Jeanderson 18/07/2022Difícil, diferente, rápido e sagazFoi de longe, um dos livros mais diferentes que já li.
A começar pela personagem principal, a linguagem. Parece confuso, mas a história gira entorno dela! Todas demais personagens são apenas pilares para construção desse romance.
Toda ideia consiste em uma instauração de um mercado que controla as palavras. Toda forma de comunicação, quer seja falada ou escrita passa a ser tarifada.
Essa introdução de mercado acontece após uma série de atentados de forma globalizada. Instaurado o medo, o caminho para criação desse novo mercado está pavimentado.
A mudança acaba sendo avalizada pelo terror do que pode acontecer.
Através de ondas de implementação, os consumidores acabam envolvidos nessa nova realidade, onde expressar qualquer coisa tem um custo.
Sobre a leitura, confesso por ser o primeiro livro em língua portuguesa (Portugal), tive um pouco de dificuldades para me adaptar.
Somente fluiu após uns 60% do livro já ultrapassado. Entretanto, a ideia, para mim muito original, me manteve fiel a ideia de ler até o final.
A velocidade dos acontecimentos é bastante rápida, muitas vezes sem trazer muitos detalhes, porém capaz de construir uma narrativa interessante.
Um livro que após lido, certamente mudará a concepção do leitor com a linguagem e as palavras!
Difícil medir, mas me sinto mais inteligente após o final dessa leitura!