Monique | @moniqueeoslivros 16/08/2022
Leahir Arayot
{Leitura 41/2022 - ?? Israel}
Despertar os Leões - Ayelet Gundar-Goshen
Há uma frase de Schopenhauer que diz que a vida é uma constante oscilação entre a ânsia de ter e o tédio de possuir. É dessa balança em constante desequilíbrio que se trata Despertar os Leões.
O livro gira em torno de um acidente, o atropelamento de um imigrante ilegal africano em Israel. E três personagens movem essa trama: o médico Eitan Green, que sai de um longo plantão no hospital, atropela o eritreu e foge; sua esposa, Liat Green, que é investigadora de polícia e vai, mais tarde, investigar o caso; e Sirkit, esposa do eritreu atropelado, que encontra a carteira de Eitan junto ao corpo do seu marido e resolve chantageá-lo.
A história dá conta dessa chantagem, já que Sirkit não quer dinheiro. O que ela exige de Eitan é que ele atenda outros eritreus numa enfermaria clandestina, já que imigrantes ilegais não têm acesso ao hospital. Paralelo a isso, segue a investigação da polícia, com Eitan escondendo tudo de sua própria esposa.
Mas, exatamente como Schopenhauer nos propõe, esse acidente tira Eitan e Liat de sua normalidade privilegiada (e, para eles, normal e entediante) e os põe em contato com desejos difíceis de serem admitidos. Em contraponto, Sirkit passa a ter o poder sobre alguma coisa, e esse poder também a faz se questionar.
Numa visão psicológica sensacional, o leitor quase entra de fato na cabeça dos personagens, e compreende as motivações, traumas e desejos de cada um. E de formas diferentes, ambos precisam equilibrar a ânsia e o tédio, o desejo e a culpa. Uma leitura que não se esquece.