O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna




Resenhas - O Santo e a Porca


400 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


leticia.albrecht 17/11/2024

Leve e fácil
Leitura muito fácil e rápida. Leria mais umas mil vezes e acho que todas as vezes notaria algo diferente. Amo livros de peças teatrais. Me transportam totalmente pro palco. Os personagens são incríveis
comentários(0)comente



Maria22510 15/11/2024

Adorei
Esse é o tipo de livro que você lê para se divertir, o livro possui diálogos engraçados entre os personagens, é um dos melhores livros nacionais que já li. Queria eu ter a inteligência da Caroba, essa é com certeza a melhor personagem de todas
comentários(0)comente



Galvão 14/11/2024

O dinheiro vale mais do que a vida?
O livro conta a história de Euricão- Engole-Cobra e a forma como ele vive pelo dinheiro ao invés de se preocupar com sua filha Margarida e claro, é uma história muito cômica e deliciosa de ler, bem do jeitinho nordestino mesmo..

Adorei a forma como a sexualidade de Dodó Boca da noite é deixada em aberto para interpretação. A personalidade de Caroba...
O comportamento de Eudoro também me chamou atenção, o fato de fazer parte ou não da sociedade, o que é ético e moralmente certo dentro dela, da fé ditar o que você deve fazer, do dinheiro e como ele impacta nas nossas vidas, da liberdade de ter um relacionamento, seja com pessoas mais velhas ou novas e a submissão dos trabalhadores rurais e os seus senhores entre outros temas.

E o ele me levantou uma pergunta que tive que refletir: a partir do momento no qual você abre mão da sua família para ter uma porca escondida para que você apenas possa mostrar seus papéis coloridos com números, já nos perguntamos: será que o dinheiro vale a pena? Para você trocar tudo por ele? E essa resposta não se encontra fora da nossa realidade.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 06/11/2024

Esta comédia em três atos, escrita em 1957, traz todas as características do Movimento Armorial, criado por Suassuna. Aproximando-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do nordeste, narra a história de Euricão Árabe, um velho avarento devoto de santo Antônio que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro.


site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8503012170
comentários(0)comente



Luana 05/11/2024

Ariano realmente era um gênio. Foi uma delícia ler e conhecer a história do Santo e da Porca. Dei muita risada!!! Ai meu Santo Antônio! Ai que caristia!
comentários(0)comente



Suuuuuuuuu 04/11/2024

Q livro confuso mas bom
Tem seu Euricão que é devoto a Santo Antônio e ama dinheiro, principalmente o que esconde em sua porca. (Por isso o nome, o santo e a porca).
Aí entra seu Dodó, Eudoro, Dona margarida, Pinhão, Caroba, Dona Benona. Daí pra frente, só pra trás. É viúvo indo casa com sua futura nora (ele não sabe), é briga, vai dar namorooooo, noivado, desfaz noivado, e um velho louco. Enfim, é uma leitura divertida. Li em menos de uma semana e estou em ressaca literária desde Março? Junho? Por aí..
Agradeço por ler até aqui e boa leitura!

site: Instagram: fantasybooks._
comentários(0)comente



Lara 03/11/2024

Divertido e leve! Cheio dos regionalismos e humor que já conhecemos do Suassuna.
Além disso, é ideal para trabalhar na sala de aula.
comentários(0)comente



juu.dibai 30/10/2024

A leitura é extremamente dinâmica. O enredo é engraçado e leve. Honestamente, não estava achando que ia gostar desse livro, mas me surpreendi. É extremamente bom. Suassuna fez um trabalho maravilhoso.
comentários(0)comente



Adriana Naves 27/10/2024

Divertidissima
Adoraria poder assistir essa peça. Fazia anos que não lia Suassuna, meu primeiro contato com a escrita dele foi com a consagrada peça "O Auto da Compadecida", aqui temos um texto cômico, onde acompanhamos o avarento Eurico Árabe e a confusão casamenteira vivida por Dodó, Margarida, Benona e Eudoro, e em meio a tudo isso uma porca de madeira que é tudo para Eurico. Essa é uma história cheia de confusão das boas, como só Suassuna sabe fazer, com personagens divertidos e que satirizam alguns tipos humanos. Uma leitura incrível para um fim de semana, amei!
comentários(0)comente



Beatriz3345 24/10/2024

O santo e a porca
O santo é santo Antonio e a porca é uma porca de madeira, Euricão é um senhor q tinha uma porca de madeiras e guardava suas economias, tinha muito ciúmes e medo de perder sua porca, então todo mundo q entrava em sua casa ele achava q queria roubar a porca, suas filhas se casaram e foram embora
comentários(0)comente



money0806 18/10/2024

é uma leitura muito fluída, tem mt confusão e barraco mas é bem legalzinho, só fiquei confusa com o final ,mas valeu a pena a leitura!
comentários(0)comente



Isabela 07/10/2024

Não botei fé, mas achei tão legalzinho e engraçadinho? gostei bastante, mesmo não estando acostumada a ler peças
comentários(0)comente



lorenzz 29/09/2024

A história é bem bobinha, sem muitos acontecimentos já que repete a mesma cena diversas vezes. o começo é confuso mas tira boas risadas, os personagens são tão bestas que deixa até engraçado. no fim, se organizaram direitinho e ficou tudo certo, menos o pobi do Euricão que descobriu que era pobre ?
comentários(0)comente



Clara5654 27/09/2024

Eu já teria comido a porca
Sim, eu sei que a porca era de madeira, mas que saco. Os livros que a escola escolhe são muito ruins, e, às vezes, nem é a história, é a edição. Mas nesse caso é a história. Eu entendo que tem gente que ama peças e achou esse livro genial, mas pra mim ele foi mais um grande sacrifício por nota. A única outra peça que eu li foi Sonho de Uma Noite de Verão, então as expectativas já estavam altas, mas mesmo assim essa história me fez cavar um buraco ainda mais fundo no poço pra jogar ela lá dentro. A peça pode até ter sido engraçada em 1958, mas agora é só idiota mesmo. Teve gente que disse que riu enquanto lia - já eu fiquei com a cara mais plácida que meus músculos do rosto já tiveram a desonra de fazer. Personagens chatos, história chata, me deu dor de cabeça, dor de barriga, dor no coração, na alma e nos olhos (por terem lido tamanha burrice no papel.) Podem falar o que quiserem sobre essa resenha, mas pra mim esse livro foi um sofrimento e, no máximo, um lembrete do que não fazer nas horas vagas. Espero que o professor que escolheu essa bomba tenha o mesmo destino do Eurico.
comentários(0)comente



Sofia.987 12/09/2024

Me entreteu por um tempinho
O livro começa de forma meio confusa, no meio a gente começa a entender as coisas, mas o final fica meio corrido e o livro acaba bem sem graça.
comentários(0)comente



400 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR