Hugoverso 02/08/2023
Quando estava na quinta, talvez sexta série, do ensino fundamental foi pedido que comprássemos ?a volta ao mundo em 80 dias? pois leríamos na aula, e teríamos que fazer uma resenha. Minha mãe, sempre muito atenciosa, tratou de correr atrás e achou essa versão, e me presenteou no mesmo instante.
O problema era que o livro era extenso, sem figuras, e eu consegui fazer as atividades lendo resumos na internet, até que por fim abandonei o livro. Por anos ele ficou em minha prateleira de livros, abandonado, sendo tirado apenas para tirar a poeira.
Em 2021, já na faculdade e ainda em pandemia e respeitando o distanciamento, me cansei do celular e resolvi ?garimpar? minha própria estante. Lá o achei e lembrei com muito carinho da dedicação que minha mãe teve para o achar, e resolvi o ler, mas agora determinado a termina-lo.
Aproximando-me do fim, resolvo ligar a televisão, vai passar o filme ?a volta ao mundo em 80 dias? e penso ?uau, que legal, vou ver o filme e depois posso ler o livro?, mas em menos de 5 minutos vejo algo que penso ser um spoiler do livro, até desliguei a televisão.
Triste por ter sido surpreendido on esse spoiler, fiquei dois dias apreensivo, pensando se deveria terminar a leitura, até que resolvo terminar o livro, pois como diria Lisbela de Lisbela e o prisioneiro - a graça não é saber o que acontece, mas como acontece e quando acontece. Li todo o livro, me apaixonei pelo mesmo, e fui surpreendido, novamente, o livro é totalmente diferente do filme? eu havia me preocupado atoa.