LeiturasDaMabi 16/11/2024
Ao vencedor as batatas
A história escrita por Machado de Assis retrata perfeitamente o que acontece quando uma pessoa ganha algo de maneira fácil, como o nosso protagonista Pedro Rubião de Alvarenga, que se tornou herdeiro de tudo que seu amigo Quincas Borba tinha. O dinheiro lhe subiu a cabeça, e ele nunca imaginaria que seu final seria tão solitário e humilhante.
Machado de Assis conseguiu abordar tantas coisas em seu livro que em dado momento a história fica cansativa por parecer enrolação, mas ele exemplifica como a sociedade burguesa é, e o que não deixarão de ser, mesquinhos, orgulhosos, prepotentes, presunçosos e sem compaixão, pois é fácil ser amigo de alguém com muito dinheiro e várias casas, difícil é ser amigo de alguém que perdeu tudo e até mesmo sua sanidade mental, como é o caso do nosso Rubião.
O Quincas Borba (cão) é um retrato de nós como sociedade, pois mesmo sendo maltratado, esquecido e ignorado, permanece fiel a seu dono, buscando a todo instante um afago que lhe faz sentir amado, sendo apenas algo passageiro que o faz sentir inteiro.
A anos tenho esse livro em minha estante, mas só agora o li por ser obrigatório da Fuvest, me surpreendeu ao mesmo tempo que me cansou, pois só de ler o início, seu encontro com Palha e Sofia, já me fizera imaginar o final por isso me arrastei para a finalização, gostei muito do livro mas acho que ele não será o meu favorito do autor.