Gabriela M. 16/08/2020Digo eu: resenha de afirma pereira, antonio tabucchiTemos com esse livro curto, de aproximadamente 155 páginas, acesso a uma história que nos dias de hoje, em especial no Brasil, nos dá certo gás de vida.
Obras políticas muitas vezes me deixavam preocupada ou ansiosa por não me sentir representada. Tantos personagens prontos pra luta, desde o início, desde sempre. Tantos personagens com posições firmes, inabaláveis. É importante esse reconhecimento, e concordo em absoluto que ele exista. O sentimento, no entanto, é de que há quem seja amedrontado e não se reconheça, por não compreender, talvez, o processo de construção do seu eu que rebate discursos, ideais e ações antiéticas. O desenvolvimento do pensamento crítico.
Acredito que este seja o ponto-chave do livro do escritor italiano Antonio Tabucchi. Ao escrever sobre o pré-segunda guerra de Portugal, ele nos apresenta um personagem alheio ao seu contexto, que parece viver preso ao seu próprio passado. Novos eventos o fazem agir de forma nunca antes pensada, mesmo que nem um pouco destoantes de uma vida comum: não são movimentos bruscos, a princípio. Como afirma Cardoso, Pereira sofreu uma erosão longa e contínua que permitiu essas novas ações.
Ao mesmo tempo em que tive dificuldade em aceitar a vagareza do personagem, também me reconheci nas suas inquietações e em sua indecisão. Me reconheci também na ação e na forma repentina de tomada de decisão. Digo repentina após explicar sua vagarosidade porque acredito que esses extremos são complementares, em especial, em ações humanas. Ações repentinas têm muito que ver com pensamentos e reflexões construídas às vezes no silêncio da mente e escondidas de nossa própria censura.
Outro ponto interessante do livro é o destaque dado aos acontecimentos que engatilham a ação de Pereira. Se antes ele estava preso ao passado, somente a partir de novos contatos humanos ele deixa seus pensamentos novos aflorarem. Esse holofote na consciência de Pereira sobre o peso de suas conversas com outros e suas reflexões sobre elas é que fortalecem o enredo do livro.
Um livro que recomendo, para todos, e em especial para nos ajudar a ter coragem de agir. Agimos sempre em conjunto, carregando diálogos, brigas e ideias compartilhadas, mesmo quando tomamos decisões próprias. Podemos pensar além: nossas ações únicas também vão influir no todo e talvez nunca saibamos as inflexões delas nos outros.
No link você tem acesso aos links da playlist feita pela TAG e à revista que acompanha o livro.
site:
https://floreslivrosetempo.blogspot.com/2020/08/digo-eu-resenha-de-afirma-pereira.html