Aline ig @escape.abacharel 19/02/2021
"Morte e Vida Severina e Outros Poemas em Voz Alta" é uma coletânea de poemas do autor João Cabral de Melo Neto. Os 10 poemas presentes nesse livro são:
Velório de um Comendador
O Relógio
"Generaciones y semblanzas"
O Motorneiro de Caxangá
Sevilha
Jogos Frutais
Congresso no Polígono das Secas
Festa na Casa-Grande
Morte e Vida Severina (1954-55)
O Rio (1953)
Destes, o mais famoso sem dúvida é Morte e Vida Severina e por isso é esse o nome do livro... rs
Morte e Vida Severina é de uma sensibilidade tão grande que se tornou o meu favorito dentre todos os poemas. O universo poético de João Cabral de Melo Neto tem, em geral, uma mesma temática, que é o nordeste e sua região, os retirantes nordestinos, os engenhos, as usinas... Paraíba... Pernambuco, que é a terra natal do autor.
Fugindo um pouco desse tema, o poema Sevilha tem como base o tempo que o autor viveu na Espanha, portanto, fazendo várias referências culturais à Espanha nos seus poemas, referenciando também as paisagens espanholas, as pessoas e os seus costumes. Para quem não sabe, o autor morou em países como Espanha, Inglaterra, Senegal, Equador e Honduras.
Outro poema que achei bem diferente foi “Jogos Frutais”, que é um poema que, digamos, eu não imaginava ser a temática do autor. Esse poema representa surpreende pela sua forte sensualidade e representação erótica da mulher.
O Relógio foi um dos poemas que mais me identifiquei, pois o tempo é sempre algo que me ‘enjaula’.
"Tais gaiolas vão penduradas nos muros;
outras vezes, mais privadas,
vão num bolso, num dos pulsos."
São poesias bem elaboradas e tocantes! Um livro que vale a pena ser lido! Recomendo demais!