Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Beatriz 01/08/2022

Amor de Perdição
Um livro com uma leitura um pouco difícil com algumas palavras que não se compreendem à primeira. O final, a meu ver, um pouco estranho mas bastante típico de uma tragédia romântica.
comentários(0)comente



lele13swift 31/07/2022

só li pq fui obrigada mesmo, é leitura de férias da escola. odiei a escrita, muito confuso, tudo velho e estranho.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Drielli.Caroline 24/07/2022

Um marco do ultraromantismo português (ou uma novela mexicana)
Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco📚

Aqui temos a história de Simão e sua amada Tereza, um amor impossível, estilo Romeu e Julieta um romance ultra romântico, daqueles exagerados, ao estilo de novelas mexicanas, todo capítulo acontece algo terrível, algo imprevisível, algo surpreendente e às vezes atordoante. Os sentimentos são dramáticos, vividos intensamente, dentro desse contexto vemos outros personagens muito importantes, sendo o maior deles Mariana, que viveu sua vida para dar algum conforto ao seu amado Simão e não esperou NADA em troca, o mais puro amor.
É uma história com palavras rebuscadas, típico do narrador português da segunda metade do século XIX um marco do ultrarromantismo.
Não sei ao certo se a história se chama “Amor de Perdição” porque todos aqueles que amam ficam perdidos de amor, ou se é no sentido de tentação, de uma amor tão forte que parece até uma tentação/perdição.
Que fique para vocês amigos leitores essa reflexão, o que vocês acham?
comentários(0)comente



Samy Costa 04/07/2022

"Amor de perdição" foi o meu livro escolhido como lembrança da visita que fiz a Livraria Lello em 2019. Desde então, não tive "coragem" de abrir o livro. Na verdade, não parecia o momento certo para lê-lo.

Na última semana, escolhi o livro para ler e me surpreendi positivamente. Era o momento certo e exatamente a leitura que eu precisava.

Por se tratar de um livro do século XIX, esperava uma leitura mais difícil e que não houvesse tanta conexão com os personagens. Engano meu! "Amor de Perdição" arrebatou meu coração.

A leitura é maravilhosa, rápida e envolvente! Não há como não se emocionar ao acompanhar os caminhos de Simão e Teresa. Uma versão portuguesa de Romeu e Julieta.
comentários(0)comente



Washington 06/06/2022

Li por causa da disciplina da faculdade
Achei a narrativa bem tradicionalista com traços românticos, entretanto, o fim do enredo não deixa a história cair nos exemplos de romance piegas.
Particularmente são dois jovens que suas famílias são inimigas, porém se apaixonam e querem ficar e fugir juntos.
O final da narrativa é o que deixa o leitor revoltado e surpreso.
comentários(0)comente



thaisraiz 05/06/2022

Escrevi o romance em quinze dias, os mais atormentados de minha vida
Não sei muito bem o que dizer desse livro. É exatamente tudo que se espera de um romance no começo do século XIX.
Uma coisa que eu me lembrei quando terminava de ler esse livro é que meu professor do ensino médio mencionou ele em alguma instancia e eu tinha dito a mim mesma que nunca leria esse livro porque seria perda de tempo, já que ele seria a típica história da fase romântica e esses traços eu já sabia de cor e salteado. Pois bem, li e é exatamente tudo o que eu poderia ter previsto. No entanto, posso dizer que é legal ter acesso a esse referencial teórico. Não posso dizer que me senti particularmente apaixonada pelo romance, mas sei que isso deve se dar pelo fato de que os significados que foram escritos nesse livro não são os mesmos que eu leio hoje.
Posso dizer que em poucas linhas o romance se resume como Castelo Branco resumiu em seu primeiro prefácio "Amou, perdeu-se e morreu amando". Todos os conflitos teriam sido poupados e resolvidos se eles não tivessem agindo com as emoções afloradas e tivessem esperado um pouquinho mais para começarem a se envolver. Quanto mais penso, mais impossível é para mim escrever uma crítica séria pois os problemas desse romance parecem como Castelo Branco também disse: " O Amor de Perdição, visto à luz elétrica do criticismo moderno, é um romance romântico, declamatório, com bastantes aleijões líricos, e umas ideias celeradas que chegam a tocar no desaforo do sentimentalismo."
comentários(0)comente



Kersia 30/05/2022

O romance faz parte da segunda fase do romantismo, caracterizada por retratar o amor que é levado às últimas consequências, ou seja, até a própria morte. Como toda boa novela passional romântica, tem um tom muito trágico, as personagens encontram terríveis obstáculos para conseguirem ser felizes no amor.
comentários(0)comente



Ariadne 28/05/2022

Bom livro
Gostei bastante da história e de como ela se desenvolve. Todas as situações são bastante dramáticas ainda mais tendo em vista que a história é baseada em Romeu e Julieta, mas não é aquele dramático irritante que dá vontade de largar o livro.

Bom livro com uma escrita um pouco difícil por ser do século XIX, mas com insistência do leitor, caminha bem.
comentários(0)comente



Bianca.Vielmo 24/05/2022

Tive que ler esse livro no ensino médio, achava que não ia gostar pelo fato de não conhecer e ser um livro antigo, mas até que gostei.
Lembro desse livro até hoje e sempre acabo citando ele sobre as leituras que já fiz.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriela 12/05/2022

"Considero-te perdida, Teresa. O Sol amanhã pode ser que eu o não veja. Tudo em volta de mim, tem uma cor de morte. Parece que o frio da minha sepultura me está passando o sangue e os ossos. Não posso ser o que tu querias que eu fosse. A minha paixão não se conforma com a desgraça. Eras a minha vida: tinha a certeza de que as contrariedades me não privavam de ti, Só o receio de perder-te me mata. O que me resta do passado é a coragem de ir buscar uma morte digna de mim e de ti. Se tens força para uma agonia lenta, eu não posso com ela."
comentários(0)comente



Thayane 11/05/2022

"Romeu e Julieta português"
Caonsiderada uma espécie de "Romeu e Julieta português", tratando-se de Camilo Castelo Branco, é muito mais que uma história passional. A engenhosa narrativa, sob pretexto de verídica história familiar do tio Simão Botelho e da amada Teresa de Albuquerque, relaciona-se à imagem romântica que o autor queria construir.
comentários(0)comente



Audrey.Louise 27/04/2022

Eu tentei...
Eu realmente tentei ler com a mente aberta. Não estava animada mas realmente esperava "pagar a língua", queria muito que isso acontecesse. Infelizmente, não ocorreu. Só tenho uma coisa a dizer: que livro horrível! E se o decorrer já é chato o final foi pior ainda. Quanto mais eu lia maior o livro parecia. Tive a impressão de que não acabaria nunca! Dei uma estrela porque, de fato, a protagonista é ótima. Não tenho o que reclamar dela. Amei o fato de que ela não abaixa a cabeça e fala o que pensa com quem quer que seja. Gostei que ela se impõe e tentou, ao máximo, lutar pelo seu amor. Quanto ao resto, enfim, prefiro nem pensar em quantas horas eu perdi lendo isso...
comentários(0)comente



Gabriela Copatti 21/04/2022

Tive que fazer algumas pausas nos primeiros capítulos, mas após isso a história teve certa melhora. Realmente o amor foi de perdição, pois se as famílias não fossem tão prepotentes isso não teria acontecido. Além disso, é uma pena Mariana ter se envolvido tanto na história e ter feito papel de "burra" em certos sentidos.
comentários(0)comente



468 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |