O Guarani

O Guarani José de Alencar
José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - O Guarani


321 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


eva.varão 13/08/2024

Recomendo
Leitura difícil, como tô clássico, mas depois pega jeito e leitura flui de boa.
O Guarani, de José de Alencar, é um romance que transcende o tempo e se mantém como um dos mais importantes da literatura brasileira. Ambientado no Brasil colonial, a obra narra uma intensa história de amor entre Peri, um índio nobre e protetor, e Cecília, uma jovem branca.
Um amor além das diferenças: A trama se desenvolve em meio a conflitos entre colonizadores e indígenas, explorando temas como a natureza, a identidade nacional e o amor incondicional. A relação entre Peri e Cecília é idealizada e representa um dos pilares do romance, simbolizando a união entre o homem branco e o índio, elementos fundamentais na formação da identidade brasileira..
comentários(0)comente



Catarinozi 23/07/2024

So li pela escola
Livros que eu leio pela escola sempre são sem graça e me decepcionam, e com esse não foi diferente.

Leitura chata, difícil, meio confusa e os personagens não são interessantes. Porém, gostei de ter abordado uma época complicada no Brasil, onde ainda havia o conflito direto entre povos originários e homens brancos.
comentários(0)comente



marcooscaioo 17/07/2024

A luta por uma identidade brasileira
A luta por uma identidade brasileira, nesse primeiro romance de José de Alencar que adentro a leitura, fiquei surpreso pelo apuro de sua escrita. O romance histórico, retrata essas primeiras tentativas de ver o indígena brasileiro de modo positivo, integrando-o na chamada ?civilização? cristã. O querido protagonista, o índio Peri, devoto guerreiro que luta sobre-humanamente pela angelical Cecília (Ceci), filha do personagem histórico D. Antônio de Mariz, respeitado colono português que desbravou o território nacional.

O apinhado estilo descritivo do autor, nos ambienta com uma série de sensações que vão da mata virgem de um Brasil do século XVI à construção de personagens dicotômicos marcados pela moral cristã. O diabólico Italiano, é a figura de maior destaque nesse uso. Além da castida austera da família Mariz. Em meio a toda castidade, existe um quê de erótico nos sentimentos das personagens, um interdito, que se reflete na pomposa admiração ou repulsa dos mesmos.

Reflito sobre a publicação de Alencar num Brasil de 1957, marcado profundamente pelas hierarquias entre as raças (que sobrevivem amargamente em nossa contemporaneidade). Penso que Alencar foi inovador ao buscar incorporar a figura do índio na formação da identidade brasileira, mesmo que sua retratação dos Aimorés seja extremamente problemática, caricatural (como Peri, também é, muitas vezes).

Para terminar, ler o autor cearense foi redescobrir uma literatura que está em qualquer livro didático, que na maior parte do tempo acabamos não dando importância. Literatura velha, linguagem arrastada. Pelo contrário, foi uma baita experiência de maravilhamento, o prazer de ler toda destreza do romance indianista.
comentários(0)comente



Rayssa899 24/06/2024

.
A história em si, nesse formato foi bem legalzinha, não foi algo que me chamou tanta atenção, mas deu p ler, e a escrita tb, era muito leve
comentários(0)comente



abiruleibel 21/06/2024

Leitura obrigatória da escola
Decidi resenhar todos os livros que já li esse ano, começando por o guarani. É um livro bom, principalmente essa versão já que é uma reescrita, gostei da historia apesar de ter um esteriotipo sobre povos indígenas. Li ele para a escola e acho legal trabalhar a literatura brasileira
comentários(0)comente



Eduardo2091 03/06/2024

Não é atoa que esse é um dos principais romances brasileiros!

A cada página que passa você acaba se prendendo mais a história e aos personagens.

Peguei para ler há uns meses porém acabei deixando meio de lado por achar a linguagem muito arcaica e complicada (estava recém voltando ao hábito da leitura). Mas recentemente peguei pra ler de vez e sinceramente, me apaixonei pela história.

O livro já se inicia em uma discussão entre dois personagens(Loredano e Álvarez), o que já me cativou de cara pois a formalidade desse confronto torna tudo espetacular para mim. Não só nesse início mas todas as imparcialidades que os dois e outros personagens tem na narrativa são muito boas e bem construídas.

Quando chega a metade do livro, tudo fica ainda mais intenso e emocionante, com várias reviravoltas, dramas e tensão.

Um livro que faz bastante jus ao que é o Brasil.
comentários(0)comente



Crisfeh 02/06/2024

Confuso
Não sei se foi a edição o que acho muito provável, mas, o livro é bem confuso e corrido.
Não consegui gostar de nenhum personagem, a história em si e minimamente Interresante e em geral é bem elaborada, mas faltou desenvolvimento dos personagens.
Sim, é um livro da primeira geração romântica e ao decorrer do livro percebemos as características dessa escola literária, e se você estiver procurando um livro para estudar essa escola, talvez esse seja uma boa opção.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



AnaJu76 12/05/2024

Li por causa da escola e confesso que achei que não iria gostar nada, por não costumar ler esse tipo de livro, mas até que eu gostei.
Conta a história de Cecília, uma jovem europeia e Peri, um indígena forte e corajoso que faz de tudo para proteger e agrada-la, em meio aos conflitos de suas culturas, ambientado no  período colonial brasileiro, os dois acabam se apaixonando.
Os personagens enfrentam desafios como a oposição de suas famílias, a hostilidade dos colonizadores portugueses, o menosprezo com a pele escura, o desejo de vingança de povos distintos, amores proibidos e a traição de pessoas de confiança. Peri sempre se mostrando disposto a lutar até a morte pela segurança de Cecília.
comentários(0)comente



Bianca 19/04/2024

Com certeza não é meu gênero favorito
Li este livro para fins acadêmicos, para ser mais específico, foi para o estudo da escola literária: romantismo, escola essa que não me agrada.

Então já de se esperar que não fosse do meu agrado, mas entendo a importância dele no tempo em que foi escrito e como ele auxiliou na evolução das escolas literárias brasileiras.
comentários(0)comente



Guilherme.Parada 18/04/2024

Do chão para a prateleira
Encontrei esse livro no barracão do meu avô e como já tinha me interessado pela leitura, li essa obra de José de Alencar, me levando a conhecer a literatura brasileira com o autor defendendo, homenageando e prestigiando os verdadeiros donos do solo Brasileiro: Os índios.
comentários(0)comente



analuukkkjk 14/04/2024

O Guarani
Li por motivos acadêmicos. Apesar de uma linguagem cansativa e sonolenta, a história é bastante intrigante.
comentários(0)comente



Carol 01/04/2024

Até torci pelo casal
Daqueles que a gente tem que ler na época da escola, mas não deveria. Na época da escola eu odiei e agora mesmo com uma escrita que eu não estou acostumada, até me diverti lendo
Muito brasileiro e retrata parte da nossa história
Vale a leitura, mas quando a gente decide ler e não quando somos obrigados
Quando li sem ser por obrigação consegui me conectar e adentrar muito mais na história
Final novelão, mas entreteve
comentários(0)comente



jo.joe 30/03/2024

O Guarani
Um romance aos moldes de folhetim novelesco. Com uma escrita fluida, o estilo da narrativa é focado na emoção, em sensibilizar o leitor; dando grande espaço para a grandeza de sentimentos como lealdade, nobreza, bravura e honra.

É um romance que exalta a natureza brasileira em suas inúmeras descrições, um ponto que gostei bastante.

O nobre e corajoso índio Peri é o personagem mais importante e interessante da obra, encarnando, de certa forma, a figura do "herói clássico"...

O livro encerra sem desfecho; porém, na minha visão, há um "final feliz" para Peri e Cecília.
DANILÃO1505 30/03/2024minha estante
Resenha de Artista!




booksBelaa 30/03/2024

Gente, foi meu primeiro livro clássico de vestibular. Então assim, não entendi praticamente nada?.
Desculpa aí espero melhorar
comentários(0)comente



321 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |