DayanePrincipessa 17/09/2023
Phileas Fogg me decepcionou no final
Gostei mais ou menos desse livro.
A história é muito emocionante, todo esse enredo de dar a volta ao mundo em 80 dias nos deixa animados e interessados em cada capítulo.
Interessantes as personalidades dos personagens. O criado Passepartout que era todo emotivo, ingênuo, de bom coração. O Sr. Phileas Fogg, aquele homem todo seguro de si, com aparência de forte, frio, calculista e ao mesmo tempo de bom coração e bons valores.
Mas não sei porque quando chegou no meio do livro a história começou a ficar cansativa, é narrada na terceira pessoa de observador onisciente que conta os acontecimentos + os pensamentos e sentimentos dos personagens. Não sei se devido a este estilo de narrativa senti um distanciamento, falta de emoção no enredo.
O personagem Phileas Fogg foi o que mais me intrigou e decepcionou, porque durante toda a história a personalidade descrita era inumana, apesar de demonstrar bons valores e preocupação com o próximo tinha uma ausência de emoção como raiva, medo, frustração deixando o personagem "fake" demais. Fiquei aguardando o momento quando o autor iria acabar com essa "banca" do personagem e aconteceu este momento, mas da pior forma possível...
*Cuidado Spoiler*
O momento de fraqueza demonstrado pelo personagem foi uma vergonha. Aconteceu quando ele pensava ter perdido a aposta e toda a sua fortuna e vai dizer a Sra. Aouda que infelizmente agora era um homem pobre e tal que não poderia ajudá-la da maneira que gostaria bla bla bla..
Então a oferecida da Sra. Aouda, "se joga" pra cima dele e o pede em casamento... dei um NAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO gigante nesta hora, que vergonha, que vexame... Um homem que aparentava toda aquela força, autosegurança, não era capaz de se declarar a uma mulher e pedi-la em casamento? E ela, não era capaz de manter uma amizade e esperar o cavalheiro se declarar?
Tudo bem que hoje em dia os valores estão totalmente invertidos, as mulheres perderam totalmente seu valor e estão indo "a caça" e os homens parecendo uma donzela esperando as mulheres darem em cima deles, mas poxa.. o livro foi escrito no século 19... decepção!!!
Por isso dei 3 estrelas!
A parte bonita (forçando pra enxergar diante do que relatei acima), é que a Sra. Aouda o amava de verdade e ele pôde constatar isso quando ela diz que quer se casar com ele mesmo ele estando pobre agora (é o mínimo neh, mas até isso hoje em dia está extinto, as pessoas amarem de verdade, sem interesse).
Então por isso, vou subir para 4 estrelas minha avaliação.. kk
Lido em 17/09/2023