spoiler visualizarVivi 27/05/2013
O livro de Amor de Perdição de Camilo Castelo branco, trata-se de uma triste historia de amor entre Simão Botelho é Teresa Albuquerque, um namoro proibido por causa de rixas de sua famílias.
A obstinação de Teresa, mantendo-se fiel a Simão, não cedendo á insistência de seu pai, Tadeu de Albuquerque em casa com Baltasar Coutinho. Por outro lado Simão estudando em Coimbra regressa a Viseu resolvendo a resgatar a amada, mantida num convento, de castigo por causa de sua teimosia. Simão que não conta com o apoio de sua família, mantem-se escondido na casa de João da cruz, contando com a cumplicidades do ferreiro e de sua filha Mariana. Mariana apaixona-se pelo hospede, que o auxilia de todas as formas no sentido que se comunique com a amada Teresa Albuquerque.
Baltasar provocar Simão com palavra é no meio dessa confusão Simão perde a cabeça é o mata com um tiro ele se nega a fugir é acaba sendo preso. Na sua relação com Teresa que também mantida enclausurada no convento, Simão se ver em desespero ao receber sua condenação a morte (forca), é sempre tendo ao seu lado sua fiel companheira Mariana. O pai de Simão se nega a auxiliar o seu próprio filho. Que só faz isso tardiamente quando então consegue comutação de pena a um degredo a índia. O final trágico dá-se quando Teresa assiste do mirante do convento á passagem do navio que levava o seu grande amor, que por causa disso Teresa vem a falecer, Simão ao saber também não resiste a dor da perda de seu amor e vem a morrer ainda no navio, Mariana não suporta ver Simão morto é se suicida-se abraçada com o cadáver do jovem, já lançado ao mar é junto com eles todas as cartas.
As carta mandada por Simão a Teresa é chegada formas incrível uma hora por mendigos, a amiga de mariana é as vezes pelo o próprio João da cruz sempre mariana mantinha um meio de comunicação entre Teresa e Simão. Uma coisa muito interessante era esse ´´triangulo´´ amoroso entre Simão, mariana é Teresa. Simão sabia do amor de mariana, mas fingia não notá-lo é por outro lado mariana não conseguia sentir raiva de sua rival Teresa de Albuquerque, pois creio que se ela visse Simão feliz pela estava feliz também.