Venha Ver o Pôr-do-Sol

Venha Ver o Pôr-do-Sol Lygia Fagundes Telles




Resenhas - Venha Ver o Pôr-do-Sol


229 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Carolina.Portari 18/11/2024

Ah...
Li por causa da escola, mas me surpreendeu, Lygia mistura muito bem beleza, suspense e até um pouco de romance, adorei os contos apesar da forma que a autora se refere aos personagens que me incomodou, mas isso não impede de ter uma boa experiência.
comentários(0)comente



Carol2809 17/11/2024

Li
Uns contos meio malucos psicopatas, não esperava mt, gostei de 2 no total e nao entendi a maioria, acho que me ferrei naquela prova, so tinha questao nada a ver com oq eu tinha lido
comentários(0)comente



Mama_ 16/11/2024

Muito bom!
Ler Lygia Fagundes Telles é uma experiência incrível. Em certos momentos, estamos extremamente emotivos, mas depois ficamos com um gosto amargo na boca. Peguei este livro na biblioteca da minha escola durante um curto tempo livre, e ele me prendeu do começo ao fim. Os contos são "fáceis" de ler, mas carregados de profundidade, permitindo inúmeras interpretações e ensinamentos, que podemos aplicar aos dias de hoje ou à nossa vida pessoal.

O Noivo

Que conto louco! Fiquei curiosa, junto com Miguel, para descobrir quem era a noiva, e o final foi bem intrigante. Ainda estou tentando entender direito o desfecho, mas, no geral, é um conto interessante de acompanhar. No fim, só queria ter uma conversa com a Lygia para esclarecer tudo!

Venha Ver o Pôr-do-Sol

Um conto extremamente intrigante, o ápice dessa coletânea. Ele me pegou de um jeito... Fiquei pensando por horas. Até agora me questiono se a atitude de Raquel é justificável, assim como a de Ricardo. Terminei muito horrorizada. Embora nunca tenha lido Edgar Allan Poe, achei a escrita de Lygia nesse conto parecida com o estilo dele.

As Formigas

Sem dúvidas, o meu favorito! É engraçado e, ao mesmo tempo, intrigante (vou usar esse adjetivo para todos os contos, rs). Achei a história das primas parecida comigo e com minha irmã. Até agora fico pensando no que teria acontecido se elas quisessem ficar lá. Gostei de acompanhar a prima sonhando e tendo ligação com os ossos do anão.

O Jardim Selvagem

Um conto muito questionável, misterioso e louco. Gostei de ver a criança perguntando sobre tudo na vida da mulher. Achei interessante como a Lygia escreveu sobre a efemeridade da vida: em um momento temos tudo, e no seguinte, nada. A mulher das luvas parecia bem fria. Coitado do tio Ed!

Biruta

Que conto triste! Chorei um pouco com a trágica vida do Biruta (que Deus o tenha) e também com a de seu dono. Esse conto me fez refletir sobre até onde vai a maldade humana.

O Menino

Senti muita pena dele. Infelizmente, situações como essa acontecem com mais frequência do que imaginamos.
comentários(0)comente



SayuriO.F 05/11/2024

Querida Lygia, que belos contos
No começo, eu nem sabia quem era ela. Nunca ouvi em seu nome. Nunca ouvi sobre suas obras. Fiquei conhecendo ela nesse ano. Conheci ela através de pesquisas que eu estava fazendo para uma apresentação sobre os impactos dos livros e filmes de terror na sociedade. Resolvi pesquisar sobre autores brasileiros do gênero fantástico e ela apareceu para mim. Me interessei e pesquisei mais sobre ela. Ao comentar com meu pai, descobri que ela era prima do meu bisavô! Fiquei bem surpresa e feliz (mesmo sendo parente de um grau muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito distante). Eu vivo brincando que foi daí que surgiu a vontade de escrever em minha família. Mas vamos ao que interessa: os contos.
Faz um tempo que eu li, mas ainda lembro do quão perfeitos eles eram.
O conto ?Venha ver o pôr do Sol? foi muito especial e ele foi meu principal exemplo na apresentação. Ele se passa num cemitério com um casal, sendo o moço insistindo em visitar o cemitério e a jovem contrariada. Essa história causa uma bela tensão nos leitores e tem um desfecho que me pegou de surpresa. Isso deixou esse conto maravilhoso.
Havia outro conto, ?O menino?, que me fez ficar chocada com as cenas. Não era violento nem assustador, nem nada, mas foi chocante.
O conto ?Biruta?? Eu quase chorei e isso é raro de acontecer comigo. Como amante de animais eu realmente sofri lendo.
Sim, nem todos os contos são exageradamente maravilhosos, claro, mas todos tem seu charme.
Eu me diverti muito lendo os contos e acabou que se tornou uma leitura
lúdica, nem parecia que eu estava lendo por causa de um trabalho. Isso melhorou minha experiência. A apresentação em questão foi uma ótima forma de recomendar a autora.
E melhor: ela lutava pelos direitos da mulher, com suas histórias com protagonismo feminino. Nesse livro, tem ?As formigas? em especial, mas há um conto (não está nesse livro? que trata em especial disso, que é ?As meninas?.
Infelizmente, a autora morreu em 2022, mas deixou um legado inegavelmente incrível.
(Sim, sou baba ovo dela :3)
comentários(0)comente



