe grandes reflexões, o Fitzgerald tem uma escrita bem suave, e a história claramente faz parte das literaturas nonsense como Dorian Gray deve ser por isso que gostei kkk. Estou embasbacada como alteraram completamente a história na adaptação cinematográfica, entretanto é interessante ver esse outro ponto de vista, pois no filme o Benjamin não leva uma vida tão amargurada e cheia de mazelas e para mim é justamente a melhor parte da adaptação pois apesar da forma que a vida dele é e ainda encarar os preconceitos da época, ele teve muitos momentos bons e isso apesar de ser completamente diferente no filme foi bem explorado.
comentários(0)comente



Maria - Blog Pétalas de Liberdade 25/03/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Publicada originalmente em 1922 e composta por 11 capítulos curtos, a história se inicia em 1860, em Baltimore. Roger Button vai à maternidade buscar seu filho recém-nascido, mas ao invés de um bebê, ele se depara com um idoso com uma barba enorme! Sem outra alternativa, Roger leva o não tão pequeno Benjamin para casa, e tenta fingir que não há nada de errado com seu filho. Os anos vão passando e algo estranho acontece: enquanto todos envelhecem, Benjamin vai rejuvenescendo.

"Sobre a vida de Benjamin Button entre o décimo segundo e o vigésimo primeiro ano, pretendo dizer pouco. Basta registrar que foram anos de decrescimento normal. Quando Benjamin chegou aos dezoito anos, estava ereto como um homem de cinquenta; tinha mais cabelo, numa tonalidade de cinza-escuro; tinha passo firme, a voz perdera o tremular rachado e descera para um saudável barítono." (página 23)

Nesse conto, acompanhamos uma vida ao contrário, e o final, por mais que torçamos por algo diferente, é previsível. Talvez alguém aí tenha visto o filme baseado no livro, mas eles têm muitas diferenças, por exemplo, no livro, Benjamin nasce com gostos e pensamentos de idosos, que vão mudando conforme o tempo passa, já no filme, pelo que eu me lembro, ele tem um corpo envelhecido, mas uma mentalidade de criança.

"O processo continuava. Não havia dúvida alguma - ele agora parecia um homem de trinta anos. Em vez de se regozijar, Benjamin sentiu inquietação - estava ficando mais jovem. Até então havia esperado que, atingida uma idade corporal equivalente à idade em anos, o fenômeno grotesco que marcara o seu nascimentos deixaria de funcionar. Ele estremeceu. O destino lhe pareceu medonho, inacreditável." (página 37)

Não é explicado o motivo de Benjamin rejuvenescer; é interessante como algumas pessoas próximas dele pensam que a "culpa" por isso acontecer é do próprio Benjamin, eu não consigo entender como esses personagens podem pensar assim. A mãe do protagonista também não aparece, então não temos ideia de como ela lidou com um filho tão diferente.

Foi o meu 2° contato com a escrita do F. Scott Fitzgerald, o primeiro foi em "O Grande Gatsby" (resenha aqui no blog no ano passado), e novamente não encontrei uma linguagem rebuscada, e sim uma narrativa fácil de ler, proporcionando uma leitura fluida e rápida, com um ar de conto de fadas.

A edição tem capa dura, com a imagem de um rosto masculino, uma capa que eu particularmente não acho bonita. As páginas são amareladas, não encontrei erros de revisão e a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

Fica a minha recomendação para quem procura uma leitura rápida ou quer conhecer um clássico com uma história bem peculiar.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2019/01/resenha-livro-o-curioso-caso-de.html
comentários(0)comente



Desirre2 20/01/2019

Mas que neném chato (quando ele nasce).
comentários(0)comente



Ricardo 13/01/2019

O curioso caso de Benjamin Button
Para mim está expressão traduz a angústia da obra: "Estou crescido... Isto não era verdade - era tudo parte do silencioso acordo de Roger Button consigo mesmo para acreditar na normalidade do filho" (pág. 21). O curioso caso de Benjamin Button, tornou-se numa singular literatura inglesa, e tamanho foi seu sucesso que alcançou as telinhas do cinema. Quem não ficou chocado ao assistir o nascimento de uma criança com aparência de idoso em idade e com o passar dos anos foi gradativamente tornando criança no corpo e mente, porém avançando em idade. Hilário, horripilante e até mesmo assustador.?? Porém, sem me deter nos detalhes do livro, que lições tentam ser tramitadas? Quais são os questionamentos levantados? É interessante perceber como a ficção cria possibilidade inimagináveis. Nascer, crescer, envelhecer e morrer São etapas reais na vida de qualquer indivíduo. Alguém já disse que para morrer basta estar vivo e outro já afirmou que assim que nascemos passamos a morrer.

Fitzgerald, retrata isto. Nossas escolhas nos levaram para vários lugares; neste lugares, com estas pessoas, nestas circunstâncias, de uma realidade não posso fugir, "envelhecer" é um fato; morrer é uma realidade.

O autor combina ficção e realismo para anunciar a busca por um rejuvenescimento que se converte em obsessão. Posto isto, viva bem! desfrute ao máximo; aceite o fato que os melhores dias não estiveram no passado ou estarão no futuro. Os melhores dias estão aqui e agora. ??? Leia mais está clássica obra literária e viva melhor!
comentários(0)comente



Biel 11/01/2019

Ótimo.
Um conto incrível e bem curioso, de fato. Há várias diferenças do conto para o filme: o filme é mais rico em cenas. Mas não que isso transforme o livro ruim. Esse é o tipo de estória gostosa para ler num finalzinho de tarde!
comentários(0)comente



Leh 10/12/2018

Poético demais, merecia ter mais reconhecimento
comentários(0)comente



(@jr__barboza) 06/12/2018

20.O curioso caso de Benjamin Button. (1922)
Lendo a curta história do benjamim button, percebi que a obra de F. Scott Fitzgerald, é simples mas com conteúdo valioso dentre outras coisas li a melhor definição do que é apaixonar-se pela primeira vez, ?Benjamin teve um sobressalto uma transformação quase química pareceu dissolver recompor as substâncias do seu corpo, um calafrio percorreu sua espinha o sangue aflorou nas faces na testa e o seus ouvidos latejaram numa vibração constante, era o primeiro amor?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



818 encontrados | exibindo 691 a 706
47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR