duda.1909 12/06/2024
Uma troca justa, convenhamos
Para dar continuidade ao já conhecido Riordanverso, Rick chega com Os Heróis do Olimpo apresentando-nos o primeiro livro, O Herói Perdido. Nele, conhecemos novos personagens, como Jason, Leo e Piper, nossos protagonistas, além de outros que já estamos familiarizados. Com um passado? sombrio, Jason descobrirá que ele não é apenas um garoto comum, até porque ele não sabe nem mesmo quem é. O que será que aconteceu com ele? Junto de seus dois amigos, eles descobrirão coisas misteriosas de cada um. Afinal, deuses gregos e romanos não existem? não é?
Voltar a ler esse universo que eu tanto amo foi uma experiência? diferente. No geral de tudo, é um livro bom. Não digo perfeito, até porque acho que foi o livro do Rick Riordan que eu menos gostei de ler, mas nem por isso é um livro ruim. Acredito que consegue trazer de volta aquela essência que tinha Os Olimpianos, porém agora focado em outros personagens, não nos já conhecidos Percy, Annabeth e Grover. A seguir, destacarei o que menos gostei e não gostei em O Herói Perdido.
O início é muito bom. Tem todo aquele mistério de o Jason não saber quem ele é ou de onde ele veio (não, isso não é um spoiler). Até umas 60/70 páginas, a leitura é viciante, pois as dúvidas em saber o que aconteceu só crescem. Mas depois disso? vira uma leitura arrastada. Parece que não engrena e se torna algo maçante de ler. Piper, para mim, deixou isso ainda mais impossível. Os capítulos dela eram chatos e cansativos, e ela só falava de macho. Havia horas que eu simplesmente não conseguia mais ler, e tudo que eu queria era pular essas páginas. O Jason? bem, ele não se lembrava de nada, então nem tinha como culpar o garoto. Agora, quem não me fez desistir de ler foi o Leo. Cara, ele tem aquele humor quebrado que eu amo, e fazia uns comentários e piadas que me faziam rir muito enquanto lia os capítulos dele (são os melhores, inclusive). Durante as páginas, dava pra sentir que a cada capítulo voltava aquela beleza de escrita que só o tio Rick tem, as revelações aconteciam e aí sim o leitor pode desfrutar, depois de umas 200 páginas, muitos mistérios e plot twist que ocorrem conforme a trama avança. Ou seja, apenas seja muito paciente porque uma hora melhora.
Outra coisa que salvou demais esse livro foi o plot twist. Enquanto lia, os personagens debatendo sobre o que podia ser a profecia e todos os outros os fatos (sim, tem profecia!!!), eu fui entendendo o que tudo (quase) significava, e quando finalmente foi revelado, fiquei de boca aberta por um bom tempo, em total choque. Era algo que já estava explícito na nossa CARA, mas eu não entendia. Só posso dizer: um dos melhores plot twist do Rick Riordan! Pois, além de ser algo completamente inimaginável, deixa em aberto para a continuação, com as perguntas devorando a mente do leitor, e foi assim que eu fiquei. Eu queria saber MAIS do que aconteceu, para ontem!
Finalizando, O Herói Perdido é um bom livro, mesmo que falte em alguns pontos e as vezes se torne uma leitura cansativa. Tem bons momentos, bons personagens e um plot twist magnífico para deixar todo mundo sem entender nada. Está recomendado, mas seja paciente!