Poeta chileno

Poeta chileno Alejandro Zambra




Resenhas - Poeta chileno


82 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


rosinha 13/02/2023

Chile, o país dos poemas
Esse livro começa com Gonzalo representando a vida adolescente em seu grande temor, passando assim, à vida endireitando seus caminhos junto àquela com que, sem querer, descobre um amor que não sabia ter. O amor da família. O amor puro e solidário com gostinho de ração de gato. Espero um dia sentir isso, mesmo que aconteça as mesmas desavenças, sendo ela mais tênues ou intensas que essas contadas nesse grande poema, mas quero senti-las, sofre-las, amá-las.
Acredito que qualquer um que consiga enxergar a vida (ou não) como um poeta mequetrefe ou renomado irá canalizar tudo de bom que há aqui.
comentários(0)comente



May 06/03/2023

?una poeta chilena que no es [?] chilena?
Poético, intimista, real, personagens verossímeis, sentimentos muito relacionáveis, escrita com ritmo gostoso, cultural, genial, latino. Ler as duas últimas partes em espanhol foi um bônus.

?[?] Eligió perderse y lo consiguió. Le gustó perderse, lo pasó la raja perdiéndose. Consiguió perderse, triunfó. Consiguió abandonar, triunfó. Consiguió olvidar, triunfó.?

Escolhi esse livro por ser latino-americano, na tentativa de variar o repertório de autores norte-americanos e europeus.
Foi indicação do Vá Ler Um Livro, no YouTube. Sem querer, li uma sinopse do Alejandro Zambra e pensei ser Poeta Chileno, mas me enganei. Que bom. Foi o melhor presente que ganhei e uma retomada genial pra literatura na minha vida.
comentários(0)comente



Laura 18/11/2024

Alejandro zambra x milan kundera
Gostei muito da escrita do alejandro, o narrador é muito ironico e metalinguistico e eu acho isso muito engracado e divertido de ler. A escrita e a forma que foi narrado me lembrou ?a insustentavel leveza do ser? apesar de eu nunca ver ninguem comparar essas duas obras. até a forma que os narradores abordam sobre cocô e o ato de defecar. muito engracado. muito cru.
comentários(0)comente



Andrea 24/03/2023

Poetas e laços
Ambientado no Chile, o romance permite conhecer um pouco mais da sociedade chilena pós ditadura em meio ao despertar da poesia em um país onde nomes como Pablo Neruda e Gabriela Mistral tornam o mesmo uma referência no mundo literário.

Tudo dentro de uma família que seria chamada de não tradicional se não fosse o fato de sua composição ser tão comum e numerosa quanto as demais. Tendo aqui como diferencial falar sobre paternidade sobre o olhar do padrasto e não do pai, uma figura que é esquecida até mesmo nos contos de fadas (afinal, é a madrasta que é sempre a vilã).

E não podemos esquecer do amor, afinal são raras as pessoas que não associam o sentimento a poesia. E aqui ele se apresenta de diferentes formas, estilos e dúvidas, afinal, no complexo processo da paixão que vira amor que vira amizade que vira ódio não existe nada que faça gerar mais perguntas que o amor.

Mas ao contrário do que um leitor desavisado possa pensar neste momento, sem nada meloso ou pedante. Pelo contrário, a escrita de Alejandro Zambra tem a mistura certa de ironia, emoção, gargalhadas e vontade de virar mais uma página para acompanhar a vida dos seus personagens.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/03/poeta-chileno.html?m=0
comentários(0)comente



Jadie 05/04/2023

Livro gostoso de ler
A escrita dele é muuuuito fluida, e a história tem dois "eixos" bastante envolventes: a família e a literatura. Me deu vontade de conhecer o Chile
comentários(0)comente



Bela 11/04/2023

Poetas Chilenos
Estava em busca de uma leitura que fosse interessante e emocionante, mas que não fosse triste nem muito complexa e Poeta Chileno se encaixou perfeitamente nessa descrição.
É uma linda história de amor, primeiro entre dois adolescentes, depois entre amigos e familiares. São 3 partes da história, sendo a última a melhor, na minha opinião (nada como um reencontro
comentários(0)comente



Lisi 14/04/2023

Não queria terminar de ler esse livro nunca. Zambra como sempre escrevendo de uma maneira simples e cativante que te faz mergulhar na história e nos personagens.
comentários(0)comente



João Vitor Schulte 18/04/2023

Muito além dos poetas
Encontros, desencontros, reencontros, família, paternidade, amizade, paixões e claro poesia, Zambra consegue em uma escrita fluída e muito bem elaborada misturar tudo isso numa obra de arte única, descrevendo na medida certa, pessoas, lugares, situações e sentimentos de forma ímpar, deixando a sensação que no fim, não deveria acabar. Mas sim, finaliza de forma magnífica como se falando diretamente com o leitor, explicasse seu encerramento.

É daqueles livros que você quer sair indicando para que todo mundo possa conhecer e se deliciar com a história dos poetas chilenos.
comentários(0)comente



mellyna.conde.5 19/04/2023

Um livro para ler entre pausas e respiros. O Poeta Chileno faz jus ao nome, ao mesmo tempo que não dá nenhuma breve pista sobre o que estamos prestes a ler. Denso em seu enredo, mas leve em sua escrita. Uma série da questionamentos que todos nós deveríamos fazer, se já não fizemos antes.
comentários(0)comente



mimperatriz 16/05/2023

Poeta chileno
Como eu ainda não tinha lido Alejandro Zambra? Inexplicável!

Uau, que escrita gostosa, leve, engraçada, emocionante, dinâmica, pulsante. Uau.

Poeta chileno conta um pouco da vida de Gonzalo, Carla, Vicente, Pru e outras figuras que fazem o livro ser a gostosura que é!

Gonzalo é poeta. Um poeta chileno. A história se passa no Chile, em Santiago principalmente, e não vou contar mais nada, porque a surpresa que eu tive com todos os fatos ao longo do livro deu aquele toque de improviso e descoberta que deixou tudo mais incrível - eu não sabia nada sobre a historia quando comprei o livro. Aliás, o encontrei por acaso numa promoção muito boa e, embora eu tivesse ouvido falar de Zambra ou visto a capa do livro em algum lugar, confesso que comprei pelo preço. E ainda bem que comprei!

Na minha opinião, a escrita é o ponto forte. Os personagens são muito bem construídos, a história é ótima, mas a escrita é tão bem estruturada, tão segura, direta, que sim, é o ponto forte. É orgânica, maravilhosamente simples e fluida que parece uma cantora que ao abrir a boca deixa escapar uma voz doce, leve e afinada ou com a bailarina que dança o balé clássico tão lindamente e, principalmente, ?sem esforço algum?. Claro que não sei as dificuldades que Zambra teve ou tem para escrever, mas, se teve ou tem, não deixa aparentar.

Em vários momentos Zambra conversa diretamente com o leitor enquanto trata de assuntos como paternidade, maternidade, reencontros, desencontros, amor, solidão, paixão, descobertas, além de mostrar um pouco mais sobre os poetas e a poesia chilena. A conexão com as personagens foi muito forte e terminei a leitura muito emocionada, ainda que tenha dado muitas risadas ao longo do livro.

Li que Zambra não gosta de dar entrevistas, que vive na Cidade do Mexico e que escreveu outros livros sucessos de crítica - como o Bonsai - que já estão na minha lista.

Valeu muito essa leitura!
comentários(0)comente



Camila 04/06/2023

Que livro delicioso de ser devorado!
Uma história leve e real, com importantes referências da poesia chilena. Até Lispector foi brevemente citada, entre outros escritores mundiais.
Gonzalo, o poeta chileno, tem sua adolescência e vida adulta narradas neste romance atual.
Carla, sua eterna namorada, divide com ele suas primeiras experiências amorosas, o relacionamento com alguém e o amadurecimento dos dois.
E Vicente, seu enteado menino, desconfiado e obstinado. Curioso e quieto. Gonzalo sente e quer esta aproximação, que vai além de livros e gatos.
O livro é sobre relacionamento, amadurecimento e poesia. Escrito com humor e com sentimento, verdadeiramente nos leva a rir, chorar e viajar pelo Chile.
comentários(0)comente



Debora 16/06/2023

O que quero dizer
Acabei de acabar esta leitura e não quero descrever o que li. O que quero dizer, apenas, é que termino com o coração quentinho. É que senti amor e ternura muitas vezes. Quis abraçar estes protagonistas poetas chilenos. É que eu, que não leio poesia, quase quis ler por causa do livro.
Zambra é genial - ou o foi neste livro...
comentários(0)comente



lebaptista 04/07/2023

Tomara que não se percam de vista
Porque eu jamais perderei o que senti lendo cada trecho desse livro. como uma grande apaixonada pela literatura do cotidiano profundo, fiquei absolutamente encantada com Alejandro Zambra.

uma história sem grandes preceitos, reviravoltas - só a subjetividade dos personagens muito bem exploradas, num ambiente poético.

gostaria de ter visto mais de Gonzalo, de Carla, de Vicente - talvez menos de Pru. mas é só a sensação de que 432 não foram suficientes.

grata por ter encontrado esse livro no caminho.
comentários(0)comente



paula_ti_na_mente 07/07/2023

Maravilhoso
Todo narrado em terceira pessoa (que não sabemos quem é) esse livro conta a história de Gonzalo, Carla e Vicente, mas sobretudo a história de Gonzalo e Vincente, poetas chilenos.
Fala-se muito de poesia e literatura durante as páginas e também de diversas comidas chilenas que eu não conhecia. Eu me diverti e sorri muito com Vicente, com a inocência e originalidade de suas frases. Amei tanto esse livro. Vou partir para outros do mesmo escritor.
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6