Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Aleeh^-^ 29/05/2013

Amor de Perdição
A obra" Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco,conta a história de um casal apaixonado que vive um amor impossível por conta da rivalidade de suas famílias. De um lado Teresa de Albuquerque e do outro Simão Antonio Botelho.Teresa de Albuquerque estava prometida à seu primo Baltasar Coutinho,porém eles não se amavam.A história se passa em três lugares:Viseu,onde mora Teresa,Coimbra onde Simão ficou por um tempo e Porto,onde se dá o fim da história.
A obra foi publicada em 1862,em uma era ultra romântica,onde há bastante exagero de idéias românticas e por isso o autor leva às ultimas consequências a ideia de que o sentimento deve sobrepor-se à vida e à razão.A história é inspirada na obra "Romeu e Julieta" de William Shakespeare e na própria vida do autor(o qual teve uma vida repleta de aventuras).
Na história há dois triângulos amorosos.O primeiro é formado por Simão,Teresa e Baltasar,que apesar de não amá-lá luta por ela.E o segundo, é formado por Teresa,Simão e Mariana,que é perdidamente apaixonada por Simão e sofre em silêncio pois sabe que nunca será correspondida.
Ao descobrir o amor de Simão e Teresa,Tadeu de Albuquerque, o pai de Teresa, manda a garota para um convento.Teresa vai, pois prefere ficar em um convento do que casar sem amor,com seu primo.Simão e Teresa continuam se comunicando através de cartas,e foi através dessas cartas que Simão soube que Teresa ia ser transferida de um convento para outro e decide tentar raptá-la.Lá ele se depara com Baltasar,com quem tem uma briga.Simão mata Baltasar e contrariando o conselho de amigos lá presentes,acaba se entregando à policia.
Com um tempo Teresa acaba morrendo de tristeza , Simão acaba adoecendo e depois morrendo também.Quando o corpo de Simão é jogado ao mar, Mariana se joga agarrada ao corpo do amado , deixando espalhadas ao mar as cartas,a correspondência entre Simão e Teresa.
Esta obra marca bem a fase ultra romântica do romantismo,pois é uma história realmente emocionante e trágica e mostra,principalmente ,a emoção,o excesso de sentimentalismo,que é uma característica romântica.
Já na introdução do livro o autor resume a história em apenas uma frase:"Amou,perdeu-se e morreu amando".E é realmente assim que é essa linda história de um fim muito trágico e emocionante.
Apesar da linguagem ser difícil ,eu recomendo este livro pois possui uma ótima história!
comentários(0)comente



Naiara 29/05/2013

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco
Não que eu curta muito esse estilo de livros, porém de qualquer forma, eu li Amor de perdição por causa da escola e não me arrependo ! É um romance do autor Camilo Castelo Branco Simão Botelho e Teresa Albuquerque são jovens que, apesar de suas famílias se odiarem até a morte, acabam se apaixonando. Como Romeu e Julieta? Sem dúvidas, não dá para não comparar. Mesmo nos dias de hoje, quando lemos algum "amor proibido", lembramos dos eternos sofredores. Então, eu não estava muito animada. Se matar? As pessoas daquela época não eram muito inteligentes... Por que não combinar tudo e, no final, acabar fugindo ? Ok, ok. Esqueça minha opinião, não teria história se eles seguissem isso. Obviamente, a linguagem arcaica foi uma das coisas que logo de cara já foi “barrando” a leitura , a história foi escrita dois séculos atrás e, apesar de ter algumas palavras não usadas atualmente, esse não foi o problema. Uma das coisas que o autor usava praticamente o tempo todo era o "hipérbato" e isso dificultava as coisas, porque nós raramente falamos assim . A história, em si... É boa. Na minha opinião, não tem nada de mais pra se tornar o "clássico" que se tornou, porque não foge do lugar-comum desse tipo de história (com os protagonistas morrendo no final). Mas não é ruim. Simão é um jovem que, atualmente, seria considerado um "bad boy", porque sempre está arranjando confusões e é apaixonado ao extremo por Teresa, a ponto de fazer qualquer coisa por ela. Eu não gostei muito dele, achei meio "cabeça-dura". Já Teresa é a mocinha da história... Nós a vemos menos na história do que Simão, o que eu não gostei, porque as partes com ela eram mais legais. Temos, então, o terceiro vértice desse triângulo amoroso . Mariana. Ela é, literalmente, uma pobre coitada, filha de um cara (João da Cruz) que abriga Simão quando ele vai para Viseu, a cidade onde Teresa mora . Mariana foi um dos personagens em que eu mais me conectei , o que é incrível, porque detesto essas personagens que põem tudo na frente de si mesma para a felicidade do amor. Foi uma leitura diferente, acima de tudo. Fugiu das coisas que normalmente leio e foi bom.
comentários(0)comente



David 29/05/2013

Amores Impossíveis

Amores Impossíveis
A obra tem como complicação o fato das famílias Botelho e Albuquerque serem rivais e pelos costumes de época, como “o Casamento arranjado”; A obra do famoso escritor português Camilo Castelo Branco, pode ser considerada como suas próprias aventuras no amor, pelo acaso dele ter tido uma vida amorosa bastante conturbada. A historia pode ser resumida em uma frase:
“AMOU, PERDEU, E MORREU AMANDO”.
Ou seja, a historia traz uma carga emoção, luta e suspense que rodeia esse amor.
Século XIX, Viseu, Teresa e Simão são vizinhos, quando começa o romance, pela janela de seus quartos eles se comunicam, e começa a alimentar aquela paixão devastadora, o problema é que os pais deles descobrem, e o pai de Simão (Domingos José Correia Botelho de Mesquita e Menezes), manda-o para Coimbra; e o pai de Teresa indignado com a descoberta, tenta apressar ao máximo o casamento prometido ao primo Baltasar Coutinho, ou a mandaria para um convento, a segunda opção foi à medida obtida pelo pai da moça, pelo fato dela não aceita o casamento.
Teresa levou consigo papel e tinta, e foi assim que Simão e Teresa passaram a se comunicar, por cartas, com ajuda de Mariana e de uma Mendiga.
Simão já de volta a Viseu abrigou-se na casa de João da Cruz, o ferrador, o senhor o hospeda com grande prazer; Lembra-se da Mariana? Então, ela é filha de João da Cruz, que passa a cuidar do hospede, e que acaba se apaixonando por ele, mas sabendo dos sentimentos dele por Teresa, não alimentava se quer uma migalha de esperança desse amor ser correspondido.
Ela tem um ato um tanto quanto inusitado, ela passa a ajuda-lo com Teresa, apesar de tudo que sentirá por ele, ela queria o ver feliz.
No convento Teresa se depara com um cenário que nunca esperará, Ela tem conviver com freiras fofoqueiras e maldosas. Então seu pai a troca do convento onde estava para outro, onde sua tia era freira.
Escondido de Mariana e João, Simão vai ao convento, então ha o “grande conflito”, Simão e Baltasar, frente a frente, sentimentos de raiva, vingança, honra todos a flor da pele. Depois de uma grande discussão o final é trágico, Baltasar acaba morto com um tiro na cabeça.
Simão é condenado a dez anos de prisão em Portugal ou exila cão na África. Teresa o pede que escolha ficar preso em Portugal, com medo de se ele fosse para a África nunca mais eles se vissem.
Nos capítulos finais é muito triste, Teresa morre Simão também e Mariana se atira ao mar.
Em minha opinião é um livro bem cansativo, pois é uma obra com vocabulário difícil e requer muita atenção e paciência.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joyce 29/05/2013

Um romance proibido

“Amor de perdição”, é uma obra do autor Camilo Castelo Branco, esse é o romance mais famoso do autor, que foi inspirada na peça “Romeu e Julieta” de Shakespeare.
O livro conta a história que se passa em Viseu, de dois jovens(Simão Botelho e Teresa de Albuquerque) que se apaixonam, após se olharem pela janela, mas eles não podem ficar juntos pois as suas famílias se odeiam. Tadeu de Albuquerque, o pai de Teresa, após descobrir que sua filha estava apaixonada pelo filho do seu rival decidiu que ela iria se casar com o seu primo, Baltasar Coutinho, mas Teresa se recusou a se casar com o seu primo, pois amava Simão. Simão foi estuda em Coimbra. Teresa e Simão se falam por cartas, ate que Teresa conta a Simão que seu pai, Tadeu, irá coloca-la em um convento, então Simão volta para Viseu e se hospeda na casa de João da Cruz, que após uma emboscada tramada por Baltazar, Simão acaba levando um tiro de raspão e recebe os cuidados de Mariana, filha de João da Cruz, que ao ver o rapaz se apaixona. Mesmo Teresa estando no convento, eles ainda se falavam. Teresa falou para Simão para que ele voltasse para Coimbra, e que ela iria para outro convento, mas Simão foi ao seu encontro e lá estava Tadeu, Baltazar e as irmãs de Baltazar, e foi ai que Simão deu um tiro na cabeça de Baltazar. Simão foi preso , o pai de Simão, Domingos Botelho, era corregedor e resolveu que não iria ajudar o seu filho, que Simão deveria pagar pelo o que ele fez, Mariana fazia companhia e cuidava de Simão na cadeia, Mariana era quem levava as cartas de Simão para Teresa. Simão foi condenado a forca e seu pai ainda não queria ajuda-lo, os familiares de Simão pediram para Domingos que ajudasse Simão ate que um tio de Simão conseguiu convence-lo e Simão não foi enforcado, ele só ficou preso. Após a morte de Teresa, Simão lê as cartas de Teresa e morre, e é lançado ao mar junto com as cartas, Mariana de tanto amor a Simão se lança ao mar, causando a sua morte.
Eu gostei da historia em si, pois fala de um amor verdadeiro, puro, mas uma coisa que eu não gostei foi a linguagem, pois não facilita na leitura, mas de resto eu gostei bastante
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gii Oliveira 29/05/2013

O amor e suas barreiras (Amor de Perdição)

Camilo Castelo Branco , Romancista, poeta, dramaturgo ou historiador literário português considerado modelo da língua literária de sua época principalmente como romancista, criou em 18861 durante apenas 15 dias , Amor de perdição , uma de suas obras mais famosas que se passa no século XIX em Portugal .
O romance conta a história de dois jovens que moravam em Viseu e eram vizinhos ,Simão Botelho e Teresa Albuquerque , as famílias por sua vez não aceitavam o romance dos dois e queriam impedir de qualquer maneira um relacionamento entre eles.
Tadeu de Albuquerque, pai de Teresa, ao descobrir o romance, trata de prometer a mão de sua filha a seu sobrinho Baltasar Coutinho. No entanto, a moça rejeita o pretendente , gerando assim uma grande confusão ; pois Baltasar se sentiu ofendido por isso, unindo –se ao pai de Teresa com intuito de coloca-lá em um convento. Mas isso não foi motivo para destruir os laços , Teresa relatava por cartas à Simão tudo o q estava acontecendo , então Simão decide resgatar sua amada , ficando escondido na casa de João da cruz, com ajuda do ferreiro e de sua filha Mariana que com o tempo também se apaixonara por Simão . No meio de tanto reboliço Teresa e Simão resolvem se encontrar quando são surpreendidos pela presença de Baltasar e na tentativa de salvar sua amada acaba o matando.
Simão é preso jurado a pagar sua sentença com uma forca e vai pra Índia , Teresa diante de toda essa situação acaba indo para o convento e Mariana se mata de desgosto por perder seu amado.
Até onde somos capazes de chegar pelo amor de nossas vidas ? A obra me chamou muito atenção por relatar uma ocasião na qual eu também já passei , tive algumas dificuldades com a leitura por ser um pouco complexa; confesso que não me senti muito entusiasmada no início, mas depois acabei me envolvendo profundamente .
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dani Guimarães 29/05/2013

Romance Proibido

Amor de perdição, obra do famoso escritor português Camilo Castelo Branco, foi inspirado pelas suas próprias aventuras amorosas. Um verdadeiro clichê de Romeu e Julieta de Willian Shakespeare, o livro traz uma história envolvente e emocionante, com certa ação e suspense de dois apaixonados- Simão Botelho e Teresa Albuquerque que lutam pelo amor quase impossível, cujo principal obstáculo desse romance é as famílias que são rivais (Botelho e Albuquerque).

A história se passa no século XIX em Viseu. Simão apaixona-se por Teresa Albuquerque, sua vizinha que através da janela de seus quartos, se comunicam e trocam juras de amor. Os pais acabam descobrindo o romance e Domingos José Correia Botelho de Mesquita e Meneses (sobrenome pequeno?) manda seu filho para Coimbra e Tadeu Albuquerque, pai de Teresa, fica furioso a ponto de querer casá-la quanto antes com seu primo Baltasar Coutinho ou mandaria para um convento. Teresa rejeita o casamento e é obrigada a ir para um convento.

Tempo depois Simão volta para Viseu e abriga-se na casa de um ferrador, João da Cruz. O homem o hospeda e declara um servo fiel. João tinha uma filha, chamada Mariana, ela se empenha em cuidar do hospede e começa a ama-lo. Um amor que jamais seria correspondido.

Teresa foi levada a um convento e secretamente leva junto tinteiro e papel. A partir daí Simão e Teresa se comunicam somente através de cartas com a ajuda de uma mendiga e Mariana. Teresa encontra freiras fofoqueiras e maldosas. Tadeu resolve troca-la de convento, onde a tia dela era freira, sabendo disso, Simão escondido de João e Mariana vai ao convento, e numa tentativa de tirá-la do convento, acaba discutindo e matando Baltazar. Simão vai preso e João da Cruz e Mariana terminam cuidando dele, procurando estar sempre ao seu lado.

Daí em diante a historia fica triste. Não vou contar os capítulos finais mais vale muito a pena ler... Pude perceber que naquela época a sociedade era vista de forma critica, Camilo mostra muito a questão do casamento por encomenda por acordo financeiro. Mas não gostei muito da obra, tive muitas dificuldades para entender os primeiros capítulos e algumas palavras, a escrita também é muito cansativa, requer muita paciência e atenção embora ser um livro pequeno. Indico para quem gosta desse tipo de leitura.
comentários(0)comente



Andressa 29/05/2013

Amor Proibido
A obra "Amor de Perdição" é de uma coleção clássicos da Língua Portuguesa, do autor Camilo Castelo Branco está muito interligada ao romance Romeu e Julieta. Conta uma história de um amor proibido de dois jovens, por conta de suas famílias se odiarem. Começando assim: "Em Vila Real, nasceu uma família chamada Botelho, uma família muito respeitada e importante. Está família foi morar em Viseu, por conta que Domingos Botelho exercia seu cargo de corregedor. D.Rita e Domingos eram casados, tinham três filhos, Manuel que era o mais velho, Simão que era o do meio e a irmã mais nova que tinha o mesmo nome que a mãe.
A família Botelho, tinha como vizinhos a família Albuquerque uma família também muito respeitada e importante, Tadeu Albuquerque, que era o pai de Teresa. Por motivos do passado, as duas famílias não se aceitavam e então não havia diálogos entre elas.
Certo dia Simão estava em seu quarto, quando olhou para fora e avistou uma linda menina debruçada na janela da casa vizinha, era Teresa, ele a amou desde a primeira vez que a viu e o mesmo aconteceu com ela. E então os dois jovens, acabam que se apaixonando, porém sabem que não podem permanecerem juntos por conta de seus familiares, mas mesmo assim eles se encontravam todos os dias nas janelas dos seus quartos sem ninguém saber , e faziam juras de amor.
E então o pai de Teresa pegou ela conversando com o Simão, e ficou muito bravo, até que disse que a mandaria para um convento, pois seu pai já havia dito que a casaria com seu primo Baltasar mas ela nunca quis e a pessoa na qual ela tem um sentimento forte e Simão. E logo Simão ficou sabendo do casamento de Teresa com Baltasar e veio para Viseu. Queria ele uma vingança contra Baltasar, que queria o mesmo de Simão. Simão armou um plano com o criado de seu pai, João da Cruz, eles queriam assustar Baltasar e seus capangas.Encontraram-se então de madrugada em uma rua escura e começaram a discutir e brigar, e o que seria apenas um susto acabou virando tragédia e Simão mata Baltasar e vai preso, e Teresa vai para o convento." Será que Simão sairá da cadeia ...

Ao meu ponto de vista está e uma história boa, mas não gostei tanto da história pois são muitas tragédias e muitas proibições. Mas pra quem gosta é bacana. Eu indico pra quem gosta deste tipo de leitura, mais quem não gosta acho melhor ler algo menos tragico.

Andressa 2ºA
comentários(0)comente



Gabriel 28/05/2013

Final Trágico
O livro amor de perdição é uma grande obra literária, escrita pelo famoso escritor, Camilo Castelo Branco. Foi o primeiro escritor da língua portuguesa a viver da sua literatura, Camilo teve uma vida muito agitada, sendo assim muitas vezes sua vida serviu de inspiração para suas obras.
Voltando á obra amor de perdição, ela se passa em Portugal no século XIX, conta a historia de dois adolescentes que são vizinhos em Viseu, que se apaixonam, Simão Botelho e Tereza de Albuquerque, o amor dos dois teria tudo para dar certo se não fossem as brigas que tinham entre as duas famílias, entre o pai de Tereza, Tadeu de Albuquerque e o pai de Simão, Domingos Botelho. Ambos não permitiam esse amor que um sentia pelo outro, Simão mudou muito seu comportamento pelo amor de Tereza, ficou mais responsável e mais disciplinado, mas não adiantara de nada, o amor entre os dois só tinha a piorar quando o pai de Tereza, Tadeu Albuquerque descobriu o romance entre os dois. Ele, inconformado com a situação deu duas escolhas a sua filha Tereza, casar-se com seu primo Baltasar ou ir para um convento, Tereza desesperada escreve para seu amado, falando sobre sua situação, então Simão parte para Viseu, ficando escondido na casa do ferreiro João da Cruz, que tem uma filha chamada Mariana, que com o tempo também se apaixona por Simão, com todo esse caos os dois jovens decidem se encontrar, mas Simão não contava que o primo de Tereza, Baltazar sabia desse encontro, então Baltazar faz uma armação para Simão que no final sai machucado. O pai de Tereza nada satisfeito com a filha que não queria casar com o primo Baltazar, resolve mandar ela para o convento, Simão vê sua amada sendo levada e então tenta resgata-la, mas Baltazar nada contente tenta agredir Simão que por fim acaba matando Baltazar, Simão vai preso e Tereza vai para o convento.
Simão vai ver Tereza novamente ? É o fim do amor inexplicável entre os dois ? Agora Mariana terá chances com Simão ? A obra em si é muito boa, fala sobre o amor verdadeiro e até que limites o amor é capaz de chegar para ficar ao lado de quem se ama, tirando que é muito dramática e sentimentalista, não só as cartas de Simão e Tereza, mas como o livro todo fala sobre a liberdade de amar, mas que por fim acaba terminando em desgraça.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vivi 27/05/2013

Um triste fim
O livro de Amor de Perdição de Camilo Castelo branco, trata-se de uma triste historia de amor entre Simão Botelho é Teresa Albuquerque, um namoro proibido por causa de rixas de sua famílias.

A obstinação de Teresa, mantendo-se fiel a Simão, não cedendo á insistência de seu pai, Tadeu de Albuquerque em casa com Baltasar Coutinho. Por outro lado Simão estudando em Coimbra regressa a Viseu resolvendo a resgatar a amada, mantida num convento, de castigo por causa de sua teimosia. Simão que não conta com o apoio de sua família, mantem-se escondido na casa de João da cruz, contando com a cumplicidades do ferreiro e de sua filha Mariana. Mariana apaixona-se pelo hospede, que o auxilia de todas as formas no sentido que se comunique com a amada Teresa Albuquerque.

Baltasar provocar Simão com palavra é no meio dessa confusão Simão perde a cabeça é o mata com um tiro ele se nega a fugir é acaba sendo preso. Na sua relação com Teresa que também mantida enclausurada no convento, Simão se ver em desespero ao receber sua condenação a morte (forca), é sempre tendo ao seu lado sua fiel companheira Mariana. O pai de Simão se nega a auxiliar o seu próprio filho. Que só faz isso tardiamente quando então consegue comutação de pena a um degredo a índia. O final trágico dá-se quando Teresa assiste do mirante do convento á passagem do navio que levava o seu grande amor, que por causa disso Teresa vem a falecer, Simão ao saber também não resiste a dor da perda de seu amor e vem a morrer ainda no navio, Mariana não suporta ver Simão morto é se suicida-se abraçada com o cadáver do jovem, já lançado ao mar é junto com eles todas as cartas.

As carta mandada por Simão a Teresa é chegada formas incrível uma hora por mendigos, a amiga de mariana é as vezes pelo o próprio João da cruz sempre mariana mantinha um meio de comunicação entre Teresa e Simão. Uma coisa muito interessante era esse ´´triangulo´´ amoroso entre Simão, mariana é Teresa. Simão sabia do amor de mariana, mas fingia não notá-lo é por outro lado mariana não conseguia sentir raiva de sua rival Teresa de Albuquerque, pois creio que se ela visse Simão feliz ela estava feliz também.
comentários(0)comente



Elaine 27/05/2013

Amor de Perdição
Obra Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco , a historia acontece em Portugal , no século XIX e fala do amor de dois adolescentes Simão Botelho e Teresa de Albuquerque , que eram vizinhos em Viseu. Os pais de Simão e de Tereza não se gostavam . Domingos Botelho pai de Simão não aceitou os interesses de de Tadeu de Albuquerque que é o pai de Tereza. Para completar Simão era muito impaciente e havia arrumado confusão e dois empregados de Tadeu ficaram machucados. E os pais descobrem o namoro .Com apenas 16 anos o amor dos dois fez com que Simão se transformasse , o menino ficou mais estudioso , esforçado e mais responsável .
Mais isso não adiantou , o pai de Tereza forçou a menina a escolher se iria casar com seu primo Baltasar ou se ia pro convento. Sem saber oque fazer ela escreve uma carta pra simão que estava em Coimbra estudando . Simão volta pra Viseu rapidamente e vai morar na casa de um conhecido João da Cruz , que a filha se apaixona por Simão . Assim , Simão tenta se encontrar com Tereza mais Baltasar descobre e faz uma armadilha em que Simão sai ferido .
Tereza não aceita se casar com Baltasar e então Tadeu diz que a unica solução é mandala para o convento , mas Simão não desiste e tenta tirar a menina de la quando Tadeu e Baltasar organizam uma viagem para levar Tereza para um convento mais distante . Nessa tentativa de salvar Tereza , Baltasar tenta agredi-lo mais acaba morrendo . E assim Simão foi preso e Tereza vai para o convento . João da Cruz se oferece para ajuda-lo a fugir da prisão , mas ele não aceita .
Simão condenado a forca , é enviado para a Índia , quando ele esta prestes a viajar Tereza pede que a coloquem no mirante do convento para ver o navio que levara seu amor para longe . Depois de acenar dizendo adeus ela acaba morrendo . No meio da viagem Mariana filha de João da Cruz acompanha Simão e mostra a ultima carta de Tereza. Ele fica sabendo da morte de Tereza e fica doente e acaba morrendo . Na manhã seguinte , jogam seu corpo no mar . Mariana não suporta a perda e se joga no mar se matando abraçada ao corpo de Simão .
É uma obra linda que contem bastante ação e suspense , as palavras dificultam um pouco a leitura mais e uma bela historia. Achei muito interessante o amor proibido entre Tereza e Simão , as rivalidades das famílias , a morte do primo de Tereza . . . Uma leitura maravilhosa , eu recomendo !
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



468 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR