thauane alf 04/05/2023
?| Amor de perdição
Teresa Albuquerque, filha de Tadeu Albuquerque é apaixonada por Simão, filho de Domingos Botelho. Suas famílias, vizinhas em Viseu, se odeiam. Os pais não aprovam o relacionamento do casal por diversas intrigas familiares.
Simão vai estudar fora da cidade, em Coimbra, mas enquanto ele está lá, Tadeu faz de tudo para casar sua filha com um primo, Baltasar Coutinho. Em comunicação por cartas, Teresa avisa Simão dos planos do primo e do pai, o que faz com que ele volte correndo para sua amada.
Simão fica hospedado na casa de João da Cruz, um ferreiro de Viseu que devia um favor a seu pai, e que agora faz de tudo para ajudá-lo. Nisso, Simão e Teresa fazem planos para se verem, fugirem e viverem juntos, mas isso não dá certo.
Em um encontro noturno onde toda a família de Teresa está reunida, o primo Baltasar percebe a saída de Teresa para encontrar o amado e prepara homens para a próxima noite, que seria o dia em que os dois iriam fugir. Na próxima noite, Simão vem acompanhado para resgatar Teresa, mas os homens de Baltasar Coutinho não dão conta e Simão acaba matando o primo.
Simão a partir dali passa a ser uma ameaça à Teresa e Tadeu resolve levá-la a um convento em Porto, mesma cidade onde Simão está preso. Mariana, filha de João da Cruz, vai acompanhar o rapaz até o Porto e resolve morar lá com ele, pois é completamente apaixonada por Simão.
Ao saber de todas as ameaças e possíveis penas que Simão pode sofrer pelo assassinato de Baltasar Coutinho, Teresa lá do convento passa a sofrer muito e seus dias estão praticamente contados.
Por fim, Simão é encaminhado a um outro país para cumprir pena, acompanhado de Mariana, a mulher que é apaixonada por ele mas que ele nunca poderá amar. Na despedida, quando Simão está a caminho do Porto, Teresa está lhe avistando, acenando para se despedirem. Teresa falece logo após se despedir de Simão e ele morre logo após no navio, por conta de uma forte febre. Mariana se joga no mar junto ao corpo do seu amado.
Na minha opinião, apesar de possuir uma escrita um pouco complicada e algumas palavras que dificultavam o entendimento da história, é um ótimo livro. Um romance antigo bem clichê, o clássico amor proibido que dá pra imaginar o final.
Vale a pena ler.