Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Isabella Pina 07/06/2012

Romeu e Julieta português?
Hum, um clássico. Milagre, não? Não é que eu não goste desse estilo de livros, mas é que simplesmente já fico atolada com meus próprios livros que, se eu me meter em algum "Desafio Clássico" (como o do NUPE), vou acabar lendo ainda menos do que estou... Ok, de qualquer forma, eu li Amor de perdição por causa da escola e não me arrependo.
Simão Botelho e Teresa Albuquerque são jovens que, apesar de suas famílias seus pais, na verdade se odiarem até a morte, acabam se apaixonando. Um pouco como Romeu e Julieta? Sem dúvidas, não dá para não comparar. Mesmo nos dias de hoje, quando lemos algum "amor proibido", lembramos dos eternos sofredores. Então, eu não estava muito animada. Quero dizer, eu até curto a história de ReJ, mas honestamente? Se matar? As pessoas daquela época não eram muito inteligentes... Por que não combinar tudo certo e, no final, acabar fugindo? Ok, ok. Esqueça minha opinião, não teria história se eles seguissem isso.
Quando comecei a ler, a primeira coisa que "barrou" a leitura foi, obviamente, a linguagem arcaica. A história foi escrita dois séculos atrás e, apesar de ter algumas palavras não usadas atualmente, esse não foi o problema. Uma das coisas que o autor usava praticamente o tempo todo era o "hipérbato" para quem não sabe, é uma figura que inverte o objeto com o sujeito; ex: "A maçã eu comi" e isso dificultava as coisas, porque nós raramente falamos assim. Mas, depois que você lia um pouco, acabava se acostumando e no final das contas, a linguagem não atrapalhou mais.
A história, em si... É boa. Na minha opinião, não tem nada de mais pra se tornar o "clássico" que se tornou, porque não foge do lugar-comum desse tipo de história (com os protagonistas morrendo no final). Mas não é ruim. Simão é um jovem que, atualmente, seria considerado um "bad boy", porque sempre está arranjando confusões e é apaixonado ao extremo por Teresa, a ponto de fazer qualquer coisa por ela. Eu não gostei muito dele, achei meio "cabeça-dura". Já Teresa é a mocinha da história... Nós a vemos menos na história do que Simão, o que eu não gostei, porque as partes com ela eram mais legais. Temos, então, o terceiro vértice desse triângulo amoroso o diferencial entre o livro e Romeu e Julieta, para mim , Mariana. Ela é, literalmente, uma pobre coitada, filha de um cara (João da Cruz) que abriga Simão quando ele vai para Viseu, a cidade onde Teresa mora. E eu gostei dela! O que é incrível, porque detesto essas personagens que põem tudo na frente de si mesma para a felicidade do amor... Mas, mesmo assim, Mariana foi uma personagem que eu me conectei. A única, na verdade (Aliás, não é um triângulo amoroso, HAHA, é um quadrado, porque tem o pretendente da Teresa, seu primo Baltasar. Mas ele nem a "ama", então vamos considerar apenas o triângulo).
Foi uma leitura diferente, acima de tudo. Fugiu das coisas que normalmente leio e foi bom. Nem de longe me fez ter vontade de ler outros livros do Camilo Castelo Branco, mas quem sabe em 2012 eu leio mais clássicos? Enfim, se você acha que vai gostar, leia. Pode ser que você goste mais que eu =)
comentários(0)comente



Thaís Cavalcante 25/11/2011

Resenha: Amor de Perdição | Camilo Castelo Branco
A galera que sempre está aqui pelo blog sabe muito bem que sou eterna defensora dos grandes e belos clássicos. E com Amor de Perdição não foi diferente!

Camilo Castelo Branco foi um escrito essencialmente romântico. Alguns críticos se atraveram a dizer que o autor foi percursor do Realismo. O que é estranho, pois Camilo diversas vezes fez críticas ao Realismo e podemos encontrar este mesmo lamento no próprio prefácio de Amor de Perdição.

Amor de Perdição foi a obra com a qual Camilo conquistou sua fama. Uma novela passional que emocionou a opinião pública da época e não foi à toa, claro! Tem um toque de Romeu e Julieta e um trágico desfecho.

Leia mais: http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/2011/11/resenha-amor-de-perdicao-camilo-castelo.html
comentários(0)comente



Thata 14/10/2012

Acho que é o livro que melhor retrata o Romantismo... Peguei para ler pra escola no ano passado, mas li as primeiras folhas e terminei lendo só a resenha. Decidi reler neste ano e acredite, depois das primeiras páginas, o livro fica muito legal.
Não digo que é um dos melhores livros que já li, mas da para ler e gostar, o que eu achava que era impossível se retratando de Romantismo, escola que particularmente, eu não gosto.
comentários(0)comente



Thamires 19/06/2012

O amor seguido pela Morte
O escritor Camilo Castelo Branco na obra Amor de Perdição mescla fatos ocorridos em sua vida com os fatos da historia descrita no livro, o autor também usa parentes como personagens da obra.
A historia conta a vida de um casal apaixonado que suas famílias eram contra a união, e por conta desse amor diversas coisas acontecem em suas vidas, como assassinato, prisão, e em meio a tudo a aparição de um novo amor, infelizmente o fim é trágico para todos, sendo uma característica típica da Literatura da Era do Romantismo em Portugal. O autor resume o livro em uma única linha usando a seguinte frase : “ amou, perde-se e morreu amando”.
O livro apresenta uma linguagem que para nós atualmente é um pouco mais difícil de entender, porem basta ler um resumo e procurar obter informações do autor da obra, assim a leitura fica muito mais fácil, o livro foi inspirado na obra de Shakespeare Romeu e Julieta, contem um pouco mais de dramatismo porem é livro agradável para leitura.

comentários(0)comente



Anynha 03/06/2012

Caminho para as dores (Amor de perdição)
A primeira coisa ao observar depois de terminada a leitura foi que a historia assemelha-se com o romance Romeu e Julieta de William Shakespeare, confesso que tive uma enorme dificuldade na interpretação da obra mas, tive auxilio do dicionario.
Como já havia dito a obra assemelha-se com a obra de Romeu e Julieta, assim apresentando dois casais apaixonados que têm como obstáculo para a realização amorosa a rivalidade entre as famílias. A historia se passa em Portugal, em meados do seculo 19. O narrador conta os fatos que ocorreram com o seu Tio Simão, as famílias Albuquerques e Botelhos eram de classe nobres e se odiavam devido ao um litígio no qual o corredor Domingos Botelho deu ganho a causa dos primeiros. Simão era filho desse corredor e tinha mais quatro irmãos.
Simão era cheio de arrumar confusões, e justamente por causa disso seu pai o mandou estudar em Coimbra, mas nem assim ele se libertava de confusões, arrumou novas e ainda piores foi preso. Depois de liberto ele volta a Viseu e então conhece Teresa Albuquerques e fica perdidamente apaixonado por ela. Teresa era sua vizinha, uma mulher formosa, e também não deixa escondido seu amor por Simão.
Simão estava apaixonado e torna de seu amor um de seus maiores bens, e logo o que seu pai desejava torna-se realidade, ele começa a se dedicar aos estudos e até supera as expectativas de seu pai. Mas logo isso tudo acaba pois seu pai e o pai de Teresa descobre o namoro dos dois.
O fato do namoro deles ser escondido devido ao ódio de suas famílias torna a obra digamos "empolgante" mas, mesmo assim não é uma historia da qual me interesse muito por que apesar da obra ser algo que chame atenção, o fato das palavras complexas torna a historia difícil de se compreender.
Bom depois do namoro ser descoberto Simão é mandado para Coimbra pelo seu pai, e o pai de Teresa lhe dá duas opções ou se casa com seu primo Baltasar ou então vai para um convento. Totalmente proibidos de se verem o casal troca correspondência, e uma mendiga e Mariana filha do ferreiro João da Cruz ajudam o casal a se comunicarem.
Mariana se apaixona por simão e encarna em um amor impossível, pois sabe que Simão amava e sempre amaria Teresa, mas mesmo sabendo que iria sofrer pelo resto de sua vida ainda assim Mariana ajuda no romance desenfreado de Simão, pois ela via sua felicidade na felicidade do amado.
Logo depois de atentados e ameaças contra Simão, Teresa resolve ir para o convento rejeitando assim o casamento com Baltasar. Ela foi mandada para o convento de Monchique, Simão decide então raptar sua amada, mas com toda essa aforia acaba matando seu rival e então se entrega logo a policia. João da Cruz oferece ajuda para fugir mas Simão se nega.
Bom isso é bem tipico do romantismo, optar por sua "morte", em minha opinião acho isso muito drama para um romance, mas como ele foi escrito na época do romantismo é considerável mas, mesmo assim não é algo que me agrade.
Teresa já moribunda, morre logo após a partida do amado para a Índia, e a obra da nome ao titulo, pois ela morre com seu amor exagerado que a leva a perdição, não acontece diferente com Simão, logo após ler a carta de despedida de Teresa com a noticia de seu falecimento, Simão adoece com uma febre mortal e em cerca de nove dias (admito que não entendi muito bem a parte de quantos dias ele levou para morrer) ele morre, e Mariana que o amava em silencio não aquentou ver o amado sendo jogado ao mar apos sua morte e se suicida abraçada com o corpo de Simão e antes de morrer lhe dá um beijo o primeiro e ultimo beijo.
Enfim eu recomendo esse livro aos leitores que apreciam um romance digamos exagerado, onde os apaixonados preferem a morte do que ficar sem a pessoa amada, e apesar de complexa a história não é algo impossível de se entender, mas recomendo ler-se um resumo da obra antes, e procurar saber um pouco sobre o autor Castelo Branco, suas obras meio que reflete o que ele mesmo vivia só que em vez de amar uma única mulher, ele tinha varias, admito que fiquei surpresa ao saber disso, e mesmo escrevendo na maioria das vezes com presa suas obras foram grandiosas, e com "Amor de Perdição" não se tornou diferente.
comentários(0)comente



Kaah 12/06/2012

Amor de perdição é um livro escrito por Camilo Castelo Branco , que se passa em Portugal , Viseu , Coimbra e porto , no século 19 , do gênero novela passional pertencido a Época Romântica. Amor de Perdição foi escrito durante 15 dias, em 1861, quando ele estava preso na cadeia da Relação, na cidade do Porto, por ter-se envolvido em questões de adultério.
A Historia assemelha-se a Obra de William Shakespeare e Romeu e Julieta A ação se passa em Portugal, no século 19. O narrador diz contar fatos ocorridos com seu tio Simão. Residentes em Viseu, duas famílias nobres, os Albuquerque e os Botelhos, odeiam-se por causa de um litígio em que o corregedor Domingos Botelho deu ganho de causa contrário aos interesses dos primeiros. Simão é um dos cinco filhos do corregedor.
Simão um dos cinco filho de Botelho foi mandando para Coimbra para estudar , onde se envolverá em confusão , volta para Viseu e é onde se apaixona por Teresa Albuquerque , sua vizinha , uma bela moça que por sua vez também não escode seu amor por Simão .
Simão por sua vez estava apaixonado por Teresa , mas tinha que superar as expectativas de seu pai então dedica-se aos estudos , mas tudo acaba quando o pai de Teresa e de Simão descobre que eles estava namorando escondido.
O pai de Simão então resolve manda-lo para Coimbra , Para Teresa restam duas opções: casar-se com o primo Baltasar ou ir para o convento , Proibidos de se encontrar, os jovens trocam correspondência, ajudados por uma mendiga e por Mariana, ( filha do ferreiro João da Cruz.)
Mariana apaixona- se por Simão mesmo sabendo que seu amor não seria correspondido pelo fato de Simão ser totalmente apaixonado por Teresa , mesmo assim ela ajuda Simão.
Depois de muitas ameaças e atentados , Teresa rejeita o casamento com seu primo Baltasar e assim é mandada para o convento de Monchique, Simão então tenta repita-la e acaba por matar seu rival ( por amor a Teresa ) e se entrega à polícia , ( mesmo com João da Cruz lhe oferecendo ajuda para fugir ).
Enquanto Simão vai para a cadeia sua amada vai para o convento ; Mariana por sua vez sempre ao lado de Simão. Condenado à forca, a sentença é comutada e Simão é degredado para a Índia.
Quando ele está partindo, Teresa, moribunda, pede que a coloquem no mirante do convento, para ver o navio que levará seu amado para longe, Após acenar dizendo adeus, morre.
Durante a viagem Simão fica sabendo que sua amada morreu , e então tem uma febre muito forte e morre . No dia seguinte seu corpo e jogando ao mar , Mariana não suporta a perda e se joga ao mar, suicidando-se abraçada ao cadáver de Simão.
Bom tive dificuldade com a leitura , ao começar ler o livro que por sua vez se parecia muito chato , mas foi só uma impressão , para quem gosta de romances recomento sim amor de perdição .










comentários(0)comente



Rapha 12/06/2012

Pedidos por amor.
Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco conta a triste historia de um rapaz e duas moças.
Na flor da idade Simão se apaixona intensamente por Teresa que por sua vez retribui todo o amor, mas por causa das famílias que "não se dão muito bem" o amor dos dois se torna impossível, com o decorrer da novela aparece uma moça, Mariana que também se apaixona por Simão, ela se torna uma especie de irmã para ele, ajudando-o com suas cartas que escrevia á Tereza, em uma briga que simão tem com o prometido de Teresa e também seu primo ele comete um terrível delito e que da todo o rumo trágico da historia.
Simão condenado a forca pela morte do primo de Tereza ao ser removido de Viseu (cidade onde permanecia preso) ficou sabendo que sua amada deixou-se morrer, ele por sua vez já perdido de paixão fez o mesmo, mariana que já estava literalmente louca de paixão por Simão atira-se ao mar para que com o teu corpo morresse.
comentários(0)comente



santiago 19/06/2012

o livro amor deperdiçao conta duas historias de uma moça e um rapaz que se apaixonaram mas essa paixao n podia ser realizada pq parentes dessas pessoas so rivais que proibiram de simao e teresa se encontrarem o pai de teresa inventou pra teresa se casar com baltazar seu primo mas baltazar so queria a riquesa de teresa e simao queria o amor dela.entao teresa se recusou a se casar com baltazar mas foi forçada entao tempos depois simao foi na casa de baltazar e comessou a conversar com ele ai baltazar descutiu com simao ai simao le deu um tiro na testa .depois simao foi preso e teresa para o convento tempos depois teresa estava muito debilitada e morreu depois que simao descobriu tambem morreu.e mariana uma garota que gostava de simao depois se suicidou tambem .esse foi o livro amor de perdiçao
comentários(0)comente



sam 13/06/2012

Tanto amou. Se perdeu. E morreu ;*
O livro conta a história de dois jovens apaixonados, que não puderam viver esse amor, pela probição de suas familias. O titulo '' Amor de Perdição '', se dá por conta de uma jovem chamada Teresa. Essa jovem falece por não poder ficar com o rapaz que ela amava o Simão, esse rapaz atrávez de uma carta descobre da morte de sua amada, e por uma doença inexplicavel o leva a morte. Mariana, amava Simão mais como ele amava Teresa ela se contenta em ver a felicidade dos dois ajudando os dois apaixonados, fazendo com que eles trocassem cartas, para que se mantessem em contato e cada vez mais perto um do outro, mais quando Mariana vê o corpo de Simão sendo lançado ao mar, por tanto sofrimento ela se joga ao mar e se agarrada ao seu amado se mata, por um '' amor de perdição ''.
Eu gostei desse livro, pois conta o verdadeiro poder do amor, entre dois jovens, já que numa grande parte da sociedade '' adultos '' falam que jovens não sabem o que é amor, por sermos novos e porque não vivemos as coisas como eles viveram, mais esquecem que o amor é um sentimento e como um sentimento é impossivel controlar ou deixar de sentir, essa história mostra muito bem o amor desses dois jovens, pois com as barreiras de suas familias para não ficarem juntos o amor deles prevalescem, não alcançam o que tanto desejavam mais o fato de amar sem medo já é uma conquista.
Espero que pessoas que leram esse livro goste tanto como eu, e possam entender mais sobre o que é esse tal '' amor '' que tanto ouvimos e vimos.
comentários(0)comente



Nath 14/06/2012

Loucuras de amoor
Como o drama de Romeu e Julieta, a obra focaliza dois apaixonados que têm como obstáculo para a realização amorosa a rivalidade entre as famílias. A ação se passa em Portugal, no século 19. O narrador diz contar fatos ocorridos com seu tio Simão. Residentes em Viseu, duas famílias nobres, os Albuquerques e os Botelhos, odeiam-se por causa de um litígio em que o corregedor Domingos Botelho deu ganho de causa contrário aos interesses dos primeiros. Simão é um dos cinco filhos do corregedor.
Simão envolve-se em confusões. Seu pai o manda estudar em Coimbra, mas ele se envolve em novas confusões e é preso. Liberto, volta para Viseu e se apaixona por Teresa Albuquerque, sua vizinha.
O corregedor manda o filho para Coimbra. Para Teresa restam duas opções: casar-se com o primo Baltasar ou ir para o convento. Proibidos de se encontrar, os jovens trocam correspondência, ajudados por uma mendiga e por Mariana, filha do ferreiro João da Cruz. Mariana encarna o amor romântico .
Apaixona-se por Simão, embora saiba que esse amor jamais poderá ser correspondido, seja pelo fato de Teresa dominar o coração do rapaz seja pela diferença social: ela era de condição humilde, filha de um ferreiro. Depois de ameaças e atentados, Teresa rejeita o casamento. Simão resolve raptá-la, acaba por matar seu rival e se entrega à polícia. João da Cruz oferece-se para ajudá-lo a fugir, mas ele não aceita, pois é o típico herói romântico.Matou por amor à Teresa, portanto assume seu ato e faz questão de pagar. Quando ele está partindo, Teresa, moribunda, pede que a coloquem no mirante do convento, para ver o navio que levará seu amado para longe.
Durante a viagem, Mariana, que acompanha Simão, mostra-lhe a última carta de Teresa. Ele fica sabendo da sua morte, tem uma febre inexplicável e morre.
Eu gostei de ter lido apesar que o final não me agradou pois Teresa e Simão morrem , mais eu o recomendo .
comentários(0)comente



Máàry 13/06/2012

Amor e Tragedia
Amor De Perdição: autor Camilo Castelo Branco, texto integral 16a edição publicado no diário oficial do estado de São Paulo de 05-12-74.
Amor de perdição e uma historia escrita por Camilo Castelo Branco, que conta a historia de seu tio Simão Antônio Botelho e Tereza De Albuquerque, a separação do casal por problemas com as suas famílias, a obsessão de Tereza , mantendo-se fiel a Simão e não cedendo a insistência de seu pai Tadeu de Albuquerque em casa-la com o fidalgo Baltazar Coutinho. Simão, que não contava com o apoio da família, ficou escondido na casa de Joao da Cruz, um ferrador, Simão que tinha a ajuda do ferrador e de sua filha Mariana ele fica tranquilo. Mariana apaixona-se pelo hospede e o ajuda de todas as formas ajudando Simão a se comunicar com Tereza.
Baltazar provoca Simão e ele o mata. Simão e preso e Tereza e mandada para o convento assim Simão morre no mar e Mariana se suicida com o seu amado Tereza morre de desgosto.
comentários(0)comente



Rennan 20/06/2012

Pra quem gosta de uma história com ares trágicos Amor de Perdição é um livro perfeito!

Foi escrito quando o movimento do Romantismo estava no seu auge, então nessa obra você encontra paixão quase que à primeira vista, juras eternas de amor, declarações avassaladoras e, é claro, os vários obstáculos que aparecem para impedir a união do casal .

Mas a personagem que eu mais gosto dessa história é Mariana. Mesmo amando tanto Simão ,a cena final mostra bem isso , ela não se tornou uma pessoa má, ciumenta, amargurada e com um ódio mortal pela pessoa amada por ele.

Um livro interessante (ajuda a entender as bases em que o Romantismo se estabeleceu), e com uma história bem tragicamente bem amarrada.
comentários(0)comente



chris 13/06/2012

perdição por amoor
o livro amor de perdição é um romance impossivel Simão Botelho e Teresa de Albuquerque pertecem a família que vivem em conflitos Conta a história de dois jovens apaixonados, que seus pais não aceitavam o namoro. Os dois mantiveram o romance, até os pais de Tereza desconfiar. Os pais de Tereza colocaram ela para um convento. Simão foi morar na casa de um ferreiro devedor de serviço do seu pai. Lá ele conhece Mariana, ela se apaixona por ele. Simão e Tereza mantém o romance por cartas, tentando reatar o relacionamento. Na tentativa de resgatar sua amada, ele acaba matando o primo de Tereza, o Baltazar. Após alguns dias Tereza morre de tuberculose, e Simão depois de nove dias morre também. Quando Simão é jogado no mar, Mariana se joga também.Eu achei o livro interessante porque conta a história de um triangulo amoroso, e que o final da história não é felizias distintas, que se odeiam e todo mundo acaba morrendo de amor
comentários(0)comente



Amanda 16/06/2012

'' Amor de perdição ''
O livro é um exemplo de uma contradição romanista e romântica. O livro amor de perdição me lembra do Romance de Romeu & Julieta, em todo o drama vivido pelos personagens , no livro mostra um pouco de sofrimento em amores proibidos, mais com toda a fealdade e amor que um grande sentimento possui.
O amor pela primeira vista entre Teresa Albuquerque Simão Botelho, seus familiares se odiavam e não queriam ver eles vivendo este amor intenso. Por esse motivo fazem de tudo para separa-los em compensação há Mariana, filha de um ferreiro que um dia se torna grande amigo de Simão, e que o ama incondicionalmente, mais é apenas um amor platônico.
Este livro é muito emocionante, vale a pena ler. Duas palavras a se resumirem o livro para mim seria Amor e Lealdade, Leia o livro entenda o motivo.
comentários(0)comente



468 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR