Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1218 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


gabriel.costa.7186896 05/09/2024

Ainda é um livro do Machado, então ainda há capítulos sobre os delírios dos personagens, há a crítica a sociedade burguesa carioca. Porém é muito chato mesmo, os personagens, apesar de representarem essa critica, não são interessantes de se ler (a Sophia em alguns momentos é boa, porém brevemente).
comentários(0)comente



Luiza.Gameiro 04/09/2024

Bom Machado De Assis é clássico né?
Então, como clássico é até pecado dar menos de 4 estrelas kkkkkk
Eu até gostei do livro, achei ele bem extenso e entender exige mta paciência. São muitos personagens, as vezes o próprio Rubião some durante uns capítulos para entrarmos na história de outras personagens.
Eu custei, viu? Tive q recorrer a análises pra ver se eu estava entendendo direito. Tem uns plots mto bons e é um livro cheio de camadas (bem cara do Machado mesmo).
Fiquei um pouco triste com o final e alguns personagens me decepcionaram bastante, enquanto outros ganharam meu coração. O pobre do cachorro Quincas Borba tadinho kkkkk só sofre, fiquei querendo adotá-lo o livro todo.
Enfim, fico feliz de ter lido mais um livro de um autor tão importante para a literatura brasileira.
comentários(0)comente



Nayygomes 04/09/2024

Finalmente!!!
Essa foi uma das leituras que eu mais demorei para concluir, foram 6 longos meses. Isso tudo por conta da complexidade do livro, com muita formalidade, que era como se falava na época. Além disso, a história não me prendeu nenhum pouco, foi uma leitura bem massante, não recomendaria.
comentários(0)comente



lua 04/09/2024

Ao vencedor, as batatas
não gostei, mas eu não gostei porque não é o estilo de livro que eu gosto, enfim só recomendo se você for fã de clássicos (coisa que eu de fato não sou)
mas falando do livro ele não é um livro fácil de ler e eu acredito que seja pela escrita dele
o rubião um coitado morreu sozinho e louco, o melhor personagem (o cachorro) teve um fim triste também, a Sofia e o marido uns safados ??
comentários(0)comente



Polytroposs 04/09/2024

Ao vencedor, as batatas...
Sendo breve... é o melhor de Machado?! NÃO!
Mas longe de qualquer clubismo, ainda se trata de um livro escrito por um cara genial.

Gosto da premissa, mas acho que ele se prolonga mais que o necessário em algumas partes, mas o final se dá apressadamente.

Por fim, o personagem mais identificável é o Quincas Borba [cachorro].
comentários(0)comente



Esthe 04/09/2024

Quincas Borba?
TIVE QUE COLOCAR UM SPOILER!!! MAS NÃO VOU MARCAR COM SPOILER.

Gente só tenho uma coisa a dizer ? Ao vencedor, as batatas!?

Brincadeiras a parte, eu não gostei muito do livro não, mas é início que tem vários motivos né, não leio livro antigo assim, não sou muito fã, olhando pelo lado romance, não é o que eu sou acostumada, mas eu entendi a história, e fiquei com dó do Rubião.
Sofia e Palha são pilantras demais, e ela é uma sonsa descarada e ele um interesseiro. E dá pra entender que a ideia é ?alguém fica pobre pra alguém ficar rico?, e Rubião morreu alucinado de amor e grandeza, pobre e sozinho.
Mas a leitura em si é cansativa. Não vou incentivar ninguém a ler não, óbvio que é cultura, é um clássico né, mas não achei magnífico não, é de difícil compreensão, mas tá aí minha opinião.

Leia se você gosta de Machado de Assis, livros clássicos, romances antigos ou livros com palavras rebuscadas. Fora isso, talvez você não goste muito
comentários(0)comente



Atenasis 04/09/2024

Ao vencedor as batatas
Que livro chato né
Assim, o início é interessante mas não desenrola, o meio é muito enrolado (mas os plots secundários são muito legais) e o final enrola mas é bem construído (óbvio).
Cara a ideia da história é legal, mas a leitura é obviamente arrastada e, sinto muito, os personagens parece que vão ser reutilizados pra Dom casmurro.
Contudo, humanitas e como tudo é ironia é muito interessante.
comentários(0)comente



Laura.Santos 04/09/2024

?Ao vencedor, as batatas?
Sinto que eu tivesse lido em outra ocasião, eu teria me divertido muito mais, porém como li com pressa por causa do prazo, sinto que não soube aproveitar a leitura (principalmente porque o ambiente aqui em casa não tá nada favorável para leitura). A escrita do Machado de Assis é muito divertida e criativa, quebrando a quarta parece com o leitor, referenciando seus próprios capítulos ou outras obras.

Os personagens são ridiculamente cômicos. Eu já vi muito protagonista burro, mas o Rubião supera todos eles, é ingênuo, inconveniente, irritante, ignorante, é feito de trouxa por todos, mas é tão sem noção que teve momentos que eu nem senti pena. Palha era um trambiqueiro tão vagabundo que se transformou no maior chifrudo da cidade. Sofia era uma 🤬 #$%!& sem cara de pau nenhuma, mas não senti raiva dela pois acho que ela pagou todos os seus pecados tendo o Rubião na vida dela. A única alma que eu senti pena foi do coitado do Quincas Borba cão.

Eu fiquei com vontade de ler as outras obras do autor, pois gostei do humor dele, mas é uma pena que em alguns momentos eu achei esse livro um pouco arrastado, e nem era por causa da escrita, mas sim porque surgiam situações tão desconexas com a trama principal que eu me distraia (como eu falei, não estou na melhor posição lendo esse livro nesse momento), mas não foi nada que atrapalhou tanto a leitura.
comentários(0)comente



vhic 04/09/2024

?Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas"

A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



bquintans 03/09/2024

Ao vencedor, as batatas!
Não foi um livro que me pegou muito. não tô conseguindo ler muita coisa e esse livro também não ajudou nem um pouco. o problema não é ele ser um clássico, porque já li ?dom casmurro? e gostei.

para mim, esse livro tem momentos muito bons, mas são poucos. os momentos chatos são longos e se espalham pela maior parte da história. não consegui me apegar muito aos personagens, só ao rubião que é o principal.
comentários(0)comente



Rafa 03/09/2024

Texto nada rebuscado, mas a metade do livro parece dar voltas no mesmo lugar. A fase final do Rubião passa muito rápido, pois o foco sai dele e vai para outros personagens. Ao vencedor batatas.
comentários(0)comente



maria 02/09/2024

Quincas Borbalhao
Livro do século XIX no Rio de Janeiro né, ele entrega o que promete, eu só não me interessei tanto assim. Confesso que teve umas partes que me soltaram boas gargalhadas e ri muito do Rubião maluco apaixonado na Sofia. Bom livro, mas não é pra mim.
comentários(0)comente



Olivia164 01/09/2024

Quincas...
Pobre quincas, pobre Rubião...fiquei morrendo de dó no final. Tive que ler o livro em modo ajato por causa da escola. Até que gostei bastante
comentários(0)comente



Gabriel.Ayres 01/09/2024

Ao vencedor, as batatas!
Não há muito o que falar além do que já foi exaustivamente dito sobre esta obra. Porém, uma frase do posfácio me parece ser perfeitamente colocada: Todos os vencedores são parasitas em Quincas Borba. Cada um à sua forma, todos parasitam o trabalho de terceiros e justificam suas vidas como resultado da evolução social do mais esperto.
comentários(0)comente



1218 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |