Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


alanakrs 07/06/2024

A novela mexicana dos livros (amo)
Um clássico da aula de literatura do ensino médio, foi meu primeiro romance romântico. Lembro do dramalhão e da tristeza exacerbados, ótimo pra conhecer a fundo o estilo literário.
comentários(0)comente



Daai 12/06/2012

Amor de Perdição.
Amor de Perdição é uma obra que conta a história de dois jovens que apaixonam-se através da janela de seus quartos; Que estas são uma frente a outra,porém são membros de familias rivais.
Nessa obra mostra,uma visão mais ampla da sociedade daquela época.Discute-se a questão do casamento por encomenda, aquele casamento que é por dinheiro, como por exemplo na narrativa quando o pai de Tereza queria casar a filha com o primo Baltazar Coutinho, quando na verdade ela queria se casar com Simão seu verdadeiro amor. Além de Simão e Tereza, também tinha Mariana que amava Simão,vendo que não poderia ter seu amor correspondido , ela contentou-se com a amizade de Simão.Ela era filha do ferrador ,João da Cruz que também desempenha um papel muito importante na narrativa.
Essa narrativa , tem fortes emoções onde os personagens principais estão cheios de belos e nobres sentimentos.Deve-se levar em conta que a linguagem é antiga, que os personagens falam de forma popular da época, e que a visão de mundo era diferente.Apesar do desfecho trágico da narrativa , que se deu por conta dos fortes sentimentos e emoções, é uma linda história de um trio amoroso da forma mais pura.A personagem Mariana,encarnado o amor romântico ,com pureza e resignação e Tereza como mulher inacessível e idealizada.
Aconselho a leitura deste livro aos jovens ,pois é uma narrativa que ajudará muito para o entendimento do momento literário o Romantismo, que na narrativa apresenta-se na segunda geração do Romantismo.E além da história ser muito romãntica e mostrar os valores dos sentimentos, ajuda com que os jovens entendam melhor o momento literário.A obra é um exemplo da contradição romantista, e uma resposta ao racionalismo.Também aconselho para as pessoas que gostam de romance.
O autor Camilo Castelo Branco,nasceu em Lisboa ,16, de março de 1825,ficou sem mãe aos dois anos e dez anos depois sem o pai e a irmã.A vida de Camilo Castelo branco não foi fácil. Ele também se apaixona e é preso por conta dessa paixão.Há uma grande relação entre a vida do autor e suas obras. Durante quase 40 anos ele escreveu mais de duzentas e sessenta obras. DE entre vários romances e deixou um legado enorme de textos,inéditos,comédias,folhetins,poesias,ensaios ,prefácios ,traduções e cartas.Amor de Perdição foi a melhor obra que ele fez.

Daiane Alves Passos Escola EE.Profª Mª
Petronila L.M.Monteiro.
comentários(0)comente



Loanfi 06/05/2024

Gostei!
Foi muito interessante ler essa versão portuguesa de Romeu e Julieta. O livro é, de certa forma, previsível. Porém adorei perceber a forma que ele me fisgou. Eu sofri e fiquei esperançosa junto com os personagens.

Minha única ressalva é em relação a uma personagem. Mariana, desde o início, não me agradou. Para mim, ela parecia querer se inserir em uma história que não lhe pertencia. Fiquei insatisfeita com a atenção que ela recebeu no livro.

Todavia, entendo que trata-se de um livro baseado em fatos reais. Dessa forma, só tenho a dizer: "Mariana, supera! Você é a única causadora do seu sofrimento."

"É indispensável que te refaças de ânimo para te não assustarem os arrojos da minha paixão. És minha! Não sei de que me serve a vida, se a não sacrificar a salvar-te. Creio em ti, Teresa, creio. Ser-me-ás fiel na vida e na morte. Não sofras com paciência; luta com heroísmo. A submissão é uma ignomínia quando o poder paternal é uma afronta."
comentários(0)comente



Loira 13/06/2012

Amou, perdeu-se, morreu amando.
O livro “Amor de Perdição” conta uma triste e comovente historia, onde ocorre um trágico acontecimento com um dos personagens e tudo em nome do amor. Esta é uma obra de Camilo Castelo Branco, onde se passa a historia de um rapaz e duas jovens, o rapaz chamado Simão e as moças Tereza e Mariana, Simão é um jovem apaixonado por Tereza, e ela também é apaixonada por ele, mas existe um contratempo, por causa da família deles, não pode existir amor entre eles, afinal as famílias não se davam nada bem. Então, Simão conhece uma garota chamada Mariana, eles se dão muito bem, até o ponto de Simão considera-la como uma irmã, mas ela não o vê desse jeito. Ela se apaixona por ele, mas mesmo assim não o atrapalha com o seu grande amor por Tereza e sim continua o ajudando, porem ela queria a felicidade do amor dela. E um dos momentos da “novela” acontece uma fatalidade, Simão mata o primo de Tereza, chamado Baltazar em uma briga onde um ofende o outro e Simão não se segura e parte para cima dele, e com a consequência acaba sendo preso. Depois de um tempo ele acaba ficando doente e morre Tereza também acaba se deixando morrer e quem sobra Mariana, que acaba se matando literalmente louca por amor. O que percebemos desse Romance é que ele é muito comovente, entre poucos fatos de alegrias e onde um simples momento se da o rumo trágico de toda a história, embora seja um livro muito interessante e diferente de ler, é recomendável.
comentários(0)comente



Mark 18/06/2012

Perdidos por amor
Simão um dos cinco filhos do corregedor Domingos Botelho, residentes de Viseu, estudava em Coimbra até o momento que se envolveu em confusão e foi preso. De volta para casa ele conhece Teresa Albuquerque, sua vizinha e filha de Tadeu Albuquerque rival de seu pai. Moça pela a qual ele se apaixona perdidamente e é correspondido, após os dois serem descoberto por esse amor Simão é mandado de volta para Coimbra e Tereza recebe duas propostas casar- se com seu primo ou ir para o Convento que é a decisão que ela toma. Com a grande distancia que os mantêm separados eles conversam por cartas, cartas na qual Mariana filha de João da Cruz ajuda a entregar a Tereza. Mariana por sua vez apaixona- se por Simão, mesmo sabendo que jamais terá o seu amor, Simão Cria um grande laço de amizade entre eles.
Simão então resolve raptar Tereza, Baltasar Primo de Tereza que seu pai queria que ela se casa- se com ela, acaba sendo morto por Simão que se entrega a Policia. Onde é condenado à forca. Simão é enviado para Índia.
Após sua dispidida Tereza acaba não aquentando e morre, quando fica sabendo da morte de sua amada, Simão fica com uma febre mortal e acaba morrendo. Mariana sofrendo pela morte de Simão se lança ao mar quando jogam o corpo de Simão na Água, agarrando- se ao cadáver de Simão.

Amor de Perdição é uma obra bem parecida com Romeu e Julieta, é um romance dramático, onde mostram a rivalidade entre duas famílias e a força do Amor entre dois Jovens.
comentários(0)comente



Ismael 07/09/2012

Devido ao seu temperamento explosivo, Simão envolve-se em confusões. Seu pai o manda estudar em Coimbra, mas ele se envolve em novas confusões e é preso. Liberto, volta para Viseu e se apaixona por Teresa Albuquerque, sua vizinha.

A partir daí, opera-se uma rápida transformação no rapaz. Simão se regenera, torna-se estudioso, passa a ter como valor maior o amor, e todos os seus princípios são dele decorrentes. Os pais descobrem o namoro.

O corregedor manda o filho para Coimbra. Para Teresa restam duas opções: casar-se com o primo Baltasar ou ir para o convento. Proibidos de se encontrar, os jovens trocam correspondência, ajudados por uma mendiga e por Mariana, filha do ferreiro João da Cruz. Mariana encarna o amor romântico abnegado.

Apaixona-se por Simão, embora saiba que esse amor jamais poderá ser correspondido, seja pelo fato de Teresa dominar o coração do rapaz seja pela diferença social: ela era de condição humilde, filha de um ferreiro. Mesmo assim, ama a ponto de encontrar felicidade na felicidade do amado.

Depois de ameaças e atentados, Teresa rejeita o casamento. Por isso será enviada para o convento de Monchique, no Porto. Simão resolve raptá-la, acaba por matar seu rival e se entrega à polícia. João da Cruz oferece-se para ajudá-lo a fugir, mas ele não aceita, pois é o típico herói romântico.

Matou por amor à Teresa, portanto assume seu ato e faz questão de pagar. Enquanto Simão vai para a cadeia, sua amada vai para o convento. Mariana, por sua vez, procura estar sempre ao lado de Simão, ajudando-o em todas as ocasiões. Condenado à forca, a sentença é comutada e Simão é degredado para a Índia.

Quando ele está partindo, Teresa, moribunda, pede que a coloquem no mirante do convento, para ver o navio que levará seu amado para longe. Após acenar dizendo adeus, morre. Seu amor exagerado a leva à perdição.

Durante a viagem, Mariana, que acompanha Simão, mostra-lhe a última carta de Teresa. Ele fica sabendo da sua morte, tem uma febre inexplicável e morre. Seu amor exagerado o leva à perdição. Na manhã seguinte, seu corpo é lançado ao mar. Mariana não suporta a perda e se joga ao mar, suicidando-se abraçada ao cadáver de Simão. Seu amor exagerado a leva à perdição.
comentários(0)comente



Adriana Dall' A 21/07/2012

O melhor dos romances .
Amor de Predição uma espécie de Romeu e Julieta em versão Camiliana,as semelhanças são tantas que o melhor é mesmo ler.Uma grande paixão entre um jovem casal de amantes,que simplesmente ansiava ser feliz.Paixão essa que acaba por ser vencida pela desgraça.
A história tem por tema base o amor... Amor esse que forma um triângulo onde nenhuma das três pontas tem o seu amor correspondido (ou direi realizado).Dois jovens que por imposição das circunstancias são membros de famílias rivais.Famílias poderosas,burguesas,que se tornam um verdadeiro obstáculo.O mundo impõe limites à realização dos sonhos e desejos,não só dos apaixonados,mas também de Mariana que se envolve na teia.
Apesar da história se passar em vários espaços... Simão e Teresa vivem prisioneiros... não só prisioneiros de seu amor, mas também prisioneiros de espaços físicos... pois esta prisão é simbolizada tanto pelo enclauseramento de Teresa primeiro em casa e por fim no mosteiro, enquanto que Simão sempre escondido e finalmente preso e desterrado.Simão julgado e mandado para Africa pena de morte sabendo que de la nao volta e Teresa de longe do convento que estava vendo o seu amado pela a ultima em cima do navio que o levará pra seu destino ela acena com seu lenço e ali desfalece ao nao aquentar a dor de ficar longe de seu amado.Simao começa com uma febre alta se joga do navio morre por amor Mariana ao vê no mar se joga junto os mariheiros vê uns mechidos pensando eles que ela puxara Simao para cima ai eles percebem que ela apenas abraçara Simão...Lindoooo romance
comentários(0)comente



