Caminhos cruzados

Caminhos cruzados Erico Verissimo




Resenhas - Caminhos Cruzados


86 encontrados | exibindo 76 a 86
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leonardo Bezerra 22/03/2023

Com o propósito de narrar um trecho de menos de uma semana de vários personagens, Caminhos Cruzados se destaca pela riqueza psicológica de seus personagens e a naturalidade dos diálogos e situações. São poucos os livros que conseguem trazer tão bem a naturalidade nos diálogos como esse conseguiu.

Gostei muito como todos os personagens são miseráveis à sua maneira e como o livro não tem um final específico, em razão de não destacar toda a vida de seus personagens, mas somente um trecho. É o perfeito exemplo do livro que não segue o ideal dos livros lidos pelos personagens João Benévolo e Noel: sem contos de fadas e sim a realidade crua.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



abibliotecadamica 07/02/2023

Ótimo.
Publicado em 1935, trata-se de um romance urbano de Érico que nos apresenta a sociedade brasileira de forma bastante crítica, contrapondo a riqueza e a pobreza (em alguns casos, a miséria) e destacando os problemas sociais enfrentados por todas as camadas da sociedade. O livro provocou grande alvoroço em seu lançamento e foi considerado uma obra comunista.
Não há personagens principais, mas vários núcleos que vão costurando a história, se entrelaçando e se cruzando. Cada núcleo tem enredo próprio e suas vidas estão interligadas na comunidade ou no trabalho, porém, há algo em comum entre todas as personagens: apesar de todas as torpezas do mundo, apesar de todas as mazelas humanas, todas elas cultivam um sonho, e essa é a grande beleza do livro.
Em meio a essas pequenas histórias, Érico faz incontáveis críticas às classes ricas de uma Porto Alegre provinciana. Escrito em pleno Governo Vargas, o livro escandalizou a muitos.
"O mundo infinito dos sonhos é tragado pelo mundo finito da realidade." (Érico Veríssimo).
comentários(0)comente



CAcera3 26/01/2023

Caminhos cruzados não é uma história com começo, meio e fim tradicionais. Ela é um recorte de muitas histórias em uma mesma cidade, no mesmo período de tempo que nos mostram realidades completamente diferentes. Você pode pensar: ?tá, é mais um livro sobre desigualdade social?. Porém é a forma como o autor apresenta essa realidade que se destaca nesse livro. É incrível como ele consegue captar tantas situações, sentimentos, realidades diferentes com narrações do cotidiano.
O livro inteiro de passa dentro de 5 dias na cidade de Porto Alegre. Dentro desse curto espaço de tempo e lugar conhecemos muitos personagens e não de forma superficial.
O início do livro demorar um pouco para te fisgar com a história pois os capítulos são curtos e vão de um personagem a outro com muita frequência. Porém quando você compõe o elenco na sua cabeça é quando já está envolvido com a história.
Mesmo sendo uma narração de sua época, Caminhos Cruzados é cheio de alfinetadas no leitor, mostrando tanto a pureza como a podridão dentro do ser humano.
Meu primeiro contato com a escrita do Érico Veríssimo foi muito positiva através dessa obra. Um livro excepcionalmente bem escrito e com reflexões muito necessárias.

Instagram @maecomlivros
comentários(0)comente



Ewerton 03/01/2023

Caminhos cruzados
Adorei a experiência de ler Érico Veríssimo. Não conhecia sua obra. Esse foi o primeiro livro que li dele. Confesso que achei que seria massante, mas é uma leitura bem gostosa. É simples, mas ao mesmo tempo rica de detalhes. Seus personagens trazem personalidades e vida. Você sente com eles. Adorei o modo como as conexões se dão nessa história, ainda que, a princípio, os personagens parecem não se conectarem.

Gostei muito de todos os grupos tratados no livro. Todos com profundidade, espírito e razão de existir. Sobra bem pouco personagem. Todos têm uma função. Uma ligação. Uma visão de mundo, ora distorcida, ora romantizada, ora fria, ora resignada... isso torna todos não apenas heróis ou vilões, mas apenas pessoas.

A parte ruim é que algumas partes pareciam repetições de outras e em determinado ponto eu senti que nada de novo estava acontecendo, mas me enganei em partes, pois até isso é proposital. É como se ele fosse colocando camada por camada sobre as histórias até o ponto em que se cruzam e se separam.

Na real, o livro é muito bom. Me surpreendeu demais. Temos que valorizar mais a cultura brasileira.

Por fim, a história não termina pra quase ninguém (com exceção do Maximiliano...). Isso não é necessariamente ruim, mas instiga querer saber mais. Por exemplo, será que a Chinita vai cruzar com o próprio pai na saída do prédio em que vivem o Salu e a Nanette? A Laurentina vai deixar o João Benevolo e ficar com o Ponciano? São tantas coisas não finalizadas.... aaaaaaa! Só me deixou instigado.
comentários(0)comente



Biahhy 25/07/2018

Uma das grandes descobertas do ano
Assim como vários autores que compartilho a dica de livro com vocês, Érico Veríssimo ate então era um autor novidade para mim, já tinha ouvido muito falar, e tinha vontade de ler alguns dos seus livros mais famosos, mas ate então não tinha tomado coragem para ler, por motivos de: ficar pensando que a leitura seria chata, penosa para ler e que eu provavelmente não iria gostar.





Ate que decidi que iria pegar um livro dele para ler nas férias, não importasse quanto tempo eu iria demorar para ler e como seria a leitura, quando peguei Caminhos cruzados para ler, não sabia sinopse, não sabia nada a respeito do livro, apenas peguei um dos primeiros que estava na frente e era menor. Se eu soubesse o que me esperava, teria pegado todos os livros para ler.



Caminhos cruzados tem um diretriz se assim posso chamar diferente de outros livros que já li, normalmente costumo me impressionar muito quando leio livros de autores que tem sua própria maneira de escrever, Érico verissimo é um desses autores, que tem sua própria maneira de escrever, de descrever cada parte da historia e particularidade e criar uma historia cotidiana mas sem igual.

Gosto muito de livros que narram a vida cotidiana dos personagens, ainda mais quando se trata de coisa cotidianas e simples mas que acabam se tornando diferente, especial e fora do comum dependendo da situação.



Em caminhos cruzados, Érico verissimo cria uma historia que se passa em Porto Alegre assim como muitas outros livros seus que vieram posteriormente a caminhos cruzados e acompanhamos a cada capitulo diferente e intercalado a vida de famílias que passam por conflitos do dia a dia, do amor, da sobrevivência, da duvida, da incerteza, do coração, da tristeza. Não temos um protagonista, mas sim vários protagonistas em um livro só, a ponto de o leitor simpatizar com muitos deles, mas outros nem tanto, ao conhecer sua postura e sua vida.



O livro se passa em um período de cinco dias, mas em momentos diferentes do dia e da vida desses personagens, desde um dia que amanhece chuvoso e professor Clarimundo pensa sobre Einstein e sua xícara de café, ate Laurentina imaginando o que fara naquele dia, com aquelas goteiras na casa, seu filho doente e o marido desempregado.









‘’os desvaneios, as apreensões, os caminhos se cruzam e realçam para o leitor traços marcantes das personalidades em jogo, ‘’multifacetando’’ o ponto de vista, costurando imagens subjetivas que estão longes de uma pretensa objetividade pura, mesmo nesse momento [...]’’



(Trecho do livro- Cronica Literária)





Sabe aquela frase que muito se diz, apenas falamos, mas só conseguimos compreender as coisas sentindo, já ouviram falar? Esse é o sentimento inexplicável que domina o leitor ao ler esse romance sem duvida um dos mais bem escritos que já li de Érico Veríssimo. Um autor reconhecido e que se tornou um dos meus autores favoritos sem duvida alguma.

site: https://emmeioacalmaria.blogspot.com/2019/07/caminhos-cruzados-de-erico-verissimo.html
comentários(0)comente



Edja 30/05/2020

A história se passa em Porto Alegre e o livro é riquíssimo em detalhes, capaz de fazer a gente montar os espaços e situações em nossa mente.
comentários(0)comente



_Mi 05/02/2021

Um livro profundamente humano
Caminhos Cruzados é uma obra em que se acompanha vários personagens, divididos entre os núcleos pobre e rico, em suas inquietude cotidianas. A partir dessa oposição, entre extratos socias, o autor explicita o inconformismo diante das injustiças e desigualdades sociais sem ser panfletário.
Utilizando de linguagem simples e direta, mas de forma alguma pobre, Érico Veríssimo transporta o leitor para a vida interior de suas criaturas de forma exemplar. Sobre essa imersão, é curiosa a incapacidade de enfrentar a realidade demonstrada por alguns personagens.
Em suma, Caminhos Cruzados é uma obra profundamente humana.
comentários(0)comente



francis 15/05/2021

Um escritor que em cerca de 350 páginas consegue nós mostrar a alma de umas 10 pessoas, não é pouca coisa e é para poucos. Sensacional.
comentários(0)comente



Lucas 15/09/2021

Alheios
Érico é fantástico, essa obra tem um grande apelo social, mas o que me chamou atenção mesmo é de como que os personagens, de certa maneira, estão alheio ao mundo real, Professor Clarismundo é um grande exemplo disso, passa a história toda não vivendo mas reagindo ao mundo real porque sua atenção atenção está longe, em Antares talvez, e assim acontece com outros personagens como Chinita e Benévolo, vivendo em mundo fantástico criado na própria cabeça e reagindo a vida real
comentários(0)comente



86 encontrados | exibindo 76 a 86
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR