Dani Gazaniga 24/12/2020
Afirma Pereira ?
Sendo considerado um renomado romance, Afirma Pereira traz uma narrativa que expõe os acontecimentos na ditadura salazarista, relatando na obra a opressão do regime português.
O protagonista da história, Pereira, um jornalista de meia-idade e viúvo, trabalha como responsável no caderno cultural de Lisboa.
A história se passa na década de 30, onde o leitor passa a fazer parte da rotina de Pereira, um homem acomodado, que gosta de conversar com o retrato de sua esposa que já está morta, e com os seus amigos mais íntimos, padre Antonio e Doutor Cardoso. Resumidamente possui uma rotina monótona onde faz sua leitura, traduz antigos contos franceses, e frequenta semanalmente o Café Orquídea, um lugar que ele adora encontrar com amigos e conhecidos, e que geralmente consome omelete com ervas aromáticas e limonadas.
Conhecer Pereira é uma aventura, difícil não ter simpatia por um personagem tão marcante e engraçado, ao tratar os problemas com muita calma e bom humor e ele nos faz rir, principalmente quando relata as pessoas de seu convívio, que em sua percepção, a zeladora do prédio em que mora é informante da polícia.
Apesar de eu não ter tido muita sintonia com a leitura, é uma ótima indicação, uma leitura rápida e que diz muito.