Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Denise Ximenes 30/04/2023

O apóstolo Paulo explica!
Uma história que ilustra com fidelidade a proposta do Romantismo: o amor vivido intensamente, como objetivo principal da vida e, exatamente por isso, levado às últimas consequências. Um romance digno da obra shakespeareana!

O enredo diz muito sobre o autor. Aspectos de sua vida ali estão, sutilmente, retratados: relações ilícitas, parte da ambientação em um mosteiro, a prisão e o suicídio. Para enxergar isso, vale uma leitura atenta do epílogo e da cronologia da vida de Castelo Branco.

Termino estas palavras ousando: o resumo de Amor de Perdição pode ser traduzido por Paulo, em I Coríntios 13: "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Recomendo para leitores mais experientes. A linguagem é um desafio!
comentários(0)comente



Anafl28 12/04/2023

Amor de perdição vai contar a história de Simão e Teresa que viviam um romance proibido, já que as famílias deles se odiavam. Tendo pequenas semelhanças com Romeu e Julieta. A escrita é um pouco complexa e a história não me cativou muito, esses fatores dificultaram a minha conclusão do livro
comentários(0)comente



Yas 03/04/2023

Um dos poucos clássicos que consegui ler até o fim e gostei. Apesar da escrita ser bem antiga e difícil, a partir de mais ou menos 30% do livro a história fica envolvente e gera curiosidade. Gostei!
comentários(0)comente



LAvia 27/03/2023

Amor estranho amor
Só gostei perto do fim, tive muita dificuldade em continuar no início.
Fala de um amor que não consigo entender, amor que leva a destruição de muitas vidas, de afastamento da família e isso tudo em pessoas tão jovens, apenas 17 anos. Sei que foi outro momento, mas foi demais para mim.
comentários(0)comente



Juliano.Ramos 26/03/2023

Uma cópia insossado Romeu e Julieta, só muda a tragedia no final. Mas as ideias são as mesmas, das brigas entre famílias e amores impossíveis, as tramas são as mesmas...
comentários(0)comente



Maia 23/03/2023

Clássicos da literatura portuguesa
Naturalmente quem estuda em Portugal sabe que "Amor de Perdição" é um clássico, escrito em 15 dias e uma suposta sugestão biográfica do autor. Por isto e pelo romance está claro que é um livro muito bom, tudo desde os detalhes à história em si é cativante e apaixonante. Adorei e recomendo
comentários(0)comente



mariihreis 22/03/2023

Não foi uma leitura fluida, tanto por causa da linguagem quanto pelo tema. Gosto do romantismo, mas confesso que às vezes prefiro a teoria porque a literatura é exageradamente dramática. Para mim, o livro só foi ficar legal após a página 50, mas depois a leitura volta a ficar lenta. Enfim, não é um livro que recomendo. Só terminei a leitura porque de fato algumas situações me trouxeram inspiração para o livro que estou terminando de escrever.
comentários(0)comente



Ramos 11/03/2023

Amor de Perdição
Não achava que ia gostar, mas estou a adorar. Não é um livro "seca"; ou seja, não é um livro em que se lê, lê, lê e parece que não aconteceu nada. Neste livro Camilo mostra uma escrita dinâmica, na qual o foco são as ações e os sentimentos das personagens. Com isto, Camilo pode ter momentos de "pausa" entre as ações, nas quais comenta a ação como narrador-autor, sem que aborreça o leitor. Desta forma, o leitor consegue absorver melhor as suas reações e comentários, tornando-as até agradáveis, sem arruinar também o seguimento da ação.
comentários(0)comente



beatriz 03/03/2023

Europeus me assustam
Achei muito doido ser uma história verídica, antigamente tudo era tão dramático, é algo bonito de se ver na literatura mas se eu vivesse aquilo eu ia enlouquecer
comentários(0)comente



Gica Brombini 01/03/2023

" - Estou mais livre que nunca. A liberdade do coração é tudo."
"Enlevo e susto em corações que se estréiam na comédia humana são sentimento congeniais."
Meu Deus, que experiência maravilhosa! Eu nunca imaginei que poderia gostar tanto de "Amor de Peridção".
Depois de semestre atrás de semestre tendo aula com o mesmo professor na matéria de Literatura Portuguesa, nunca achei que iria me interessar genuinamente pelas obras apresentadas dentro desse conteúdo. Felizmente, no segundo semestre no terceiro ano de Letras Vernáculas, um milagre ocorreu, e uma nova professora assumiu essa matéria.
A primeira obra que lemos foi esta, "Amor de Perdição", e não achei que me apegaria tanto a essa história. A escrita é maravilhosa e impecável, e as sátiras e críticas, o tom irônico do narrador, que se soma ao contexto de produção e das próprias vivências do autor, Camilo Castelo Branco como escritor português são exelentes.
A leitura pode ser um pouco difícil ou até massante para quem não está acostumado a ler clássicos, e a narrativa pode ser pouco imapctante ou relevante quanto seria para alguns leitores do séxulo XIX (1800), mas eu devo frisar que, se você está na área da Literatura, esta é uma leitura obrigatória.
Eu compreende que, para mim, a experiência pessoal de ler um clássico sempre se torna mais relevante combinado aos meus estudos teóricos e históricos. Por vezes, a leitura pode não ter aspectos de interesse para mim como leitora comum, mas que, olhando do ponto de vista acadêmico, muitas coisa se transforma e cresce para mim.
Aqui, ambas as coisas aconteceram. Mesmo lendo como análise, fazendo marcações a respeito de pontos de estética ou técnica específicas de escrita e criação narrativa, consegui me conectar muito com alguns personagens, e ainda me deliciar com o dessenrolar dos dramas aqui enfrentados. Cada final de capítulo me levava ao próximo e assim por diante.
Teresa e Mariana são maravilhosas protagonistas femininas e que, por muitas vezes, contrapoem os padrãos estabelecidos para as "mocinhas" de romances românticos (atenção, me refiro aqui as obras narrativas produzidas no período literário do romantismo). Por outro lado, apesar de não ter me apegado pessoalmente ao Simão, é impossível não admirar sua crianção que vai contra aos ideais de um herói romantico, pois suas ações pendem muito mais aos impulsos humanos de ciúmes e agressividade, que fojem do esteriótipo do cavalheiro perfeito ou "príncipe encantado". Apesar de ainda ser explorado auqi, um foco narrativo pautado em amores inalcançáveis, as desenvolturas de enredo e dos personagens secudários começam a ser muito mais exploradas, o que nos aproxima de um senso de humanidade em relação aos protagonistas. As "brincadeiras" feitas pelo próprio autor através de um narrador que se comunica diretamete as leitoras da época também contribui para essa ideia de proximidade com a realidade e com os comentários ácidos que criticam os modelos romanescos que vieram anteriormente a obra de Castelo Branco.
Uma experiência extraordinária!
comentários(0)comente



Natasha 28/02/2023

Um verdadeiro romance
Um romance em si no gênero porquê na história é tragédia, não tinha muito interesse no livro mas cada reviravolta é emocionante de se ler.
comentários(0)comente



Giuliany.Queiroz 28/02/2023

Um lindo romance trágico
O que posso dizer desta obra maravilhosa? Não é a toa que Amor de Perdição é considerada uma das mais importantes obras durante a fase do Romantismo cá em Portugal. Camilo Castelo Branco escreveu este livro em 15 dias enquanto estava preso na Cadeia da Relação, Porto. Poucos sabem, mas o protagonista, tal como outras personagens, existiram. Acontece que Simão Botelho era tio do escritor. O romance trágico, que ficou conhecido como imitação portuguesa de Romeu e Julieta, possui uma narração linda e um vocabulário bem rico, mas nada tão complicado. Como é de se esperar, me emocionei com a perda de algumas personagens. Porém, para ser sincera, o casal principal não me agradou muito, as personagens não possuem química e a Teresa é pouco participativa e digamos que um pouco "sem sal", ao contrário de Mariana, amiga confidente de Simão. Na minha opinião, Mariana se destaca mais do que a própria protagonista, sem contar que ela e Simão dariam um perfeito casal.
Recomendo com certeza essa obra prima, uma leitura cheia de emoções.
comentários(0)comente



Duda 27/02/2023

Li esse livro há um tempo, mas a história ficou extremamente marcada em minha memória. É um amor extremo, angustiante, e completamente marcado pela melancolia do mal do século. Quem gosta de Goethe vai gostar de Camilo Castelo Branco.
comentários(0)comente



Michela Wakami 21/02/2023

Já estou com saudades dos personagens, amei demais acompanhar essa tragédia romântica.
Simão, Teresa, João da Cruz e Mariana conquistaram meu coração.
Se você gosta de uma história sofrida, não deixe de ler esse grande clássico da literatura portuguesa.
comentários(0)comente



Cristiana.Teodoro 18/02/2023

Clássico português
Está história de amor é um clássico português muito complexo, porque eles são vizinhos e a escrita é uma grande obra porque obriga-nos a ter atenção a certos pormenores e a descartar outros que apesar de lá estar, não são necessários.
É uma grande confusão desde o primeiro momento e aconselho a lerem com muito cuidado porque tem muitos momentos "chatos", mas o amor que encontramos aqui é muito forte porque apesar dela ir para o Convento, eles não desistem um do outro.
Levam o seu tempo e passam por muitos obstáculos até conseguirem viver o seu amor, mas deve ser lido.
comentários(0)comente



468 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR