spoiler visualizarMarcelina 30/06/2016
O amor nem sempre acaba bem
Uma história extremamente romântica, que se passa em Portugal, século XIX, escrita em quinze dias pelo autor Camilo, que estava preso e resolveu escrever a trágica história de um integrante de sua família, a família Botelho. É considerada sua obra-prima.
Simão, o protagonista, era um rapaz muito briguento e cabeça dura, arranjava briga com qualquer um que lhe olhasse feio, foi estudar em Lisboa e quando volta para Viseu sua cidade natal, ele simplesmente se apaixona por sua vizinha, Teresa, até ai está tudo bem, menos pelo fato de que, a família de sua amada é rival de sua família, o que complica esse amor de ir para frente.
E então, Simão muda seus atos, e começa a ser um bom rapaz, tudo pela sua querida Teresa. Seu quarto tinha a janela de frente para a janela do quarto de Teresa, o que permitia uma comunicação escondida pelos dois. Logo quando o pai de Teresa, Tadeu de Albuquerque descobre o amor escondido dos dois, faz com que sua filha se case com seu sobrinho Baltasar, porém Teresa nega, e desperta a ira de seu pai.
Enquanto isso, Simão, apaixonado, decide voltar aos estudos para bancar a vida de casado com Teresa, e de longe conversa com ela por cartas, e nelas promete se casar e cuidar de sua amada.
Com a fúria de Tadeu, ele então manda sua filha à um convento, que era a melhor forma que ele achava de acabar com esse amor entre os dois, o que não acontece, pois mesmo no convento Teresa mandava cartas á Simão.
Enquanto isso, Simão, com uma raiva enorme de Baltasar Coutinho, por sua insistência na Teresa, decide ir em Castro-Daire matar o mesmo, mas desiste e então pousa na casa de um bom amigo, João da Cruz, que oferecia total conforto pois era eternamente grato ao Domingos (pai de Simão) e por lá conhece Mariana, filha de João, moça pelo qual é apaixonada por Simão, teu amor é tão grande que faz de tudo pela felicidade de seu amado, chegando até o ponto de ir mandar recado para Teresa.
Simão recebe uma carta de sua amada, avisando-o que seu pai estava mandado ela para um outro convento, ainda mais longe de seu atual, e então Simão decide ir ver a mesma, mesmo com os avisos de João e Mariana ele não desiste e vai á frente com sua decisão e vai ao encontro de sua amada.
Chegando Simão ao convento, ele observa de longe sua amada, o pai e o primo da mesma acompanhando-a . De longe Teresa grita, pois vê seu amado encostado e imediatamente Tadeu avisa alguns criados para ficarem atentos. Simão então, chega e fala cara a cara com Baltasar e assim começam uma discussão pela qual não termina nada bem, pois Simão estoura a cabeça de seu rival com um tiro e então Teresa desmaia, e Simão se entrega, pois como demonstra o autor do romantismo, como Simão não podia ter sua amada, de nada mais valia em sua vida.
E assim segue a trama, com os dois separados e com o julgamento de Simão á forca, porém seu pai consegue desfazer tal ordem. E, o triângulo amoroso segue a perdição de seus amores pois, Simão necessita cumprir seu exílio nas Índias, e Teresa não aguenta, cometendo o suicídio na partida de seu amado, com essa notícia Simão adoece e morre na viagem, trazendo consigo a morte de sua criada Mariana, que se suicida assim que seu amado é sepultado no mar.
E assim, Camilo Castelo Branco encerra a sua romântica e trágica história, com um desfecho triste para todos. Em que, no século XIX, na era romântica de Portugal uma história com traços de Romeu e Julieta, porém com um toque a mais de perdição se desenrola.
Se você gosta muito de amor, e de casais que acabam bem no final, essa com certeza não é uma das melhores indicações, mas para quem gosta de um drama bem trágico, está aí uma ótima opção de leitura.