Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto




Resenhas - Morte e Vida Severina


622 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Júlia. 21/04/2023

Vida severina
Esse livro contém um aglomerado de poemas. Confesso que os meus favoritos foram o que carrega o nome do livro (Morte e vida Severina) e "O Rio".
É fascinante ler sobre uma realidade tão atual em um livro já antigo, que continua descrevendo com precisão detalhes políticos, culturais e regionais mesmo depois de tanto tempo. Uso "fascinante", pra mostrar que a obra é, de fato, memorável e fundamental, mas a palavra que mais se adequa é triste. Ou revoltante.
O poema Morte e Vida Severina, no entanto, termina com esperança e, mesmo depois de toda a tragédia, seca e desumanização retratadas, o leitor ainda almeja e admira a vida, "mesmo sendo essa uma vida severina."
Os poemas são geniais e têm um jeito único de serem escritos, acredito que os reconheceria em qualquer contexto, não só pela estética, mas também pelo forte tema que eles carregam.
comentários(0)comente



Carolina Del Puppo 25/04/2023

É delicioso, li em um só dia, não que seja fácil, principalmente porque pessoalmente tenho extrema dificuldade em ler poesia, mas é um clássico que merece a reputação que tem
comentários(0)comente



manuppx 27/04/2023

Marcante
Eu gostei muito do livro, ele é facinho e pequeno de ler, muito intenso e alguns pontos são tristes, li ele para fazer uma prova, espero ter tirado uma nota boa
comentários(0)comente



mari 28/04/2023

Uma leitura diferente do meu habitual (já que não sou chegada a poesias), mas que incrívelmente gostei
obrigada bruna!
comentários(0)comente



Bárbara 28/04/2023

Outro trabalho de colégio kkkkk.
Não achei chato, é interessante o conceito do livro, só que bem formal (normal, pelo fato de ser antigo e poesia).
comentários(0)comente



Emanuele47 03/05/2023

Mais um de vestibular
Muito melhor do q eu achei. Aproveitei a leitura mas não entendi algumas partes. Esperando ansiosa para a aula desse livro.
comentários(0)comente



leticia2513 06/05/2023

?
Morte e vida severina, obra de João Cabral de Melo Neto, narra a trajetória de Severino, retirante nordestino, que, sozinho, vai em direção à Zona da Mata, na tentativa de encontrar trabalho regular, de maneira a dar sentido à sua vida.
Sinceramente o único poema q salva é esse, pq os outros são uma merda ?
comentários(0)comente



asabrxna 08/05/2023

Apesar de ser um livro clássico achei fácil de ler, em alguns pontos acaba ficando meio confuso e sem pé nem cabeça mas com um pouco mais de atenção tudo é bem compreendido depois. foi uma leitura bem tranquila, eu gostei bastante.
comentários(0)comente



Jéssica 09/05/2023

O livro é legal, mas claramente nao é feito pra mim ... ainda nao sei porque tendo ler poesia definitivamente nao gosto do genero
comentários(0)comente



Maria Martini 12/05/2023

Não sou fã de poesias
Estou me esforçando pra ler clássicos, livros aclamados e etc
Morte e vida severina, comecei a ler o livro, que erro, o primeiro poema era insuportável? logo pulei pro meu objetivo e melhorou bastante, ufa.
Poema escrito de uma forma gostosa que flui, você consegue entender a história sem dificuldade, gostei.
comentários(0)comente



mari:) 15/05/2023

Confuso
Realmente parece mto bom e é profundo, mas eu ainda não tenho maturidade o suficiente para entender esse tipo de poesia
comentários(0)comente



Lóren 15/05/2023

Não tem jeito? dentre todos os poemas desse livro o mais bonito é o que leva seu nome. Morte e vida Severina tem tudo que se espera e até mais.
O livro é muito bom, recomendo a todos
comentários(0)comente



Meropa 18/05/2023

Me surpreendi bastante com esse livro, normalmente não gosto de poemas, mas amei esse. Com certeza todos os brasileiros deveriam ler. Recomendo.
comentários(0)comente



Jana 19/05/2023

O poema que dá título ao livro foi o único que fez sentido para mim, pois como nordestina e interessada na minha própria cultura esse tema me toca pessoalmente. Os outros falavam de pessoas e contextos que não me despertaram nada. Foi meu primeiro livro do autor e pretendo conhecer mais sua obra. Gosto de poesia, mas só faz sentido quando toca em algum ponto dentro de mim.
comentários(0)comente



lucaismaia 21/05/2023

Intenso o papel da morte sobre a vida, ínfima diante da que não temos para aonde fugir. a morte impera sobre a vida na vida dos retirantes (e tantos outros pobres e marginalizados no mundo). viver, para essa gente, é uma condição de sobrevivência, "seguindo o próprio enterro" e com o "cemitério à sua espera". primeiro a morte, depois, se há um depois, a vida, pouca no sertão e nas vidas de tantos severinos, uma ordem triste e inconsolável.

morte e vida severina me magnetizou. leiam!
comentários(0)comente



622 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR