mimperatriz 16/05/2023
Poeta chileno
Como eu ainda não tinha lido Alejandro Zambra? Inexplicável!
Uau, que escrita gostosa, leve, engraçada, emocionante, dinâmica, pulsante. Uau.
Poeta chileno conta um pouco da vida de Gonzalo, Carla, Vicente, Pru e outras figuras que fazem o livro ser a gostosura que é!
Gonzalo é poeta. Um poeta chileno. A história se passa no Chile, em Santiago principalmente, e não vou contar mais nada, porque a surpresa que eu tive com todos os fatos ao longo do livro deu aquele toque de improviso e descoberta que deixou tudo mais incrível - eu não sabia nada sobre a historia quando comprei o livro. Aliás, o encontrei por acaso numa promoção muito boa e, embora eu tivesse ouvido falar de Zambra ou visto a capa do livro em algum lugar, confesso que comprei pelo preço. E ainda bem que comprei!
Na minha opinião, a escrita é o ponto forte. Os personagens são muito bem construídos, a história é ótima, mas a escrita é tão bem estruturada, tão segura, direta, que sim, é o ponto forte. É orgânica, maravilhosamente simples e fluida que parece uma cantora que ao abrir a boca deixa escapar uma voz doce, leve e afinada ou com a bailarina que dança o balé clássico tão lindamente e, principalmente, ?sem esforço algum?. Claro que não sei as dificuldades que Zambra teve ou tem para escrever, mas, se teve ou tem, não deixa aparentar.
Em vários momentos Zambra conversa diretamente com o leitor enquanto trata de assuntos como paternidade, maternidade, reencontros, desencontros, amor, solidão, paixão, descobertas, além de mostrar um pouco mais sobre os poetas e a poesia chilena. A conexão com as personagens foi muito forte e terminei a leitura muito emocionada, ainda que tenha dado muitas risadas ao longo do livro.
Li que Zambra não gosta de dar entrevistas, que vive na Cidade do Mexico e que escreveu outros livros sucessos de crítica - como o Bonsai - que já estão na minha lista.
Valeu muito essa leitura!