Bárbara Krüger Guimarães 06/05/2021
Leitura obrigatória!?
Ousadas retrata a realidade das mulheres ao redor do mundo, de grandes inventoras a artistas, e as vezes ambos ao mesmo tempo, da forma como deve tratar, cheio de críticas ácidas e de verdades que precisam ser conhecidas e relembradas.
Tantas mulheres históricas que a grande maioria não faz ideia de que existiram, eu não conhecia quase todas e ouvi falar apenas de uma. Mulheres fortes, batalhadoras, a frente de seu tempo e principalmente, ousadas. Não existe nome melhor para este livro.
Em forma de quadrinhos, a história de cada mulher se torna um pouco mais leve de digerir, mesmo a maioria sendo manchada por violência e diversos tipos de abusos, a obra não dá margem para que não nos sintamos impactadas. Aliás, caso você seja sensível a temas pesados como abuso sexual, dentre outros, recomendo passar essa leitura.
Arrisco dizer, que minha indicação seria para a partir dos 10/12 anos, conhecer sobre temas como a violência sexual é indispensável para mulheres em nossa sociedade, e a obra trata do tema com a verdade que precisa ser tratada e com o devido cuidado. Além disso, acredito ser mais fundamental ainda que as histórias dessas grandes mulheres sejam passadas adiante, já que conhecemos poucas figuras históricas femininas durante nosso principal contato com a história nas escolas, e precisamos nos inspirar e nos ver representadas, para que onde ainda não há representatividade, nós sejamos capazes de estabelecer.