Thalys.Furtado 03/11/2024

Os eternos pôr do sol de Lygia Fagundes
Assim são os contos de Lygia Fagundes, um entardecer infinito, uma mistura de cores e sentidos mas nunca sem chegar ao anoitecer.
Tive esse livro de contos na minha prateleira
por mais ou menos 10 anos, nunca li sequer um conto dele, tudo que conhecia de Lygia veio da escola e que por hora nessa altura nem me lembrava mais das escritas da autora. Um dia enfim abri e que deliciosa surpresa, que bom que nada mais me lembrada da autora, porque a cada conto uma nova supresa, uma nova puxada de ar de surpresa!
Lygia mexe com nossa imaginação e sempre puxa o gatilho ao máximo nunca sabemos até onde a mente de Fagundes pode chegar e nesses contos nunca saberemos, porque é ali no clímax que a história chega ao fim.
É a cronista fantasiosa mais realística que podemos conhecer!
comentários(0)comente



Nathássia 17/10/2024

Contos de horror e beleza
Este livro foi minha primeira experiência com a escrita de Lygia Fagundes Teles e fiquei fascinada pela forma como a autora tece suas narrativas. Os contos são marcados por uma atmosfera sombria, permeados pela morte, pelo trágico e pelo horror. No entanto, há uma delicada beleza que emerge das palavras, tornando a leitura ainda mais impactante. A autora, neste livro, constrói cenários e personagens com descrições interessantes, criando uma dualidade entre o grotesco e o belo e nos cativando.
comentários(0)comente



gnna 08/10/2024

Realidade duvidosa e finais sem final.
Comecei a ler Lygia Fagundes Telles na escola, minha professora de português, que é incrível, já tinha feito o impossível: fazer adolescentes lerem e gostarem do Machado de Assis. Depois de lermos 10 contos dele, entramos na matéria de gêneros textuais, e para trabalhar o gênero narrativo nossa professora escolheu 3 contos da Lygia: "Venha ver o pôr do sol", " As formigas" e "Seminário dos ratos". Na minha estante encontrei exatamente esse livro (é aquele tipo de livro que o seu primo leu na escola e te dá porque está jogando algumas coisas fora) e logo vi que era o que estávamos trabalhando, então decidi ler o livro todo já que tinha me interessado pela autora nas aulas. Os mistérios, a realidade estranha e cruel e os finais sem final nenhum, eu fiquei apaixonada pela Lygia, porém o melhor dos contos dela são a forma cuidadosa e honesta que ela trata as personagens, tornando elas muito reais em situações que às vezes não são nem um pouco reais. Nunca pensei que eu iria amar um livro de "escola", e tudo isso graças a minha professora, que com suas aulas provou que o Felipe Neto teve uma opinião burra e que Harry Potter é uma merda.

comentários(0)comente



Sofia.Kloos 05/10/2024

Venha ver o pôr do sol.
Esse livro possui oito pequenos contos que falam sobre várias coisas diferentes.
Eles são bons e te fazem querer muito saber o que vai acontecer no final, mas eu não gostei muito porque nenhuma das histórias tem um final certo. Em todas elas você fica com uma interrogação sobre o que de fato acontece.
Eu particularmente gosto de saber o final de fato das leituras, por isso não gostei muito desse livro.
Mas no geral, as histórias são bem legais.
comentários(0)comente



guiltyasmee_ 01/10/2024

Antes de ver o por do sol
Sinceramente esse livro nao foi um dos piores que eu ja li pra escola, mas nao foi o melhor.
Tem algumas histórias meio estranhas, mas acho eu que esse era o conceito do livro, nao achei ele ruim mas também nao recomendaria.
comentários(0)comente



Varotti 30/09/2024

O livro é bem profundo e algumas histórias são bem confusas, mas é interessante como mesmo no último conto a gente se impressiona com algo fora do normal ou uma reviravolta inesperada.
O livro traz alguns contos enigmáticos e as vezes com um ar meio macabro, as histórias conseguem prender a leitor até o último segundo, deixando muitas perguntas sem resposta.
O livro é bem caro, mas é uma leitura que até vale a pena caso não tenha mais nada para ler.
comentários(0)comente



moonreads 23/09/2024

Envolvente e surreal.
?Que mulher louca e genial?. Essa foi a minha reação após esse primeiro contato com a escrita de Lygia Fagundes Telles. Confesso que nunca li muito suspense, mas cada conto dela me envolveu por inteiro. Li tudo em um dia porque eu começava um dos contos e a história me prendia tanto que eu devorava cada palavra em um instante. Não sei dizer precisamente quais foram meus favoritos, mas acho que foram ?O Noivo?, ?As Formigas? e o próprio ?Venha ver o pôr do sol?. Nesse primeiro, fiquei muito intrigada com o que tinha acontecido e o desfecho me deixou ainda mais curiosa: ?como assim ele só se casou com ela e tudo voltou ao normal?!?. Lygia tem esse poder de nos deixar pasmos e com ?gostinho de quero mais?. Já no segundo, eu simplesmente fiquei abismada com a loucura transmitida em um simples conto, nunca li algo tão diferente e que, mais uma vez, me deixou com os mesmo sentimentos de choque e curiosidade. E no terceiro, eu tinha uma leve suspeita do final, mas, mesmo assim, a forma como ela o descreveu me surpreendeu; todo o conto tem um ar de filme de terror e eu simplesmente não conseguia parar de ler. Também gostei muito de ?O Menino?, que me fez refletir sobre o fim da infância, quando a vida perde aquele brilho lúdico e os pais se tornam pessoas comuns em vez de heróis. Lygia marca essa passagem muito bruscamente ao narrar uma cena de adultério aos olhos de uma criança, o que compromete a inocência e o seu amor idealizado pela mãe, que já não é mais vista como uma figura sem defeitos. Sinceramente, não vejo a hora de ler mais obras dessa ?mulher louca e genial?!
comentários(0)comente



kevstairs 20/09/2024

Venha ver o por do sol
Acabei de ver que eu não avaliei esse livro mas enfim tbm nao lembro oq achei ne é isso galera ate a próxima
comentários(0)comente



Ivana M. 19/09/2024

A coletânea de contos "Venha ver o pôr do sol", de Júlia Lopes de Almeida, é marcada por uma atmosfera inquietante e sombria, que se desenrola por meio de narrativas que exploram o lado mais sombrio das emoções humanas. O conto homônimo, "Venha ver o pôr do sol", talvez o mais famoso, cria uma tensão constante ao narrar um encontro romântico que, à medida que avança, revela-se carregado de intenções sinistras. A atmosfera lúgubre, marcada pelo cenário do cemitério, serve como pano de fundo para a revelação de uma vingança fria e cruel, que culmina em um desfecho tão macabro quanto inesperado.

Os aspectos mórbidos da obra são construídos com sutileza, através de personagens que lidam com a morte, o desespero e o isolamento, sempre envoltos em uma aura de mistério. Julia Lopes de Almeida trabalha habilmente com a ideia de que o terror não está apenas nos atos explícitos de violência, mas nas motivações veladas e nas ambiguidades morais dos protagonistas. A coletânea, ao transitar entre o mórbido e o poético, revela os recônditos da alma humana, mostrando que o verdadeiro horror pode estar naquilo que é oculto aos olhos dos outros.

Essa combinação de beleza e morbidez, presente nos cenários e nas emoções que conduzem os personagens, torna a obra não apenas uma coletânea de contos macabros, mas também um estudo psicológico das nuances humanas frente à morte e à vingança.
comentários(0)comente



Nêssa Caldas 08/08/2024

Meu primeiro livro da autora. Um livro curtinho de contos, tem uma linguagem direta, mas algumas historias acabam sem uma explicação. Fiquei pensativa ? Gostei de alguns contos, como o BIRUTA e ANTES DO BAILE VERDE. São situações do cotidiano que nos fazem tomar decisões e nem sempre são as melhores.
comentários(0)comente



Guilherme2709 06/08/2024

Uma coletânea de vários contas da escritora Lygia Fagundes.

Os contos são bem interessantes e a leitura é bastante fluida. Eu comecei a ler de manhã e quando dei conta já estava terminando.
comentários(0)comente



229 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR