Pedro.Goncalves 20/05/2024
Ser livre é ter autodisciplina
Escolhi este livro por seu título cativante e tema relevante; a autodisciplina é um conceito que muito me toca, ora por a ter e outrora por a faltar. Vejo que esse tema tão contemporâneo é muito bem sintetizado neste curto livro. Apesar de não costumar ler autoajuda tenho para com esse gênero uma estima, o ato de buscar a melhorar-se é em si mesmo algo belo e bom.
Posso dizer que em certa medida esse livro ajudou-me; similar a uma manual, curto e prático, suas estratégias e técnicas para desenvolver autodisciplina foram a mim simultaneamente sabiadas e desconhecidas. Isto é, há muito que já sabe, embora seja conveniente reelembrar, e há alguns aspectos novos que a obra. Outrossim, se esse livro é de autoajuda não é um daqueles focados no puro individualismo e mentalidade acrítica comums em outros títulos.
Por fim, vejo que ser capaz de controlar-se é um fundamento para a capacidade de se autodeterminar, bem como um pressuposto da liberdade, à guisa de uma perspectiva Kantiana. Por isso, a importância dessa sintética obra.