Sotnas Livros 29/07/2021
"O Herói Perdido" foi uma história muito bem planejada pelo autor, encaixou direitinho com todos os ganchos da série anterior e você se ver sendo surpreendido novamente.
Uma nova história, um mesmo universo. Riordan entrega mais uma vez uma série de cinco livros que tem tudo para ser perfeita. "Os Heróis do Olimpo (HDO)" é uma série que acontece depois da guerra do último livro de "Percy Jackson e Os Olimpianos (PJO)". Então se você ainda não leu a série anterior, recomendo pular essa resenha para não pegar spoilers.
No último livro de Percy Jackson e os Olimpianos, é revelado uma nova e grande profecia que pode acabar com a civilização: a Profecia dos Sete. Sete semideuses que terão que juntar forças e acabar com o novo mal que está se erguendo das profundezas da terra. (Semideuses não tem nem um minuto de paz.)
Com a narrativa em terceira pessoa, diferente da série anterior, vamos acompanhar a história pelo ponto de vista dos heróis que irão fazer parte da Profecia dos Sete. Em "O Herói Pedido" os protagonistas são Jason, Piper e Leo. Semideuses novatos no Acampamento Meio-Sangue. Ou nem tão novos assim, afinal o protagonista Jason teve sua memória apagada, mas tem a sensação de já conhecer aquele mundo de deuses e monstros, fora sua estranha tatuagem no braço com a letras SPQR e seus modos romanos, não gregos. (Estamos sendo introduzidos na mitologia romana? Romanos e gregos? Como é que é, tio Rick Riordan??)
Ao chegarem no acampamento, encontram uma nova missão destinada apenas aos três amigos: encontrar a deusa Hera que foi raptada antes que o rei gigante desperte. Enquanto se preparam para partir em missão, os outros campistas partem para procurar Percy Jackson que desapareceu misteriosamente no mesmo dia em que Jason entra na história. Coincidência? Não existe isso no vocabulário dos semideuses.
A história vai girar em torno da missão de Jason, Piper e Leo. Acompanhamos suas batalhas contra monstros e seus problemas internos que os deixam em dúvidas sobre seu próprio destino.
Sobre os personagens, confesso que fiquei com um pé atrás em relação ao protagonista Jason. Antes de começar a leitura me falaram que ele era melhor que o herói Percy Jackson. E eu fiquei: COMO ASSIM MELHOR QUE MEU PERCYNHO? E claro que já comecei a história com um ranço indevido do Jason. Mas ao acompanhar sua narrativa, percebi que ele é só um garoto que está perdido em si mesmo, sobre seu dever e seu destino. Creio que o desenvolvimento dele em outros livros tenha um desempenho melhor.
Jason deveria ser o protagonista principal, afinal é o líder da Profecia dos Sete, mas quem rouba a cena é seu amigo Leo. Um semideus que tira piada com tudo e que diverte o leitor, mas que tem um grande segredo e um destino ainda mais importante. Assim como Piper, uma garota que merece destaque. Forte e destemida, ela é leal aos seus amigos mesmo quando ameaçam aquilo que ela mais ama no mundo.
"O Herói Perdido" foi uma história muito bem planejada pelo autor, encaixou direitinho com todos os ganchos da série anterior e você se ver sendo surpreendido novamente. O "Riordanverso" é simplesmente uma das melhores séries que já tive o prazer de acompanhar. Única e formidável.
O motivo da nota 4 é que esperava mais do protagonista Jason e porque passei metade do livro querendo ver o Percy Jackson. Fiquei um pouco decepcionada com isso e apenas isso. De resto é uma história incrível e altamente recomendável!