Duda 11/10/2022
Expectativas não superadas
O que falar desta obra? Me decepcionei um pouco, confesso. Esse era um livro em que fui cheia de expectativas e me ferrei um pouco.
O enredo fala sobre Mr. Fogg ser desafiado a dar a volta ao mundo em 80 dias, e se o não o fizer, perderá sua fortuna e seu criado Passepartout (que significa exatamente "passa por tudo"!) recém contratado acaba entrando de gaiato nessa história.
O livro promete ter muitas aventuras, mas fica só na promessa mesmo. Pontos que deveriam ser mais aprofundados, o autor passava super rápido por essas partes e alguns outros que não mereciam um desenvolvimento, o autor cismava em criar um aprofundamento. Passamos em diversos países (7 uns sete, se não me engano) e apenas dois (Índia e China) tiveram algum desenvolvimento de enredo. Tanto que, o livro tem 239 páginas e dessas, umas 70 páginas tem algum desenvolvimento e as outras 169 se resumem a pegar trens, sair dos trens, pegar navios e sair dos navios.
Um outro adendo que eu gostaria de ressaltar também, é que: de todos os livros infanto juvenis que já li, o Verne tem de longe, a escrita mais densa. Não sei se é porque eu não estava gostando muito, mas a sensação que eu tinha é de que lia e lia e quando ia ver, só tinha se passado cinco páginas.