Yan Matheus 23/06/2012

Romance, amor e perdição
Amor de perdição de Camilo Castelo Branco, um escritor da epoca do Romantismo escreveu esse livro baseado em fatos da sua vida.
Este livro tem semelhança com a famosa obra 'Romeu e Julieta', pois relata um amor impossivel, proibido por familias rivais.
A historia se passa em Portugal, pelas cidades de Coimbra, Porto e Viseu, e é usado o português de portugal e por isso a linguagem não é a melhor, sendo de dificil compreensão, mas faz com que o texto fique mais original.
Bem é a historia de Simão e Tereza que se amavam tanto que nada os impedia de esbanjar o que sentiam por meio de cartas, mas suas famílias eram rivais e tentavam os separar de qualquer forma, custe o que custar, é tanto que o pai de Tereza, Tadeu Albuquerque colocou sua filha no covento para que pudesse esquecer Simão ou se não teria que casar com seu primo Baltasar, mas não queria e foi para o convento e devido ao temperamento explosivo de Simão e por sempre se envolver em confusões, em um momento de repúdio Simão matou Baltasar por amor à Teresa e foi preso, um dos momentos mais importantes da historia.
Assim o casal ficou sem liberdade alguma, Simão preso e Teresa no convento, dificultando ainda mais essa relação, mas a mendiga ajuda nas correspondência e Mariana, procura sempre estar ao lado de Simão, ajudando-o em todas as ocasiões e por tanto ficar ao seu lado se apaixonou por ele e formou um triângulo amoroso, em que as duas amavam Simão que só amava Teresa.
Um romance de um triangulo amoroso, onde se passa vários fatos e principalmente muito sofrimento de todos os lados, o que faz com que no fim, os três morram numa forma de escapismo, fugindo da triste realidade e se libertando desse amor perdido.
Eu considero esse livro muito bom e interessante, com uma linguagem dificil , mas que vale a pena ler e se surpreender com esse romance.
comentários(0)comente



Dom 21/06/2012

Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco é uma novela passional.
A história tem como principal personagem, Simão, filho de Domingos Botelho. Simão tem sua família em Viseu, mas estuda em Coimbra. Em uma visita a sua família, Simão, conhece Teresa Albuquerque e eles se apaixonam um pelo outro, mas eram de famílias inimigas, e não podiam ser pegos conversando. O pai de Teresa, Tadeu Albuquerque, acaba desconfiando desse romance, e ameaça mandá-la para o convento ou ele devia se casar com o seu primo Baltasar. Domingos também fica sabendo e fica furioso com seu filho. Diante desta situação, Simão volta para Coimbra. Simão resolveu voltar para Viseu para buscar Teresa, mas nem seu pai o queria mais, então ele ficou na casa de João da Cruz, pai de Mariana. Teresa e Simão combinam encontros, mas Baltasar descobre e mandar seus homens irem atrás de Simão para matá-lo. Tadeu fica sabendo de tudo e diz que se Teresa não quer se casar terá de ir para o convento, e ela diz que é melhor do que se casar. Quando Teresa estava indo para o convento, Simão foi atrás dela e acabou matando Baltasar, para se livrar dele e salvar Teresa. Simão assume o crime e é preso. Durante esse tempo Mariana havia se apaixonado por Simão, e mesmo com ele na cadeia ela ia visitá-lo, mesmo assim Simão continuava apaixonado por Teresa. Simão teve de ir para Índia onde teria que ser degredado. Durante esse tempo, o pai de Mariana, foi assassinado, e ela dissera que o único homem que lhe restou foi Simão, pelo qual ela era apaixonado. Então ela foi atrás dele na Índia.
Teresa acabou ficando doente e não tinha mais cura. No dia em que Simão estava embarcando para Índia viu pela última vez Teresa. Depois de alguns dias Simão recebeu a noticia da morte de sua amada. E então ele também ficou doente e acabou morrendo. O corpo de Simão seria arremessado ao Mar, e então quando jogaram o corpo, Mariana se jogou junto, para morrer ao lado de seu amado, pois ela não tinha mais motivos para viver.
Amor de Perdição é uma obra de meados, de 1800, por isso não é muito fácil a sua compressão, mas é uma boa leitura para quem gosta de romances e coisas do tipo.
comentários(0)comente



Thayná Serafim 18/06/2012

O livro “Amor de Perdição” foi escrito por Camilo Castelo Branco , e foi expirada na obra Romeu e Julieta, a historia nos conta que um casal na sua juventude se apaixonou mas não podiam ficar juntos pois seus pais eram rivais, eles foram obrigados a se separarem, mas mesmo estando longe um do outro eles não ficavam sem se falar pois mandavam carta.Mas o pai na Teresa a obriga casa com o primo ou ela vai para o convento, nesse instante ela não se manifestou,mas no meio da historia Simão mata o primo de Teresa e condenado a forca pelo pai dela,mas como o pai de Simão era juiz ele consegue libertado mas ele tem q sair rapidamente do pais.
Teresa sabendo q seu amado foi para outro pais decide ir para o convento onde ela continua recebendo cartas do seu amado, mas eles só conseguem se comunicar através da amiga do Simão a Mariana que acaba se apaixonando por Simão, mas Teresa acaba ficando doendo e morre quando o Simão ficou sabendo também morreu de tristeza e foi jogado para fora do navio e Mariana acaba se jogando do navio também pois seu amor acabava de ter morrido.
O livro de Camilo foi baseado em uma historia real que ele conheceu quando foi preso porque se apaixonou por uma mulher casada e a raptou e acabou atrás das grades, a vida dele parecia um folhetim pois ele passou por muitas coisas complicadas e uma delas foi ter ficado cego e ele não podia mais escreve e não ganhava dinheiro porque ser um autor era o ganha pão dele.
comentários(0)comente



Felipe 14/06/2012

Amor de Perdição conta a historias de dois apaixonados que tem como obstáculo a família que são rivais. Fiz essa resenha com pressa porque acabei de chegar do trabalho e preciso dormi.
Simão envolve-se em confusões devido ao seu temperamento explosivo, e acaba sendo preso. Quando libertado em Viseu ele se apaixona por Teresa Albuquerque. Com isso Simão se transforma em outra pessoa, ele volta a estudar. Os pais acabam descobrindo o romance e manda o filho para Coimbra, e com Teresa lhe sobra duas opções, ou casar-se com seu primo Baltazar ou ir para o convento. Uma mendiga e Mariana (filha do ferreiro João da Cruz) ajudam os dois a se falar por correspondência. Simão se apaixona mesmo sabendo que esse amor não será correspondido, por dois motivos: Teresa é a dona do seu coração e pelas suas diferenças sociais. Mesmo com tudo isso, ele a ama a ponto de encontrar felicidade na felicidade do amado. Teresa rejeita o casamento devido as ameaças e atentos de Simão. Simão então rapta a Tereza e no final se entrega a policia. Como Simão é um típico herói romântico ele não aceita a oferta do João da Cruz de fugir de lá. Marina procura sempre estar ao lado de Simão, ajudando-o em todas as ocasiões. Condenado a forca, a sentença é comutada e Simão é degradado para a Índia. Quando ele está partindo, Teresa, moribunda, pede que a coloquem no mirante do convento, para ver o navio que levará seu amado para longe, após acenar dizendo adeus acaba morrendo. Seu amor exagerado a leva à perdição. Durante a viagem, Mariana, que acompanha Simão, mostra-lhe a última carta de Teresa. Ele fica sabendo da sua morte, tem uma febre inexplicável e morre. Seu amor exagerado o leva à perdição. Na manhã seguinte, seu corpo é lançado ao mar. Mariana não suporta a perda e se joga ao mar, suicidando-se abraçada ao cadáver de Simão.
Não gostei do livro.
comentários(0)comente



Isaqsf 16/04/2024

Um dos livros mais tristes que já li, com infortúnios em quase toda a obra, consumado por um ultrarromanstismo, observado em poucos livros de romance de época!

Um livro atemporal!
comentários(0)comente



Lucas 14/06/2012

A culpa da perdição

A CULPA DA PERDIÇÃO.
Encarna-se no amor perdido, nos afetos feridos e nas atitudes insanas por uma dama angelical, de olhos tão singelos e claros quanto ao rio mais belo do fim de tarde, no qual cega os olhos de um verídico homem que por loucura vive seus tempos amordaçado e entregue a solidão.
Exórdio; o narrador-autor Camilo Castelo Branco relata o registro da prisão de uma memória passada de seu tio e com intenções irreais cria o romance mais famoso que Romeu e Julieta, com elementos tão românticos que se sentem os sentimentos dos personagens que seguem o contexto, estes são Simão Botelho e Teresa de Albuquerque que por meio de rixas familiares tem seus destinos traçados a todos as controvérsias possíveis.
A poderosa obra romântica, considerando-se nas literaturas de linha passional em que a mesma se insere até os dias atuais, a linguagem torna-se algo massivo para quem tende a não apreciar livros costumeiros.
As cenas passam por lugares das cidades portuguesas, como Viseu, Coimbra; dentre outros ambitos em que Simão escondia-se mediante as variáveis situações difíceis. Contudo, Simão que estudava em Coimbra parte para Viseu com intenção de resgatar sua amada, mas não conta com o apoio de seus familiares, e fica hospedado na casa de João da Cruz onde conta com a cumplicidade de Mariana a filha do ferrador, prosseguindo os capítulos Mariana concebe um amor puro e sem intenções más.
Dentre os fatos seguintes encontra-se o clímax da obra, onde que por atitudes de pura teimosia tenta encontrar com Teresa antes que a mesma fosse para o convento de Monchique, e entre as ações Baltasar Coutinho provoca Simão que em frações de segundos mata-o de forma bruta e cruel.
Simão é preso e cai em profunda tristeza e afins, adjunto com Teresa. Após o final trágico quando Simão parte para o exímio, e em meio ao amplo navio o jovem amante não resiste a perda de sua amada e falece, Mariana suicida-se, abraçada ao gélido cadáver do jovem, sendo lançado ao mar.
Em outras palavras o livro torna-se uma leitura agradável após o prosseguir de alguns capítulos.
comentários(0)comente



Danielle 28/01/2010

Decidi ler este livro simplesmente por ser um clássico. E ainda não cheguei à conclusão se gostei ou não. O amor de Simão e Teresa só não é mais inverossímil aos olhos dos dias atuais do que o amor de Mariana por Simão, este sim chega às raias do incompreensível. Mas a leitura está longe de ser desagradável e flui perfeitamente - isso me surpreendeu, achei que ia encontrar um livro enfadonho.

Considero que o mais interessante do livro foi a história de amor que o autor conta paralelamente: o relacionamento do irmão de Simão com uma mulher casada, que o pai dele consegue dar fim de forma absolutamente fácil. É um belo contraponto à história principal.
comentários(0)comente



sampaaroger 15/06/2012

O livro Amor de Perdição foi Escrito por Camilo Castelo Branco , A obra foi expirada em Romeu e Julieta , A historia é sobre um um casal de jovens apaixonados simão e Teresa que não podem ficar juntos por que seus pais são rivais , eles acabam sendo obrigados a se separarem , mais nem isso fez com que eles aparacem de ter comunicação , além disso ele é condenado a forca por ter matado um homem , ornado a matalo pelo pai da moça , mais consegue se livra , então em quanto sua amada a Tereza esta no convento ele esta a caminho de outra cidade .
Al final de Tudo esse amor foi a perdição como diz o livro , depois de ter passado altos e baixos , Teresa fica doente e acaba morrendo e Simão ao receber essa noticia e acaba morrendo também , e a Mariana a moça que se apaixonou por Simão que também era responsável pelo aproximamento do casal através de cartas , acaba de matando também , pois não conseguiria viver sem o amado.
A obra foi escrita por Camilo , mais também podemos compara a ficão com a realidade como ele fez , escreveu a maioria das suas obras estando prezo , depois de ter se casado muito cedo , e depois se apaixonado por uma moça casada , tudo resultou que ele acabou raptando a moça e o resultado disso foi atras das grades . Então já deu pra perceber que o próprio titulo do livro diz , é uma coisa boa mais ao mesmo tempo ruim , acho que o Camilo quis baseá a sua vida vivida com a fixão , assim podemos dizer que uma versão de "Romeu e Julieta".
comentários(0)comente



468 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR