Poeta chileno

Poeta chileno Alejandro Zambra




Resenhas - Poeta chileno


82 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


alinevianadp 12/02/2024

Um dos livros mais gostosos que já li!
Que leitura gostosa; seguramente, um dos livros mais gostosos que eu já li!! Mas falar apenas isso poderia levar a crer que se trata de um livro ?água-com-açúcar?, o que não corresponde à realidade. Não é, também, um livro pesado. É um romance que em suas 428 páginas traz muito sobre família, amor, relacionamentos, literatura e também sobre a história do Chile. Uma tradução cuidadosíssima (como sempre é de se esperar da Companhia das Letras) e um enredo que nos traga ao mesmo tempo em que somos nós que o devoramos! Recomendo para adultos de qualquer gênero e idade!
comentários(0)comente



carolpassosgonn 11/02/2024

Que felicidade ter cruzado com Gonzalo e Vicente
Muitos podem ler Poeta Chileno para saber mais sobre a literatura do Chile, mas o que me interessou neste livro foi a relação padrasto e enteado desses dois personagens tão cativantes. Incrível ver como certas pessoas influenciam a nossa vida.
comentários(0)comente



Leila 06/02/2024

Ler é a atividade perfeita para quem se espera.
Não me lembro da última vez que li um livro que se assemelha a este. Poeta Chileno é escrito com um esmero incrível, os personagens são muito bem desenhados, e todos são extremamente carismáticos, inclusive aqueles que são feitos para que nós desprezamos.
As ações dos personagens são tão críveis quanto as motivações, lógico que há algo aqui e ali que fogem da realidade, mas de uma maneira que fazem um giro de 180 graus e se tornam reais novamente.
De longe o personagem mais carismático é o narador, que de riso em riso vai te desarmando que quando você se da conta, você virou anfitrião a uma tristeza descomedida.
É muito, mas muito engraçado, uma grande dramédia irresistivel.
O final é feito de uma maneira que te pega de surpresa, e é feito de um jeito que poderia até ser considerado preguiçoso, mas tem uma maestria que se torna fresco e impactante.
comentários(0)comente



Vitoria293 28/01/2024

Apaixonada
Estou encantada com esse livro!
Remete durante a leitura o quanto estamos propícios a magoar alguém que amamos! E sem saber se realmente é algo recíproco.
Uma leitura super leve, e que me fez apegar muito pelo os personagens
Não esperava por esse final, me deixou muito reflexiva sobre tudo, me fez rememorar cada momento e história dos personagens do livros.
Mas enfim! Eu amei
comentários(0)comente



nxcecvx 23/01/2024

Prosa poética
Eu detesto pegar um livro e encontrar um autor fazendo tudo o que pode pra ser genial e graças a deus não é o caso desse. Difícil parar de ler, arrisco que impossível não gostar. sensível, bem escrito e divertido. Original, e mais que qualquer outra coisa, prazeroso, uma leitura gostosa!
comentários(0)comente



clara2391 12/01/2024

Terminei de ler e não quero mais sair do universo desse livro, com certeza vou reler algum dia. amei demais
comentários(0)comente



Gabriel.Diniz 10/01/2024

Um dos maiores gratos enganos que já cometi.
Esse livro eu estava ano passado correndo pra terminar de lê-lo para falar sobre ele em 2022.

Comprei esse livro achando ser uma antologia de poemas, e eu estava determinado a devorar mais um livro do meu gênero favorito! Quando dei de cara com um romance, e pior, um romance que me marcaria para sempre.

Simplesmente uma obra de arte, para mim esse entra como uma das obras contemporâneas que merece ser indissolúvel ao tempo.

A mescla harmônica de gêneros textuais onde se ri, se teme, se diverte, se intriga, sente-se o drama profundo, e nada rouba o sabor do outro.

Mesmo com a densidade de todo esse misto de sentimentos e eventos de alguma forma não tiram também a leveza dessa prosa.

Sou suspeito para falar pois sou fascinado pela tradição chilena de fazer nascer poetas, mas acho que todos que tenham amor pela literatura e sua força vão se encantar e se emocionar com esse livro.

Mostra intra e inter textualmente as mudanças literárias e poéticas das gerações chilenas de um jeito encantador. daqueles livros que te leva pela mão porque sabe pra onde está indo.

O livro discute muito o sentimento de desenho de amar e querer ser um poeta e não saber por onde começar, e muito menos se vale a pena arriscar tanto. Senti muito de minha história dentro disso.
comentários(0)comente



Renata1004 03/01/2024

Cativante.
Uma deliciosa leitura! Este livro me foi recomendado e por isso não me preparei nem busquei mais informações, apenas li. Que acerto! É uma história contada com muitos sentimentos e de muitos personagens (o que não tem nada de confuso, a distribuição da história pelos capítulos é perfeita), alguns são mais lentos, mas em sua maioria, ótimos.

Fala sobre uma e mais pessoas, de conexões, paixões, do cotidiano. Da persistência. Da poesia. Do amor. É lindo, não sei nem como melhor descrever. Interessante, também, a realidade sobre o panorama político do Chile (não trata especificamente disso, mas é ambientado num governo de direita, portanto? acho que o livro fala muito de resistência e luta, - poesia como luta).
comentários(0)comente



03/01/2024

Tudo o que promete ser.
Eu estou sem palavras para esse livro.
Uma delicadeza ímpar que me dá até vontade de chorar. Demorei 3 meses para ler esse livro porque eu não queria que acabasse, eu não queria ter que me despedir dessa história.
É visível que o autor é apaixonado pelos personagens que ele cria e que ele sabe EXATAMENTE o que dizer.
Recomendo muito e recomendo ler sem saber muito sobre a história e tendo em mente que nem todas as histórias precisam de 50 reviravoltas para serem inesquecíveis.
Leiam, leiam, leiam!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Supercut09 20/12/2023

Honesto, Brilhante e Fascinante
Perfeito!!! Encerrei as leituras de 2023 com sucesso.

Um livro muito tocante e honesto que relata bem os comportamentos e relacionamentos humanos de um jeito bastante cru, mas que mesmo assim não te deixa desconfortável porque o autor escreve e ambienta a narrativa dentro da história de forma envolvente e magnética.

O que engrandece a narrativa e que esse livro e parecido com uma crônica do cotidiano e acompanhamos o desenvolvimento desses personagens desde os anos 90 até o 2019, então a leitura fica tão saborosa que esquecemos o tempo passar por se parecer muito com uma novela. O que não me surpreende esse ritmo de "novela" porque os livros na América latina no geral são muito descritivos e se assemelham a narrativa folhetinesca de uma novela em si.

Estava planejando terminar esse livro em janeiro, mas eu lia de uma maneira tão frenética que acabei não resistindo e qualquer brecha de tempo que tinha estava com eles nas mãos.
comentários(0)comente



Mille Terra 15/12/2023

O poeta chileno
Ainda não sei ao certo como falar da surpresa maravilhosa que foi esta leitura. Essa imersão ao Chile que o livro traz, o peso cultural nele é enorme e eu fiquei simplesmente encantada! Todas as comidas típicas chilenas, danças, lugares... Só aumentou minha vontade já existente de conhecer o país! E o que falar sobre os poetas? Tanto os poetas poetas como os poetas não tão poetas mas sempre poetas! (Essa frase é confusa mas é a cara do livro). Claramente como já traz no título do livro, ele está totalmente imerso no mundo da poesia. De uma simples família chilena e de como ela começa, como surge o interesse pela poesia e o desejo de se tornar um poeta reconhecido. Medo do fracasso e aprender a lidar com ele. As conversas e relações que já sinto saudades de acompanhar! A escrita direta do autor me intrigou no início mas depois percebi que é uma característica forte dele que certamente marca os seus livros.

"O mundo dos poetas chilenos é um pouco menos estúpido e de todo modo mais genuíno, menos falso que a vida corrente dos que aceitam as regras e baixam a cabeça."

"? Muita gente diz que a poesia é inútil.
? As pessoas têm medo do inútil. Tudo tem que ter um propósito. Elas odeiam o ócio, são apaixonados pelo negócio. Tem medo da solidão. Não sabem ficar sozinhas."
comentários(0)comente



Mylena.Paula 25/11/2023

Uma celebração da poesia chilena e da poesia de um modo geral. Queria uma obra assim sobre poetas brasileirosss(as)
comentários(0)comente



Renan 13/11/2023

Eu não sei nem por onde começar a falar sobre como esse livro foi uma incrível surpresa. Provando que a literatura latinoamericana é a maior do mundo, Poeta Chileno me deixou sem palavras e com lágrimas nos olhos. Unindo o tema da poesia com uma história muito bem contada sobre paternidade afetiva, o livro me fez enxergar melhor diversos sentimentos que eu também sinto e nunca soube nomear. Tenho certeza que o que me deixou mais apaixonado pelo livro foi o fato de eu viver uma relação que em muito se parece com a dos personagens de Zambra. A partir de hoje vou indicar esse livro pra todo mundo e principalmente para os padrastos e enteados que permanecem para sempre.
comentários(0)comente



Alan Sales 28/10/2023

?Gosto muito desse poema, mas não gosto do livro?
Infelizmente, durante a leitura, a intenção do autor em evidenciar as visões de mundo de vários poetas chilenos através da personagem Pru se destaca de forma entediosa. Isso não seria necessariamente um problema, dado o título do livro, se o autor tivesse abordado essa proposta logo de início e de maneira mais envolvente, ao invés de se limitar a uma série de entrevistas aleatórias. O que é realmente notável é como o autor, de forma brilhante, nos apresenta uma família e desenvolve sua dinâmica, mantendo nosso interesse no livro. Personagens tão bem escritos, reais e cativantes temperados com uma contemplação poética. Lindo de se ler e acompanhar, mas quando essa abordagem é deixada de lado em prol das entrevistas, é um pouco decepcionante.
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR