Morte e Vida Severina

Morte e Vida Severina João Cabral de Melo Neto




Resenhas - Morte e Vida Severina


622 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


leticia.albrecht 19/11/2024

2/4
Não costumo gostar muito de poesia, mas, das 4 partes, gostei muito de 2. As melhores são ?o rio? e ?morte e vida severina?. Essas duas são incriveis
comentários(0)comente



Diego 15/11/2024

Lirismo e Resistência: A Vida que Vence em Morte e Vida Severina
Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, é uma obra que une lirismo e realismo para retratar a dura realidade dos retirantes nordestinos. Ao longo do poema, a morte é uma constante presença, acompanhando o protagonista Severino em sua jornada marcada por miséria e desesperança. No entanto, o desfecho traz a vitória da vida, mesmo que severina, como símbolo de resistência e renascimento. Essa escolha do autor não só reflete a luta cotidiana dos nordestinos da época, mas também revela sua capacidade de transformar sofrimento em poesia, criando uma obra atemporal e profundamente humana.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aline221 07/11/2024

"Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas e iguais também porque o sangue, que usamos tem pouca tinta. E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte Severina"
comentários(0)comente



LetAcia596 06/11/2024

Ainda atual, infelizmente!
Um clássico da literatura brasileira que sempre me emociona. João Cabral de Melo Neto arranca beleza do solo árido do sertão. ?
comentários(0)comente



Lucas.Kryzozun 29/10/2024

Grande clássico
Um grande clássico da literatura brasileira. Acredito que todas as pessoas que, em certa medida da vida, já ouviram falar dos Severinos. Provavelmente recortes, não o todo. Eu necessitava entrar no todo e, quando achei este livro na biblioteca da escola, sem pestanejar, o peguei.

Foi uma leitura rápida e muito forte. Aquém de Morte e Vida Severina, que vou dispensar comentários, apenas ressaltar que é grandioso em todos os sentidos, me deparei com ?O Rio?. Que grande encontro tive com esse poema. O Rio que narra sua trajetória, não apenas como água que corre, mas como água que corre junto a todos os pormenores da vida. Há quem passa e se junta, há quem passa? humanos ou rios, a vida é dotada de um emaranhado de poesia, por hora tristes. E por horas vida.
comentários(0)comente



La.izz 20/10/2024

Levo pra vida
Severino e tantos outros.
É um presente pra literatura brasileira e mundial, envolvente e emocionante. Parecem histórias contadas oralmente pelos meus avós .
comentários(0)comente



Gi Santos 15/10/2024

É um livro curtinho, mas tão gostoso de ler. É escrito em forma de poemas e os versos são tão bem construídos que realmente narram uma história e os acontecimentos da vida do personagem, lugares por onde ele passa, pessoas que conhece, trabalhos que realiza, tudo isso ambientado no sertão, de forma muito descritiva e poética.
comentários(0)comente



Quéren 13/10/2024

Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, é uma obra em forma de poema que narra a história de Severino, um trabalhador rural nordestino que enfrenta a seca e a miséria. Através de uma linguagem rica e marcante, o autor retrata a luta pela sobrevivência e a dura realidade da vida no sertão.
comentários(0)comente



Books by Kalil 09/10/2024

Eu gostei.
É um livro curto, foi uma leitura rapida ate , gostei bastante das analogias que o autor faz durante a história, élivro com bastante crítica social sobre o sertão. É um livro bem interessante, indico.
comentários(0)comente



isabela1236 08/10/2024

N peguei muito porem acredito q foi genial
Conceiçao poderia ter comentado mais sobre o livro, achei meio tudo corrido so lembro de irmao das almas ave balas ciganas mortes e romarias
comentários(0)comente



Ceci02 07/10/2024

Relendo um clássico...
Li esse livro na época da escola, e hoje relendo, com mair maturidade pude ver coisas que não tinha percebido antes.

"Morte e vida Severina" é um texto dramático clássico, e que traz a tona muitas questões relativas a seca, o sertão e os retirantes devido as dificuldades da vida no campo num período de seca. Uma obra política, que apesar de ter sido escrita a muitos anos reflete muitas questões históricas que ainda se fazem presente nos dias atuais.

Vale a pena conferir!
comentários(0)comente



Bia Mitsuiki 06/10/2024

É um retrato bem cru da realidade do sertão e traz uma crítica social forte.

Mas, pra ser sincera, a leitura não fluiu muito bem pra mim. A linguagem é poética, bem elaborada, mas às vezes difícil de acompanhar. Apesar de ser uma obra cheia de simbolismo e que tem sua importância, ela não me prendeu tanto quanto eu esperava.
comentários(0)comente



Gabby 06/10/2024

A morte antes da vida.
?A morte severina: de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte de fome um pouco por dia.?

No título a palavra ?morte? antes da palavra ?vida? nos mostra que é mais fácil morrer do que viver na miséria em que ele vivia.

Diferente de todos os livros com tema similar que já li antes, ?Morte e Vida Severina? pra mim foi algo realmente impactante.

Alguns relatam que a linguagem torna o livro difícil de ser entendido, pra mim foi o completo oposto. Entendi cada palavra e as li como na velocidade do rio abundante do recife.

Não há nada igual a crítica desse livro e como essa crítica foi arquitetada. Por isso me vejo na obrigação de dar 5 estrelas.

João Cabral notou uma comunidade nunca antes percebida, descobriu a miséria apesar de muitos tentar escondê-la. Mostrou e continua mostrando a verdade aos cegos que podem mas não querem enxergar.

Esse Cabral sim merece o título de descobridor do Brasil.



Dica: se n entendeu o livro muito bem vale a pena dar uma olhadinha na peça teatral.
comentários(0)comente



sacerda 06/10/2024

[...] E se somos Severinos
iguais em tudo e na vida,
morremos de morte igual
mesma morte Severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia,
de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida.
comentários(0)comente



622 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR