O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë




Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes


9354 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Gabriela Santana 05/11/2024

Intenso/arrebatador
Li pela tradução da escritora Raquel de Queiroz, mas demorei para acostumar com o rebuscamento das palavras (talvez pela publicação da versão brasileira ter sido em 1947), então recorri ao e-book e ler pela edição, mais contemporânea, da Antofágica. Depois da aparição do fantasma da Catherine criança, fluiu mais e consegui me envolver na trama, voltei ao livro.
A descrição do ambiente conflui com os sentimentos: há uma beleza, mas ela é hostil, melancólica, pesarosa...
Não há espaço para alegria aqui, é uma escrita sufocante, não tem respiro entre uma tragédia e outra. Isso me fez refletir como seria deixar nossa natureza humana governar o coração, e como é difícil encontrar paz sem perdão e reconciliação. Tem ressentimento e vingança, todos se afastam da possibilidade de redenção e misericórdia... é como se a vida deles, principalmente do Heathcliff, simboliza uma existência sem a luz da Graça Divina, sugerindo que a verdadeira liberdade só pode ser encontrada através do amor que perdoa.
Estava na dúvida se estava gostando ou não do livro porque ele é tão diferente dos romances típicos, os personagens nada cativantes (não dá para gostar ou defender ninguém)... Meu parâmetro foi a obsessão que criei pela leitura, fui trabalhar e em 2h de viagem de ônibus, devorei 80 páginas e nem vi! Entendi que amei!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Juliana.Matos 05/11/2024

Para sempre o meu livro favorito. Tão intenso e perfeito. Reler ele é encontrar a satisfação toda vez
FLEMIMN 05/11/2024minha estante
Esse livro é perfeito!




Sara277 05/11/2024

Não sei muito o que sentir sobre esse livro. Ao longo da leitura tive sentimentos de ódio, angústia, raiva (e põe raiva nisso, pq ô povo amargo que só maltrata a si e aos outros) e de empatia, compreensão, pq você vê que no fundo foi tudo sobre o amor, eles só queriam amar e ser amados, seja por seus pais, seja pelo lado romântico. Essa foi uma leitura MUITO diferente de tudo que já li, é um livro bem peculiar, eu diria. A linguagem no começo é um pouco difícil, porém depois a gente se adapta. Enfim, acho que valeu a leitura, foi uma experiência diferente, mas boa, meu primeiro contato com clássicos!
comentários(0)comente



GiC1 04/11/2024

Terapia coletiva, please !
O Morro dos Ventos Uivantes é um livro que provoca ódio, ranço, tédio, fascinação e amor ao mesmo tempo.

Retratando a história de (tentativa de) amor de duas gerações, trata-se de um livro enriquecedor, pois foge do comum quando se pensa em livros clássicos de romance.

O que mais me cativou foi a personalidade sombria de cada personagem. Sendo todos cruéis para com o outro e ao mesmo sofrendo suas mazelas e lidando com suas frustrações.

A linguagem, apesar de difícil no início, é extremamente favorável ao vocabulário.

P.S.: Uma salva de palmas para a Ellen, uma tia fofoqueira de primeira, rs.
comentários(0)comente



DanielMenon 04/11/2024

Um clássico é um clássico!
Estou estupefato! Uma história muito mais do que envolvente, e com muitas reviravoltas!
De início, pensei que seria uma leitura penosa e demorada. Mas eu estava plenamente enganado! Apesar da linguagem ser um pouco mais antiga, isso não impediu de eu devorar o livro. Ao final de cada capítulo, não via a hora de começar o próximo!
Lembro que foi na escola que ouvi falar nessa obra prima, mas somente esse ano resolvi por ler. Me arrependo de não ter lido antes!
Nada obstante, essa versão feita pelo Clube de Literatura Clássica é fenomenal, linda demais!
Por ora, sem mais.

Imbituva, 04 de novembro de 2024
comentários(0)comente



chrissie 04/11/2024

Meu preferido
Como vou começar minhas resenhas do zero, preciso falar do meu preferido.

O Morro dos Ventos Uivantes é pra mim como uma cicatriz de uma brincadeira da infância que gerou um acidente que mais tarde virou uma lembrança. Doloroso, mas gostoso.
Eu encontrei esse livro em uma versão de capa vermelha com escritas prateadas no meio de outros livros da casa onde minha avó trabalhava, a dona, uma senhora professora de letras, tinha essa estante que eu adorava olhar toda vez sem tocar. Tinha nove anos quando conheci Catherine e Heathcliff, e dez quando tomei coragem de folhear esse romance.

O amor é trágico. Eu queria saber descrever a sensação da leitura através dos anos, mas só posso dizer que eu mudei infinitas vezes toda vez que releio.
Comecei sentindo pena de Heathcliff. Sempre estive no lugar dele. Sempre o entreguei todo meu amor e piedade, eu sabia o que ele sentia. A pouco tempo atrás, eu me tornei mais Catherine que Heathcliff. Eu também a entendo.
É amedrontador o fim de um amor que não acaba, ele perdura, como fantasmas.

Esse romance é sobre fantasmas, duas almas que se pertenceram e se separaram ainda existindo uma na outra e mesmo depois da vida, se encontraram.
Todo o resto contido no meio, é confete. Mas eu sou apaixonada por cada descrição da mansão, o morro é minha casa, o campo de pedras e as árvores que uivam, eu sinto o cheiro de tudo. Os rostos de todos eles. Hareton, meu protegido, Nelly, Edgar. É como fazer parte, me sinto pertencente. Quando se lê tantas vezes o mesmo livro, além de, obviamente, decorar falas e passagens, você percebe frases que não seriam importantes ou impactantes, se não tivesse lido pela trigésima vez.
Eu sou Heathcliff. Sim, é tão conhecida.
Mas e esta? ?Todos os pecadores seriam infelizes no céu.?
Eu facilmente recitaria a maldição que Heathcliff rogou ao vento no leito de Catherine, eu facilmente diria as mesmas palavras cruéis e impregnadas de dor e amor, mas também não viveria sem a minha alma.
?Posso perdoar minha assassina, mas a sua, como poderia??
O amor corrompe. Se torna vil. E essa é a verdade tão bem escrita no maior romance de todos os tempos.
Morro dos Ventos Uivantes é uma obra que compõe outras e outras e se repete mas nunca deixa de ser o que é. Única. Nenhum autor, ninguém pode transcrever tanto.
Um dia, romantizei uma história muito parecida, a minha, até porque, dizem que leitores costumam fazer isso mesmo, ainda tenho pra mim meu próprio Heathcliff, pra sempre. É óbvio o fim.

Este é mais um suspiro sobre o amor que tenho por esse livro, não se apegue. Mas insisto que leia, repetidas vezes se necessário, para entender o que estou dizendo.
comentários(0)comente



Josefa.Bezerra 03/11/2024

O morro dos ventos uivantes
Um ótimo livro para quem gosta de leitura clássica.
O morro dos ventos uivantes retrata a história da família Earnshaw e da família Linton.
O morro dos ventos uivantes começa sua trama com a chegada de uma criança, adotada, na família Earnshaw, família residente no morro dos ventos uivantes.
Com a chegada da criança, notasse a insatisfação dos moradores da casa, que por apresentar a pele negra, as pessoas da casa não sabiam se o tratariam como um criado ou de fato como morador digno do mesmo respeito, que era dado ao filhos e ao chefe da casa o Senhor Earnshaw. O proprietário da casa encontrou o garoto com o nome de Heacthcliff perdido nas ruas da cidade e o levou para casa. Tratou a criança como filho, mas esse tratamento despertou o ciúme e a inveja de seu filho Hedley. Entre Heacthcliff e Hedley começou a existir uma rivalidade e ódio.
Heacthcliff era malicioso, cruel, perverso e ambicioso.
Catherine sua irmã adotiva, que tinha algumas características semelhantes a de Heacthcliff acabou se apaixonando pelo jovem, isso na adolescência. Mas como o rapaz não tinha posses, acabou se casando com o jovem Linton.
No decorrer da história, observa-se um amor doentio, repleto de sentimento de vingança, um
amor enlouquecedor, cheio de mágoas e obsessão.
O livro tem uma narrativa que prende o leitor por seus acontecimentos inesperados, o que fascina o leitor a persistir no enredo.
O morro dos ventos uivantes foi escrito por Emily Bronte e foi o único romance da escritora.
comentários(0)comente



Clara 03/11/2024

Incômodo
A trama criada por Emily é bem contada, espetacular e, ao mesmo tempo, incômoda. A história em si não me pegou durante grande parte do livro, porque me angustiava e creio que esse era o objetivo da Emily mesmo.
Gostei muito do final, que agradou às minhas expectativas.
comentários(0)comente



maltchik. 03/11/2024

30 clássicos para ler antes dos 30. Clássico #1
Um intenso e divertido - Casos de família - entre amor e trevas.

Comecei esse livro sem ser avisado de que ele seria de comédia. Se não era essa a intenção da autora, peço desculpas, mas foi o que pareceu.
Os personagens são caricatos e alguns tão melodramáticos (o que percebo em alguns clássicos: como é facil se apaixonar, como é facil sofrer... né?)que não consegui manter a suspensão da descrença.
Todos meio perturbados, que mal conseguem despertar empatia, consequentemente, muitas falas e ações que talvez fossem para impactar de uma forma diferente, conseguiram me tirar boas gargalhadas. Será um desvio de caráter meu? Quem sabe kkk

O que  falar também das incessantes conveniências para os objetivos de um certo personagem? Td culmina para que seus planos deem certo, impressionante!

Enfim, mas pra quem gosta de literatura gótica e fofoca , esse livro é um prato cheio. Não é ruim, bem longe disso, mas tb não é uma maravilha e perfeito como muitos dizem.
olivversion 03/11/2024minha estante
Ótima resenha, agora escuta a música da Kate Bush, é muito boa.


Gisele638 03/11/2024minha estante
Eu tbm ri horrores, mas amei e dei 5 estrelas ?


Daniela.Laiz 03/11/2024minha estante
Nunca me torturaria para ler esse livro fofoca? Intriga? Kawabata faz melhor


love.poem 03/11/2024minha estante
Eu também sou assinante da CLC ??


Valeria.Lamas 03/11/2024minha estante
Minha impressão ta sendo mto parecido com a sua. Estou no finalzinho. Gosto bem mais de Jane Eyre, nao sei se ja leu. Ainda nao li a Inquilina de Wildfell Hall pra saber qual vou achar o melhor entre os mais conhecidos das tres irmas heheh


Joranny.Gomes 03/11/2024minha estante
?? Eu tbm costumo rir de situações erradas. Esse livro é mais a história de um cara que em vez de aproveitar a vida depois de ficar adulto e enriquecer...Não! Volta pro bairro de infância pra se vingar pq o playboyzinho jogou mingau no terno dele quando eles tinham 12 anos. ?? Heafcliff é a prova de que se deve deixar o rancor pra trás e seguir em frente. Mas sem sua obsseção não haveria enredo né. O livro é um marco e clássico porque é a história violenta da vida privada, numa Inglaterra vitoriana que se queria muito católica e civilizada. O mordomo prende as crianças num porão escuro ao mesmo tempo que lê a Bíblia. Mas enfim, no mais é muita fofoca e casos de família mesmo.


maltchik. 04/11/2024minha estante
Oliv, escutei e n gostei muito kkk


maltchik. 04/11/2024minha estante
Gisele, se eu tivesse começado o livro com a expectativa de dar risada, seria 5 estrelas tb kk


maltchik. 04/11/2024minha estante
Daniela, n conheço esse ainda


maltchik. 04/11/2024minha estante
love.poem, por enquanto assino só o mensal, quem sabe um dia consiga assinar o Mecenas ?


maltchik. 04/11/2024minha estante
Joranny, na época deve ter sido bem escandaloso, mas paciência né, tô lendo ele em 2024 e só consegui rir mesmo kk


maltchik. 04/11/2024minha estante
Valéria, ainda n li, mas está na lista pro ano que vem


olivversion 04/11/2024minha estante
@maltchik. kkkk ?


maltchik. 04/11/2024minha estante
Música estranha demais haha


Joranny.Gomes 04/11/2024minha estante
Escuta a versão do Angra ?


Joranny.Gomes 04/11/2024minha estante
Vai gostar da música à força sim ??


maltchik. 04/11/2024minha estante
Essa versão do Angra ainda n ouvi ?




Fernanda.Mosquera 03/11/2024

O morro dos ventos uivantes
Um clássico, palavras muito formais o que dificulta a leitura, não faz o meu estilo de livro mas entendo o motivo de gostarem
comentários(0)comente



Emanuel Xampy Fontinhas 03/11/2024

Brontë, Emily: O morro dos ventos uivantes
Uma história bruta e brutal, onde todos os personagens tomam as piores decisões e mostram o pior de si, ou seja, demasiadamente humanos o tempo todo, não é à toa que muitos deles vejam e sejam fantasmas, para si mesmos e para os outros. Criando um mundo paralelo confinado entre as terras que contemplam o Morro dos Ventos Uivantes e a Granja da Cruz dos Tordos, que são lugares, ao mesmo tempo, antagônicos e complementares, a autora fascina com a dureza e a falta de concessão de sua escrita e de seus personagens. Valeu cada linha!
comentários(0)comente



Lis literária 03/11/2024

Amor ou ódio?
O que você faria se visse o seu pai chegando em casa com uma criança no colo e dizendo que aquele é seu mais novo irmão?
Pois é..

Andando pelas ruas, um senhor encontra uma criança de 7 anos toda suja e passando fome. Esse senhor de bom coração, sensibilizou-se com o estado do menino e resolveu levá-lo para ser criado como um de seus filhos. Dando-lhe um lar, com comida, com roupas limpas e quentinhas, além do amor e carinho de um pai.

Assim que o senhor Earnshaw chegou em sua casa com o menino no colo, a sua filha caçula, Catherine, amou a ideia. Já o seu irmão Hindley..

Heathcliff cresceu e teve a mesma educação dos seus irmãos. Ele e Catherine, eram como carne e unha. Viviam grudados. Já Hindley o irmão mais velho o detestava. E sempre arrumava briga com ele.

Quando o velho Earnshaw veio a falecer, Heathcliff viu a sua vida mudar completamente.

Essa é uma história com uma atmosfera sombria, onde somos levados a conhecer o ódio, a vingança, ciúmes e até mesmo a crueldade em nome de um amor não correspondido.

Super indico. Pois depois de meses que eu li, continuo impactada, trata-se de um clássico marcante. Inesquecível!!

site: https://www.instagram.com/lisliteraria/
comentários(0)comente



Mrs. B 03/11/2024

Muito além de uma história de amor
O Morro dos Ventos Uivantes é com certeza, oficialmente, um dos melhores livros q já li.
A ambientação icônica, as personagens, cada uma com sua personalidade única, tão humanos, tão cheios de defeitos, tão intrigantes. Fazem vc sentir raiva, compaixão, repulsa e identificação.
O misto de tópicos sociais abordados, q de forma alguma se tornaram obsoletos para discussão de 1847 até os dias atuais, o misto de sentimentos q se passam na história e q a transcendem. Todas essas características transformam essa obra em algo arrebatador.
Emily Brontë foi com toda a certeza um ícone não apenas de sua geração, mas de forma atemporal. Sua escrita sombria, descritiva, realista, crítica e ao mesmo tempo encantadora, tornam a leitura viciante e marcante, não é atoa q se tornou um grande clássico globalmente reconhecido.
comentários(0)comente



ð±ð¶ððâ¯'ð ð²ð¾ð»â¯ â¡ 03/11/2024

Confuso porém bom
Na verdade,o livro em si não é confuso
eu que sou burra e no começo não entendi muito bem as coisas
mas quando eu comecei a entender o livro passou a ser incrível
ele não é TÃAAAO clichê e agitado como os livros que geralmente leio,mas ele é muito bom e tranquilo
comentários(0)comente



9354 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR