spoiler visualizarmaritrbl 05/11/2024
Per aspera ad astra
"Através dos espinhos, a caminho das estrelas"
Primeiro, eu preciso dizer que chega a ser inquietante o quanto o livro é idêntico ao livro a história secreta da donna tart, porém, eu detestei um e amei o outro.
Eu não sei por qual motivo mas provavelmente o que me fez detestar a história secreta e gostar desse foi a tradução horrível e o quão arrastada a história é, aqui em como se fôssemos vilões eu senti que a história caminhou muito rápido, são parecidos sim, inegavelmente mas só mesmo lendo os dois pra perceber que apesar de parecidos ainda se destoam muito e aí vai de cada um qual amar e qual odiar.
Eu achei que a autora soube muito bem amarrar a trama, os personagens e as obras shakespearianas, o livro é muito bem escrito, ele é lindo mesmo, mas não chega a ser pesado e recheado de frases sem sentido apenas para dar um ar intelectual na obra, aqui a escrita é leve e carregada de sentimento. Gostei muito mesmo de como a história caminhou, obviamente já era claro quem era o responsável pelo assassinato mas a antecipação que foi criada foi (para mim) incrível. E por falar na morte do Richard é interessante pensar como você não pode confiar nem mesmo nos seus amigos mais próximos, a escolha de deixar um amigo próximo morrer? A amizade realmente existiu ou era apenas uma conveniência ter a pessoa por perto?
Isso prova que, por mais cativante que sejam os personagens eles ainda carregam uma podridão que você não sabe se odeia ou ama, o lado feio de cada pessoa que fica escondido mas as vezes vem a tona.
Acho que talvez eu gostaria de ver as coisas por outros pontos de vista dos outros personagens mas não foi algo que fez falta também, diferente do Richard da Donna tart que é insuportável, o Oliver é um personagem que pode ser medíocre em sua arte mas é um personagem que você quer acompanhar.
O livro é poético, tudo caminha de forma muito interessante, parecia que eu estava dentro do livro convivendo junto com os personagens, recitando minhas falas e sendo forçada a esconder o segredo junto deles, pra mim a experiência de ler esse livro foi incrível, agora me arrependo de ter devorado ele tão rápido poderia ter saboreado essa história por mais uns dias.
Por fim, gostei de todos os personagens, gostei do desenvolver da drama, gostei de como tudo foi feito porém se posso criticar algo é esse romance descabido do Oliver e da Meredith, pra mim foi um atraso na narrativa, a autora poderia tanto ter explorado o relacionamento do Oliver e do James mas infelizmente isso agora é só um desejo que vou carregar comigo. E por falar em Oliver e James: Eu não aceito esse final! Durante o livro percebemos como eles são próximos e tudo num nível que chega a ser romântico, a forma como o Oliver descreve o James e seus sentimentos conflitantes por ele me fez arfar em diversos momentos, como eu queria apenas que os dois se afogassem nos braços um do outro, o beijo inesperado no final? Apenas para nos dar um gosto de algo que iríamos descobrir mais a frente que nunca aconteceria acabou comigo.
E então o Oliver toma a culpa para si do assassinato do Richard para livrar o James, espera 10 anos preso sai com o único desejo de vê-lo só pra descobrir que a culpa o corroeu a ponto do mesmo se matar? Isso acabou comigo de formas que eu não consigo nem explicar. E por fim, no epílogo, a carta do James que pode ter dado a entender que ele poderia estar vivo e forjado sua morte já que nenhum corpo foi encontrado me deixou completamente maluca, a autora não podia ter terminado o livro assim, eu preciso de repostas!
Brincadeiras a parte, pra mim o final foi perfeito, como citado pelo próprio livro "Porém, é assim que as tragédias como a nossa e Rei Lear partem corações? ao fazer todos acreditarem que os finais ainda podem ser felizes, até o último minuto."
Eu acreditei que realmente aconteceria o reencontro e essa quebra de expectativa foi fantástica! Que livro! Fico muito feliz quando consigo saborear uma leitura tão bem quanto essa, veio no momento certo e me deixou com um gostinho de quero mais, uma vontade de descobrir se no final o Oliver e o James realmente se reencontraram e conseguiram viver aquilo que pareciam tanto ansiar mas por diversos motivos não puderam, bom, pelo jeito nunca saberemos.
Amei!