FernandaLuna131 20/05/2020
Comentários sobre Camp Half Blood Confidential
Apesar de ser o segundo extra dentro de As Provações de Apolo, eu estava ansiosa para o que esse traria. Quem está em dia com o Riordanverso sabe que existe um intervalo entre o fim de O Sangue do Olimpo e o início de O Oráculo Oculto, um período incógnita que deixou muitas perguntas para os fãs. Quando eu soube que esse livro viria justamente nesse intervalo, contei os dias para finalmente poder ler.
O livro não focou exatamente no que eu esperava, mas ainda sim, é uma peça interessante na tapeçaria do Riordanverso.
O livro é na perspectiva de Claudia, descendente (não direta) de Mercúrio, a versão romana de Hermes. Recém-chegada ao Acampamento Júpiter, ela decidi criar um diário para relatar seus primeiros dias lá. Por já termos sido apresentados ao Acampamento, já temos uma boa noção das descrições, e é aí que entra a criatividade do Riordan de acrescentar um enigma a ser resolvido num enredo de algumas dezenas de páginas.
Eu achei uma missão fácil demais para a importância que foi dada a ela - a sobrevivência do próprio Acampamento e do legado romano - mas a mensagem que foi deixada, acredito, foi bem mais impactante, o que me leva a pensar se esse não foi o objetivo do autor desde o início.
Ao retomar as discussões sobre os deuses menores através dos olhos de uma garota muito sensata, temos uma perspctiva diferente sobre o assunto, já que sempre nos tinha sido apresentada por um da Profecia dos Sete desde lá em O Último Olimpiano, quando Percy pede aos deuses que os outros deuses menores também tenham chalés no Acampamento Meio-Sangue. Todos eles são filhos de olimpianos, então por mais justo que seja, não deixa de ser a visão de um outsider. Ver pelos olhos de Claudia, que depois descobrirmos ter mais sangue divino que de seu longínquo antepassado, dá uma outra perspectiva para o assunto.
Gostei demais das interações com Reyna e Frank. Sou fascinada pela Reyna, considero-a uma personagem secundária tão boa que devia ter um extra só dela.
O final do livro mostra o capítulo inicial de A tumba do tirano, para a minha decepção, que estava esperando um vislumbre de A torre de Nero, que estou ansiosíssima (e com medo) para ler. Estamos às portas (da morte! Rá!) do fim de mais uma série nesse universo divinamente interessante do meu autor favorito da vida, e eu mal posso esperar para ver as surpresas que ele ainda tem pra mostrar.