Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



D@yse 21/03/2021

Quanto drama ?
Romance dramático que fala sobre a paixão de 4 jovens, cada qual de sua forma, sem pensar nas consequências de seus atos. Com obstáculos por querela de honra, inimizades entre famílias, casamento arranjado pelos pais por questões políticas, financeira e vingança.
Essa leitura representa um amor louco e complicado, mas conquistado através da morte.
comentários(0)comente



tacieli 23/06/2021

singularidade
a escrita de Camilo é tão única.
muito interessante como ele cria uma história romântica, que na verdade a crítica considera como superficial (mas muito envolvente, por sinal) para, no limiar disso tudo, colocar suas críticas à sociedade burguesa da época.
todos os personagens do -quase- triângulo amoroso são muito bem trabalhados.
e vale, ainda, uma menção honrosa ao seu narrador, que conversa com o leitor de uma forma ímpar.
uma obra muito rica e necessária!!!
comentários(0)comente



Giselle Jamilly 17/09/2020

Proibido
Um romance proibido entre Simão e Teresa por suas famílias serem rivais e acaba tendo um final terrível.
comentários(0)comente



Diego Rodrigues 28/09/2023

"De que céu tão lindo caímos!"
Clássico da literatura portuguesa, "Amor de Perdição" foi concebido em 1861, durante o período de cárcere do escritor Camilo Castelo Branco, condenado pelo crime de adultério pelo envolvimento com uma mulher casada, a também escritora Ana Plácido. Com claros ares shakespearianos, a obra narra os infortúnios acerca de um amor proibido. De famílias rivais, o fidalgo Simão Botelho e a bela Teresa de Albuquerque apaixonam-se, amor este que cobrará um alto preço e que provocará a derrocada não só dos apaixonados mas também daqueles que os cercam, convergindo em um trágico fim.

O livro integra o ultrarromantismo e traz todos os ingredientes que são de direito à esta corrente literária. Aqui teremos muito sofrimento, dramas familiares, encontros e desencontros, lágrimas (muitas lágrimas!), conspirações, cartas trocadas na surdina, ameaças de suicídio por não poder estar com o ser amado, etc. Sim, a obra tem os seus excessos, usa e abusa de dramaticidade, mas brilha pelo primor narrativo. É um livro que prende, simplesmente! E claro, não deixa de provocar reflexões sobre as questões do coração, bem como levanta algumas críticas sociais, principalmente direcionadas à fidalguia e ao clericalismo.

Pra quem já está habituado ao romantismo do século XIX, a leitura pouco trará de novo. Deve-se levar em conta a representatividade da obra dentro contexto da literatura portuguesa, para assim compreender melhor toda a sua importância, além, é claro, dos traços autobiográficos que a mesma guarda com seu autor. Castelo Branco teve uma vida amorosa conturbada, permeada de escândalos e polêmicas. O romance de Simão e Tereza claramente se espelha no de Camilo e Ana, com o autor inclusive tomando pessoas de seu convívio como inspiração para a criação dos personagens secundários. Redigida na Cadeia da Relação em apenas quinze dias, é de se imaginar o furor com que a obra foi concebida, talvez como uma forma de tentar exorcizar aquilo que o escritor trazia no peito.

site: https://discolivro.blogspot.com/
comentários(0)comente



lkat.hy 08/10/2021

Final triste
Comecei precisando tá com celular do lado por causa da forma de dizer naquela época e por ser de Portugal (não consigo entender boa parte do que dizem, mesmo falando português também). Aos poucos fui de: achar livro chato; para: uau!
Ainda me ajudou no dever sobre romantismo.
Quanto ao final: me fez quase chorar! Precisei de bom tempo pra cair a ficha.
comentários(0)comente



Denise Ximenes 30/04/2023

O apóstolo Paulo explica!
Uma história que ilustra com fidelidade a proposta do Romantismo: o amor vivido intensamente, como objetivo principal da vida e, exatamente por isso, levado às últimas consequências. Um romance digno da obra shakespeareana!

O enredo diz muito sobre o autor. Aspectos de sua vida ali estão, sutilmente, retratados: relações ilícitas, parte da ambientação em um mosteiro, a prisão e o suicídio. Para enxergar isso, vale uma leitura atenta do epílogo e da cronologia da vida de Castelo Branco.

Termino estas palavras ousando: o resumo de Amor de Perdição pode ser traduzido por Paulo, em I Coríntios 13: "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Recomendo para leitores mais experientes. A linguagem é um desafio!
comentários(0)comente



Lia 24/04/2021

Amor de Perdição
Amor de Perdição é um livro clássico do romantismo. Por datar de alguns séculos atrás, sua linguagem é um pouco diferente, o que pode dificultar a leitura no início; mas se esperar três capítulos você já se acostuma e fica muito mais fácil de entender a história.
Ele trata sobre amor, devoção, traição, família e honra, e é puro drama. Se você gosta de romances cheios de desafios, esse livro é para você!
comentários(0)comente



Arruda 13/01/2022

Perdições de amor
Romance português do início do século XIX conta uma história de amor com um final bem esperado. Muitas palavras e termos portugueses de difícil entendimento, mas de fácil interpretação. Bom livro mas esquecido pela maioria.
comentários(0)comente



Diane Ramos 02/03/2021

AMOR DE PERDIÇÃO
Talvez muitos não saibam, mas, eu adoro ler clássicos e a minha estante tem bastante livros de autores renomados como Machado de Assis, José de Alencar, Graciliano Ramos entre outros, porém, ultimamente devido a minha dedicação ao blog me distanciei um pouco deles e acabei não lendo tanto quando gostaria. Sendo assim, estimulei uma meta e pretendo intercalá-los no decorrer das minhas leituras, o livro que escolhi para começar esse projeto foi Amor de Perdição do Camilo Castelo Branco, já fazia muito tempo que queria ler esse livro e, é claro, estava cheias de expectativas!

O livro traz a história de Simão Botelho e Tereza de Albuquerque, os quais são vizinhos e se apaixonam perdidamente. Entretanto, suas famílias são rivais, e quando desconfiam do amor dos jovens, fazem de tudo para separá-los. Esse amor torna-se cada vez mais impossível, pois além de terem que enfrentar a família, que proíbe o namoro, Teresa é prometida em casamento a um primo, porém, ela o recusa.

Contrariado, o pai de Teresa discorda da filha e tenta convencê-la a se casar com seu primo, mas, ela permanece firme em sua decisão e novamente o recusa. Após inúmeras tentativas de casá-la, seu pai finalmente toma uma decisão para impedir definitivamente o romance: interna Teresa em um convento.

Como se não bastasse, Simão acaba entrando em uma confusão, e decide morar na casa de um ferreiro. A filha do ferreiro, Mariana, acaba se apaixonando por Simão, constituindo assim um triângulo amoroso.


Amor de Perdição é narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente, o qual descobrimos que é o próprio Camilo Castelo Branco (fundindo narrador e autor) relatando a história de seu tio, o Simão Botelho. Escrito em 1861, a obra é tida como o maior romance do autor e como uma obra muito importante para o romantismo português. De acordo com pesquisas descobri que o autor escreveu esse romance em 15 dias, enquanto estava preso por adultério na Cadeia da Relação do Porto. Nessa obra encontramos o traço principal na novelística passional de Camilo: a concepção do amor como uma espécie de destino, de fatalidade, que domina, orienta e define a vida dos personagens principais.

Apesar dos diversos núcleos de personagens, a história gira basicamente em torno do triângulo amoroso formado por Simão, Teresa e Mariana, sendo esta última, a meu ver, a mais interessante personagem, já que do início ao fim tudo sofre por amor sem pedir nada em troca, além disso, ela é a que tem mais atitude e sede de resolver os desafios que vão surgindo ao longo da trama.

Amor de Perdição é sem dúvida o romance mais trágico e dramático que já li, principalmente, pela ciência de que esta é uma história baseada em fatos reais, fiquei impressionada com a coragem de Simão, a doçura de Teresa e com toda a dedicação, ousadia e determinação de Mariana. A obra é totalmente focada no amor e suas consequências, sobre até que ponto somos capazes de nos arriscar pelas pessoas que amamos e como esse sentimento tão desejado é capaz de mudar o destino das pessoas.

Enfim, Amor de Perdição é uma obra bem Shakespereana e nos mostra toda a força que o amor possui. Sem dúvida foi uma leitura bastante prazerosa e recomendo para todos os leitores que gostam de clássicos. Porém, para aqueles que não gostam dessa linguagem mais rebuscada presente nos clássicos, a Faro Editorial lançou Amor de Perdição numa edição adaptada para o português moderno, ou seja, agora não tem desculpa pra você não ler esse clássico!



site: https://coisasdediane.blogspot.com/2021/02/resenha-208-amor-de-perdicao.html
comentários(0)comente



Larissa Lauane 11/11/2020

COMO FOI LER UMA OBRA DO SÉCULO XIX!?
Amor de Perdição é uma novela do século XIX do período do romantismo português que, como Lilian Jacinto disse, "antecipa o Realismo". ?
?
A obra conta a história de Simão, que se apaixonou "pela pessoa errada" já que Teresa é de uma família "rival". O ódio entre as duas famílias é grande e o romance dos dois impossível.?
?
A escrita é rebuscada, em conformidade com a época, e tive um pouco de dificuldade no início da leitura pela falta de costume mesmo.?
?
Entretanto, acabei pegando o ritmo de leitura e, depois do começo, comecei a ler com mais facilidade. Além disso, as notas de rodapé explicando algumas expressões também ajudam bastante a não se perder nos diálogos. ?
?
No início pensei que a história seria mais parada por causa dessa premissa de romance impossível, mas vão surgindo novos personagens e situações durante o livro que foram me fazendo ficar bem entretida.
?
As personagens Mariana e Teresa, me agradaram de formas diferentes e acabei gostando mais delas do que do Simão. Teresa me encantou pela força e convicção dela, claro que estar em uma classe social mais abastada ajuda, mas para a época acredito que Teresa é uma mulher extremamente decidida. Mariana é um doce gente! Ela realmente pensa mais nos outros do que em si mesma, o que pode ser ruim em determinadas situações, mas que faz a gente se encantar com ela. ?
?
Entendo a "decepção" que algumas pessoas possuem com o fechamento da história, mas acredito que foi de acordo com as correntes literárias da época, com muito sentimentalismo, romance e, até mesmo, tragédia. ?
?
No prefácio da quinta edição o autor falou algo que me chamou a atenção pois, de acordo com ele, os dezesseis anos que separam o lançamento do livro e a quinta edição da obra mudaram a percepção da história, que antes causava emoção ("sentimentalismo"), e depois "tornou-se cômico pela seriedade antiga". ?
?
Assim, o autor levantou a questão de que talvez, no século XXI, o sentimentalismo e a emoção estariam presentes outra vez na vida desses leitores. Eu amei essas considerações dele e a história realmente conseguiu tocar pelo menos uma leitora do século XXI. ?

?
comentários(0)comente



sofiaa 18/03/2021

romeu e julieta vibes
livro de fácil leitura, com um enredo parecido com o de romeu e julieta, bem a cara do sofrimento romântico
comentários(0)comente



lindalvabarbosa 28/05/2020

Um clássico e atraente romance
O título do livro resume bem o que espera o leitor, uma clássica história sobre o amor que determina o destino dos amantes, esse amor que faz perder a distinção entre o sentimento e a razão. É a principal obra do autor e um clássico do romantismo português. Um ótimo livro para se distrair, desde que o leitor não esteja apaixonado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LAvia 27/03/2023

Amor estranho amor
Só gostei perto do fim, tive muita dificuldade em continuar no início.
Fala de um amor que não consigo entender, amor que leva a destruição de muitas vidas, de afastamento da família e isso tudo em pessoas tão jovens, apenas 17 anos. Sei que foi outro momento, mas foi demais para mim.
comentários(0)comente



468 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR