Caio772 15/08/2024
O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é o primeiro livro publicado da série As Crônicas de Nárnia, escrita por C.S. Lewis. A história é ambientada durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e acompanha quatro irmãos ? Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo ? que são enviados por seus pais para a casa de um velho professor no interior do país, a fim de se manterem seguros durante o conflito.
Na casa do professor, em busca de entretenimento, a mais nova, Lúcia, encontra um velho guarda-roupa cheio de casacos. Ao entrar nele, ela descobre que esse móvel é um portal para a terra de Nárnia. Quando Lúcia retorna, os outros irmãos não acreditam em sua história, especialmente Edmundo. No entanto, pouco tempo depois, Edmundo também é transportado para Nárnia por acidente e, lá, acaba tomando decisões equivocadas. Eventualmente, todos os irmãos são levados a Nárnia, onde descobrem que sua chegada já havia sido profetizada. Eles desempenham um papel crucial em uma antiga profecia que envolve quatro irmãos, um leão, e uma feiticeira, cujo resultado decidirá o futuro de Nárnia.
Escrita como uma fantasia infantil dedicada à sua sobrinha Lucy Barfield, a obra de Lewis traz lições que vão além da infância, alcançando leitores de todas as idades. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa aborda temas como lealdade, o perigo da arrogância, o valor do sacrifício em prol de um bem maior, coragem e pureza. O livro serve como um lembrete poderoso de que, embora uma obra seja rotulada como "infantil", isso não diminui sua importância ou profundidade. O verdadeiro valor de uma história está nas lições que ela transmite e no impacto que pode ter na vida de seus leitores.