Afirma Pereira

Afirma Pereira Antonio Tabucchi




Resenhas - Afirma Pereira


317 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Nath 01/01/2021

Além da escrita ser muito boa, o desenvolvimento de Pereira, personagem principal, durante a história é gostoso de acompanhar. Conhecemos Pereira como um solitário jornalista com alguns problemas de saúde, vivendo durante o autoritarismo salazariano em Portugal. Aos poucos, sua visão sobre o mundo e o seu país se modifica com a percepção de que tudo o que fazemos é política, desde as palavras que utilizamos, nossas profissões e mais.
Quem começou a ler esse livro, recomendo fortemente que o termine.
comentários(0)comente



Bolachilds 31/12/2020

Um bom livro
No início a narrativa é bem arrastada, porém o livro vai melhorando próximo do fim.
comentários(0)comente



Joselene.Monteiro 30/12/2020

Acho que este livro é um desses capciosos, que escondem muitas delicadezas por baixo de sua simplicidade. Pereira é, a meu ver, um personagem muito bem construído. Seus questionamentos, inquietações e anseios são o mote de mudanças tímidas, que vão se chegando com relutância a princípio, mas depois com toda a força de uma afirmação.
comentários(0)comente



Dani Gazaniga 24/12/2020

Afirma Pereira ?
Sendo considerado um renomado romance, Afirma Pereira traz uma narrativa que expõe os acontecimentos na ditadura salazarista, relatando na obra a opressão do regime português.
O protagonista da história, Pereira, um jornalista de meia-idade e viúvo, trabalha como responsável no caderno cultural de Lisboa.
A história se passa na década de 30, onde o leitor passa a fazer parte da rotina de Pereira, um homem acomodado, que gosta de conversar com o retrato de sua esposa que já está morta, e com os seus amigos mais íntimos, padre Antonio e Doutor Cardoso. Resumidamente possui uma rotina monótona onde faz sua leitura, traduz antigos contos franceses, e frequenta semanalmente o Café Orquídea, um lugar que ele adora encontrar com amigos e conhecidos, e que geralmente consome omelete com ervas aromáticas e limonadas.
Conhecer Pereira é uma aventura, difícil não ter simpatia por um personagem tão marcante e engraçado, ao tratar os problemas com muita calma e bom humor e ele nos faz rir, principalmente quando relata as pessoas de seu convívio, que em sua percepção, a zeladora do prédio em que mora é informante da polícia.
Apesar de eu não ter tido muita sintonia com a leitura, é uma ótima indicação, uma leitura rápida e que diz muito.
comentários(0)comente



Thaina.Gonçalves 18/12/2020

Leitura difícil
Ler sem a marcação de diálogo é uma coisa nova pra mim, mas o livro em si é maravilhoso.
comentários(0)comente



Daniel263 17/12/2020

Excelente livro!
Publicado em: @curadorliterario

62º livro de 2020.

Que surpresa maravilhosa receber esse livro! Não conhecia o autor, a capa é linda e sua história é extremamente envolvente!

Esse foi o último livro da sequência dos três que me deixaram com “ressaca literária”. Mas, diferente dos anteriores, ele aparentemente tem uma história mais leve... só aparentemente!

Na forma de um relato extremamente peculiar, conhecemos o português Pereira. Ele é editor de da sessão de cultura em um pequeno jornal lisboeta.

A trama se passa durante os primeiros anos da ditadura portuguesa. E, logo no início do livro, Pereira é “cutucado” para o que se passa fora de sua bolha de alienação.

O livro faz uma jornada de consciência política sensacional! Pereira é um solitário glutão nostálgico que sofre quieto com boas recordações. Porém, logo nos mostra como empatia e humanidade são um importante bastião contra o fascismo e a truculência!

E Antonio Tabucchi é um autor elegante e genial. Italiano e apaixonado pelo idioma português, escreveu seu livro em 1993 como um alerta para o retorno da extrema direta na Itália e na Europa.

Gostei muito desse livro! É daqueles que ficam conosco para sempre!

site: https://www.instagram.com/p/CD1TkIaDUgf/
comentários(0)comente



Myrelle.Paiva 13/12/2020

Pereira é um jornalista solitário e viúvo, possuía uma vida monótona até a chegada de seu estagiário Monteiro Rossi, que lutava contra o árbitro e era a favor dos direitos civis. Assim como Pereira, muitas pessoas não estão alertas para os acontecimentos e dias perigosos que uma ditadura pode trazer a uma nação, e o livro nos mostra esse despertar de Pereira para a realidade triste que a população Portuguesa vivia naquele momento.
comentários(0)comente



Gilmar 12/12/2020

Leitura necessária.
História forte e dramática, mas muito realista. Não poupa o leitor de emoções como raiva, desespero, angústia receio do que foi e do que pode vir a ser se tratando do momento atual no Brasil.
Pereira, um senhor pacato, fechado em sua rotina monótona, contrata um jovem estagiário que mudará a rotina de Pereira, por ser um jovem com ideias revolucionárias para o momento em que estão vivendo.
comentários(0)comente



Margallyne 08/12/2020

Afirma Pereira morar na Saudade, ter ido uma vez à Alegria e ter como visitante frequente a Piedade.
comentários(0)comente



Vicente Moragas 08/12/2020

Leitura Melíflua
Fluido. A leitura é fluida e gostosa, mas tão cuida e gostosa que mesmo tendo apenas 160 páginas eu levei quatro meses para lê-lo. Semestre de mestrado, muitos outros livros e trabalhos pra fazer mas mesmo assim, me dediquei a ele quando podia e sempre sabia onde na história eu tinha parado para poder continuar. Após entregar o último trabalho, corri pro livro que me esperava pra me presentear com o melhor final de todos. Afirmo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Patricia 05/12/2020

Pereira, jornalista responsável pela página cultural de uma pequena gazeta vespertina, viúvo que conversa com o retrato de sua falecida esposa, têm problemas de saúde e adora limonada, eis nosso protagonista. Até que tudo muda quando ele se envolve com jovens que lutam contra opressão e violência da ditadura, e saindo da sua solidão acaba lutando por justiça. A narrativa é criativa, história curta e boa.
comentários(0)comente



Renata Barreto 01/12/2020

O livro traz a história de uma pessoa que ?não gostava de política? e por isso tentava se abster de posicionamentos e se manter afastados dos conflitos gerados pelo avanço do autoritarismo. Demonstra que não se posicionar é também um posicionamento e não sai mais barato pra quem fica em cima do muro. Achei irritante esse tom de boletim de ocorrência que o livro tem com o ?afirma Pereira? sendo repetido. A história é interessante, a leitura é fluida, mas não foi um livro que me cativou.
comentários(0)comente



Junia 29/11/2020

Limão ou limonada
Pereira é um jornalista mais velho, viúvo, responsável pela seção de cultura de um jornal de pequeno porte em uma cidade de Portugal. Alheio aos acontecimentos políticos - a ditadura salazarista e o avanço do fascismo na Europa -, seus escritos para o jornal se resumiam à tradução de escritos e antecipação de obituários. É por esta via que ele "mal" conhece um jovem cujo mistério envolve a narrativa e, pela via do afeto e da simpatia, aproxima Pereira destas questões políticas, ainda que de forma alheia. Solitário e adequado a uma parca rotina, Pereira vai se surpreendendo na vivacidade de sair do alheamento, ainda que arriscado. A narrativa do livro se dá em terceira pessoa, simulando-se um depoimento, recheada de "afirma pereira", oferecendo ao leitor o lembrete de que aquela é a sua narrativa própria com as revelações e as omissões do personagem. Gostei de experimentar essa narrativa e perceber como podemos estar mais próximos da inércia do que daquilo que verdadeiramente acreditamos. Para viver, é preciso coragem.
comentários(0)comente



yanaspaula 21/11/2020

Afirma Pereira (x1029383992)
Um dos meus mais queridos amigos me indicou esse livro. Foi a primeira obra que ele leu em português e a linguagem o fascinou. Infelizmente não tive o mesmo sentimento. O livro não é ruim, mas não me prendeu especialmente. Pelas palavras do meu amigo: "ou você se apaixona completamente ou não gosta de jeito nenhum".
comentários(0)comente



317 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR