Ousadas

Ousadas Pénélope Bagieu




Resenhas - Ousadas


28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


Fábbio @omeninoquele 23/03/2020

Espetacular!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝Você não está aqui por causa das suas fraquezas, mas graças às suas capacidades. E os dois estão interligados.❞
⠀⠀
Nesse mês especial em que é comemorado o dia da mulher, poder ler uma obra que homenageia mulheres poderosas e a frente da sua época é algo maravilhoso e sem explicação.
⠀⠀
Em Ousadas 2 acompanhamos uma espécie de mini biografia de mulheres que ousaram no seu tempo. Mulheres guerreiras que deram seu sangue pra fazer do nosso mundo um lugar melhor e são pioneiras de querer um mundo mais igualitário entre os gêneros.
⠀⠀
Se tem uma coisa que notei em todas as biografias que li, seja do primeiro volume ou nesse, é que as mulheres sempre foram subjugadas por serem mulheres, mas também sempre mostraram que são capazes de fazer aquilo que o homem já faz e se saem muito bem criando e desbravando o novo.
⠀⠀
Assim como a primeira, eu senti ao terminar de ler, que precisava mais de algumas páginas pra poder saber mais dessas mulheres incríveis e seus feitos, mas fico muito feliz por essa obra já existir pra nos mostrar que as mulheres já estão a muito mais tempo quebrando paradigmas e sendo o que elas sentem vontade de ser, e isso é algo que deve ser valorizado cada vez mais.
⠀⠀
Com uma escrita super fluída e gostosa de acompanhar e com traços bem característicos, Pénélope Bagieu já se tornou uma das minhas quadrinistas favoritas e a quem eu quero ler mais de suas obras. Se você não conhece seu trabalho essa duologia Ousadas já é uma super dica pra você se aventurar.
⠀⠀
#Ousadas2 #PénélopeBagieu #EditoraNemo

site: https://www.instagram.com/p/B992JFijuGs/
comentários(0)comente



Katrina 29/03/2022

Ousadamente interessante
Esse foi o meu primeiro contato com o trabalho de Pénélope Bagieu e com a série: Mulheres que só fazem o que querem, como comecei com o segundo volume (porque estava em promoção) não tenho como compará-lo com o primeiro, então consegui ler sem nenhuma expectativa.

Ousadas nos apresenta 15 mulheres que a sua própria maneira seguiram contra a maré, foi muito legal descobrir coisas que não sabia sobre mulheres que já conhecia e descobrir mulheres que nem tinha ideia da existência, mas que tiveram muito impacto na história do seu país ou que estavam por trás de coisas que agora estão presentes no nosso dia a dia.

Pénélope nos traz uma arte simples e fofa, mas que consegue causar desconforto nas cenas mais fortes, com uma paleta de cor bem própria para cada perfil a autora nos apresenta algo singular a cada etapa da leitura.

Os 15 retratos são bem compactos e isso foi um pouco agridoce para mim, pois às vezes me via uma pouco incomodada por não saber exatamente como tal coisa aconteceu, mas eu relevei isso porque entendo que a proposta é justamente ser uma apresentação rápida e não uma biografia comum, mas em contrapartida a autora também conseguiu me incitar bastante em alguns dos perfis, tanto por causa da brevidade quanto pelo conteúdo, fiz várias pesquisas no Google sobre algumas delas e pretendo buscar mais no futuro.

Ousadas foi uma leitura interessante e impactante na mesma proporção, estou ansiosa para ler as outras obras de Pénélope Bagieu.
comentários(0)comente



Nat 15/09/2024

Continuando com a leitura dessa série biográfica em quadrinhos sobre grandes mulheres da história (o primeiro eu li para o Desafio Literário Livreando 2021). A qualidade é a mesma, muito boa. É um resumo da vida de cada uma delas, e o fato de ser em quadrinhos torna a história ainda mais fácil de ler. Gostei muito.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2024/07/ousadas-2-penelope-bagieu-dal-2024.html?m=0
comentários(0)comente



Sofia.Eternal 22/07/2023

Legal
Essa escritora francesa encontrou uma forma original para dar a conhecer a importância de algumas mulheres "desconhecidas".
Gostei muito.
comentários(0)comente



Paulinha 20/08/2021

Leitura maravilhosa!
A obra conta a história de várias mulheres de diferentes classes sociais e etnias que passaram por dificuldades em busca de seus ideais. As histórias geraram em mim uma sensação de força por ratificar a força que nós mulheres temos mesmo em meio a um patriarcado que tenta nos silenciar e diminuir.
comentários(0)comente



Gabriel Dias - @Done.em 21/03/2020

Ousadas II
Ousadas vol 02 - @editoranemo
⠀⠀⠀
No dia da mulher eu trouxe uma breve apresentação do que Ousadas vol 01 apresenta, mas confesso que a continuação apresenta impacto igual ou maior a mesma, trazendo assim uma diversificação das personalidades, e texto mais impactante, mostrando até mais detalhadamente as personalidades.
⠀⠀⠀
O formato didático ainda está presente e mostra o potencial desta Graphic Novel, tornando acessível e super democrático o conhecimento, e novamente sem apontar “certo ou errado”, apenas os fatos.
⠀⠀⠀
A seleção das personalidades varia de uma forma única, de acordo com a primeira edição nessa nos é apresentado pioneiras profissionais como o caso de Frances Glessner, miniaturista do crime, que defendeu e desenvolveu esta vertente do criminologista legista de forma mais concreta.
⠀⠀⠀
De todas as personalidades, que variam de rapper, ativistas, atrizes, utopista, inventora e amante de arte, apenas tinha conhecimento sobre Temple Grandin, uma personalidade que traduz de forma literal do “olhar de maneira diferente”, ampliar as perspectivas assim como Hedy Lamarr, enaltecendo a ideia da igualdade ao saber ouvir, respeitar e principalmente reconhecer um feito.
⠀⠀⠀
O traçado da obra, apresenta personalidade e corresponde com cada história a ser contada, mas mantendo um “padrão” da autora, com cores marcantes, expressões fortes e muita carisma, a forma democrática da autora de abordar biograficamente estas personalidades é o que há de melhor.
⠀⠀⠀
Uma GN que incentiva o empoderamento feminino, mas principalmente da um “lugar de fala” para personalidades que podemos entender como quase esquecidas, pouco estudadas mas que apresentam de forma significativa um papel social.
⠀⠀⠀
“Os artistas, levam todo mundo pra cama, mas se faço o mesmo sou uma rodada”. Peggy Guggenheim

site: https://www.instagram.com/p/B97l2Z7j-o3/
comentários(0)comente



Ana 21/03/2020

Quem leu minha resenha do primeiro volume dessa riquíssima duologia, Ousadas: Mulheres Que Só Fazem o Que Querem, sabe o quanto eu estava ansiosa por essa continuação. Conheci muitas mulheres que fizeram a diferença através dos olhos de Pénélope Bagieu e, no volume dois, a ilustradora nos apresenta mais quinze personalidades que não mediram esforços para causar uma revolução em suas próprias vidas.

Se você é mulher, muito provavelmente já ouviu alguém dizer que não era capaz de fazer alguma coisa. A nossa sociedade nos faz acreditar que não podemos, não conseguimos, não somos competentes o suficiente. Já perceberam o quanto nós, mulheres, fomos e ainda somos apagadas da sociedade? Por exemplo, você já ouviu falar de Temple Grandin, uma mulher autista que revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros? Ou de Katia Krafft, mulher e vulcanóloga, que passou sua vida inteira registrando vulcões, muitas vezes ficando ao pé dos fluxos de lava?

São muitas, muitas mulheres que enfrentaram vários obstáculos para alcançarem o topo. Cada história apresentada por Bagieu é importante à sua maneira. As ilustrações são um espetáculo à parte e novamente fiquei impressionada pela linguagem acessível. Isso me deixa muito feliz porque torna o quadrinho muito apropriado para crianças e convenhamos que é extremamente importante criarmos nossos filhos mostrando que mulheres são sim muito importantes.

Minha experiência com Ousadas #2 foi magnífica, principalmente porque eu conheci personagens muito importantes que ficaram no meu coração por causa dos seus feitos. Tem a Nellie Bly, jornalista que deu a volta ao mundo em 72 dias para simular a viagem do personagem Phileas Fogg, do livro de Júlio Verne — é claro que quase ninguém acreditava que ela conseguiria; Hedy Lamarr, uma atriz & inventora que abriu as portas para várias coisas que não vivemos sem hoje em dia, como o wi-fi, por exemplo (ah, enquanto eu pesquisava, descobri que a Showtime está produzindo uma série sobre ela e que a Gal Gadot vai interpretá-la, uhuuu); e a minha preferida de todas, Mae Jemison, médica, engenheira e nada mais nada menos que a primeira mulher negra a ir para o espaço — e a primeira pessoa a ir para o espaço & participar de um episódio de Star Trek!

Já deu para perceber o poder que nós temos, não é mesmo? Além desses dois livros, Pénélope Bagieu, que é francesa, produz muito conteúdo para a internet em seu blog, o Ma Vie Est Tout à Fait Fascinante, então não tem desculpa para não acompanhar suas produções mais que incríveis, tá?

site: http://www.roendolivros.com.br
comentários(0)comente



Karla Lima @seguelendo 18/03/2020

@seguelendo
Nessas páginas, de forma simples e direta, somos apresentados a mulheres que lutaram pelo que queriam, para se firmar em uma sociedade que insistia em dizer que elas não podiam.
.
Adorei o traço, a forma como as tragetórias foram apresentadas e amei conhecer um pouco mais sobre a história delas. Algumas eu já tinha ouvido falar, outras foram uma grata surpresa. A cada perfil que lia, parava um pouco e pesquisava mais sobre aquela personalidade. Foi enriquecedor!
.
Mulheres fortes, desbravadoras, lutadoras, sofridas. Em casa uma delas um exemplo a ser seguido.
.
A edição está linda, as cores suaves contrastando com o texto irônico e sagaz. As ilustrações ao final de cada perfil são um espetáculo a parte.
.
Leitura fundamental para entender a luta da mulher, a nossa luta. Entender que é graças a elas que hoje temos um pouco mais de igualdade no mundo. Não o ideal, mas mais do que elas tiveram.
.
A luta continua. Sejamos ousadas!
comentários(0)comente



Mariduana 28/05/2022

Muito interessante
O livro é muito interessante. Amei conhecer um pouco mais sobre mulheres importantes da história (seja regional ou global). Muito inspirador. Porém, gostaria que q autora tivesse se aprofundado um pouco mais...
comentários(0)comente



Guilherme.Eisfeld 27/03/2023

Mulheres que revolucionaram
Neste segundo volume consegui imergir ainda mais nas histórias de mulheres inspiradoras. Procurei suas artes, ouvi suas canções, assisti alguns documentários sobre. De forma leve, mas instigadora conheci mulheres que mudaram as percepções do mundo e do tempo.
comentários(0)comente



Tessa 27/01/2021

Mulheres e suas conquistas
Incrível as ilustração do livro,as personagens mulheres e sua conquista, e enredo de cada história e bem motivante...
comentários(0)comente



Jessica Alves 13/06/2023

Inspirador
Esse segundo volume nos apresenta mais mulheres incríveis! Onde todas nos mostram a dificuldade que é ser mulher em um mundo que nos obejtifica, ignora, subestima. As histórias nos servem de inspiração e de lembrança a respeito das nossas forças e da nossa capacidade de irmos bem além do que sequer imaginamos.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR