Amor de Perdição (eBook)

Amor de Perdição (eBook) Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Rafa 14/11/2024

O livro tem uma linguagem nada rebuscada para um publicação de 1862 em portugal. É romantismo nas últimas consequências e isso significa um exagero bem grande dos personagens. Malditos homens cabeça dura.
comentários(0)comente



Monique 13/11/2024

Já conhecia a história, mas gostei muito da leitura, apesar de todo o drama da narrativa. A linguagem é bem tranquila e o livro é cheio de detalhes sutis que uma leitura rápida não pega, mas ainda assim é legal.
comentários(0)comente



mel.23 08/11/2024

Obra prima da literatura portuguesa.
Não me lembro de me envolver, muito menos de sofrer tanto como sofri a ler este livro.

Camilo Castelo Branco conta a história de vida do seu tio paterno, Simão Botelho, que esteve preso na mesmo cadeia, escrevendo um dos mais românticos e destruidores de todos os tempos em apenas 15 dias.

Simão e Teresa (tal e qual Romeu e Julieta) vêm de famílias rivais, mas são perdidamente apaixonados um pelo outro. No meio de sentimentos, traições e muitas cartas de amor, os dois apaixonados tem de enfrentar os obstáculos colocados pela família e pela sociedade crítica e corrupta da época de 1801.

Nota de leitora: eu desidratei completamente a ler este livro, fiquei doente de verdade após ler isto, se o Camilo Castelo Branco fosse vivo ia pagar a minha terapia. Recomendo se querem uma ótima, mas dolorosa experiência, mas não recomendo se são sensíveis e dados ao sofrimento.
comentários(0)comente



leticia2513 20/10/2024

Amor e Perdição é bom para quem lê a muito tempo e é avançado, pois como é em português de Portugal a muitas palavras difíceis de se entender. No entanto, é bom pelo plot
comentários(0)comente



Iasmin 13/10/2024

É isso ai
Um livro que com certeza não nega que foi escrito na época do romantismokkkk Bem dramático, um amor muito forte e tragédia.
Não gostei muito da leitura por essas características kkkk aí muito difícil de engolir esse amor todo e pior foi ver a coitada da Mariana definhar( nem é protagonista coitada) a linguagem foi difícil de acompanhar toda hora eu tinha que pesquisar alguma palavra. Valeu a experiência de ler alho de um autor clássico.
comentários(0)comente



gduda 01/10/2024

Novela das 21h
Li essa obra para uma disciplina da faculdade mas ela me interessou muito mais do que eu esperava, a leitura foi fluída e muito envolvente. O narrador me prendeu de uma forma que não conseguia parar de ler, queria continuar para saber o que ia acontecer a cada página pois, como coloquei no título da resenha, esse romance parece uma novela das 21h, daquelas cheia de confusões e momentos inesperados. 4 estrelas porque, apesar de envolvente, não é nada absurdo que tenha me tocado profundamente.
comentários(0)comente



Lara.Ayumi 12/09/2024

Ele é um livro bastante difícil de ser ler, usando um português bem difícil, mas se você forçar bastante, consegue entender a história. é bom ler ele antes de fazer o vestibular porque pode ser que sim que ele caia nas provas. o final do livro é bem trágico o que me deixou um pouco desapontada
comentários(0)comente



Ricardo1921 04/09/2024

Amei esse livro
O inicio do livro foi bem arrastado, pois li até o capitulo nove e hoje procurei o resumo na internet. Mas a premissa da história tem influência de Romeu e Julieta de William Shakespeare, A historia começa narrando o inicio da familia Castelo Branco Botelho. Mas pra frente, eu conheci o protagonista Simão Antonio Botelho e logo em seguida a protagonista Teresa de Albuquerque. Portanto ao decorrer da leitura, eu gostei bastante.

Minha avaliação é de quatro estrelas.
comentários(0)comente



Comenta Livros 03/09/2024

Muito bom
Um amor exagerado como tinha que ser na época trazendo vários elementos do romantismo bem narrados por Camilo com um fina trágico e uma atenção especial para a personagem Mariana,

site: https://comentalivros.com/amor-de-perdicao-camilo-castelo-branco/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sarah587 06/08/2024

Gostei muito da história e de como o amor deles foi retratado. Definitivamente o puro romantismo. O livro é bem interessante e bem triste também, lembra romei e julieta
comentários(0)comente



Bianca 05/08/2024

Realmente uma versao lusitana de romeu e julieta, porem, o diferencial aqui é na narrativa do camilo castelo branco de contar a historia como se fosse uma grande fofoca, uma tragedia mas uma tragedia muito gostosa de ler.
comentários(0)comente



Raquel.Furchinetti 01/08/2024

A verdade! Se ela é feia para que oferecê-la em painéis ao público?
Apesar dessa linda frase contida no livro, ainda assim o autor segue mostrando-a para nós...

A verdade é feia e triste, mas emocionante.

Esse foi o primeiro livro português que eu li e é tão bonita a construção e o emprego das palavras da nossa linguagem original.

Pena que tanto perdeu-se.

Confesso que tive que consultar o dicionário diversas vezes para entender muitas palavras.

Mas mesmo com isso, a leitura foi deliciosa e escrita de modo muito poético e delicado.

Além do amor do casal principal, vemos muitas reviravoltas e personagens se perderem ao longo do caminho.

Foi um livro que me prendeu e me fez ter ao mesmo tempo empatia e raiva dos personagens.

Eu simplesmente amei e já quero ler outros livros do autor.
comentários(0)comente



@fabio_entre.livros 16/07/2024

Romeu e Julieta português
Quando a imaginação febril de um ultrarromântico junta Shakespeare com trechos verídicos da história de seus próprios antepassados, está formada a base para um clássico da literatura. Eis a fórmula de "Amor de perdição", obra que reflete muito do estilo de vida de seu autor.
Moderação, discrição e equilíbrio são conceitos estranhos a Camilo Castelo Branco, que levou uma existência pautada por escândalos e desgraças. O tom fatalista, típico do Ultrarromantismo, está perfeitamente representado neste romance que conta o também típico amor impossível entre Simão e Teresa, dois jovens separados pelo ódio imorredouro de suas respectivas famílias.
Para mim, esta é uma releitura, e posso afirmar que foi uma experiência bem mais proveitosa do que a primeira. Na época, já saturado do Romantismo, achei a obra piegas, caricata e inverossímil. Essas características permanecem visíveis na releitura, mas não de maneira tão gritante quanto da primeira vez. Talvez isto se deva ao fato de que agora eu atentei a outros aspectos do livro que me agradaram bastante, como o humor pontual (mesmo em se tratando de uma tragédia) e a presença de dois personagens coadjuvantes que são, afinal, interessantíssimos: João da Cruz e sua filha Mariana. O primeiro é responsável pela maior parte do tom humorístico do livro, com suas falas proverbiais cheias de "sabedoria rústica", mas também dotado de um senso de lealdade raras vezes visto na literatura da época. Já Mariana é uma personagem instigante: compõe o elemento sobressalente do romance, tornando-o um triângulo amoroso igualmente doloroso para ela, que não é correspondida. Porém, a falta de reciprocidade por parte do ser amado não a torna amarga ou rancorosa; justamente o contrário: ela é uma mulher forte e corajosa, e principal mediadora da correspondência entre Simão e Teresa, além de ter o mesmo nível de lealdade do pai.
Quanto ao casal protagonista, dentro das diretrizes românticas, eles são o arquétipo dos amores trágicos: Simão, impulsivo e com um código de honra ditado pelas "razões do coração"; Teresa, resistindo às pressões daqueles que querem separá-la de seu amado, preferindo o martírio e a morte a um casamento arranjado.
Para a época da publicação, foi um livro de sucesso, bem ao gosto exagerado da moda literária de então; para nós, hoje, pode soar absurdo e totalmente deslocado da realidade, mas, levando em conta a própria perspectiva de vida do autor, talvez fosse mesmo desses exageros emotivos que se compunha a realidade. Que Eça revire no túmulo.
comentários(0)comente



468 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR