Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1218 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Yasmim861 29/08/2024

Quincas Borba
"Quando Rubião estaca, ele olha para cima, à espera; naturalmente, cuida dele; é algum projeto, saírem juntos ou coisa assim agradável. Não lhe lembra nunca a possibilidade de um pontapé ou de um tabefe. Tem o sentimento da confiança, e muito curta a memória das pancadas. Ao contrário, os afagos ficam-lhe impressos e fixos, por mais distraídos que sejam. Gosta de ser amado. Contenta-se de crer que o é."

- pag 38
comentários(0)comente



NathAlia278 29/08/2024

Achei o livro uma bomba de chato kkkkkk é isso, bjos da anitta e vida longa aos loucos (qm leu entendeu) ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daniel Tard 29/08/2024

Rubião
O livro Quincas Borba de Machado de Assis, romance realista e publicado em 1891, narra a história de Rubião que recebe a herança de Quincas Borba com a condição de cuidar do cachorro homônimo de seu benfeitor.
Rubião sai de Barbacena e se aventura no Rio de Janeiro com sua pequena fortuna, Machado de Assis relata a burguesia carioca como ninguém, seus interesses, amores não correspondidos, ilusões, adultérios no campo das ideias e nunca realizados de fato, ingratidões, vaidades, insanidades e aproveitadores.
Os personagens são bem trabalhados psicologicamente, característica própria de Machado de Assis, destaque para o próprio Rubião, Sofia, Palha, Camacho, Carlos Maria, Dona Fernanda, Tarcísio, Tonica...
O nome do livro deveria ser Rubião, pois Quincas Borba aparece no início do livro, antes de sua morte e também como nome do cachorro que é dado ao infame Rubião.
comentários(0)comente



Sophia 28/08/2024

Ao vencedor as batatas!!!
Primeira obra lida de Machado de Assis e me arrependi por ter demorado tanto pra embarcar nessa jornada, a história não me prendeu tanto e a leitura achei um pouco densa, mas como sempre no estilo machadiano o narrador é um espetáculo a parte, onisciente e ainda sim cheio de personalidade e ironia foi o que mais me pegou na obra.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laura_f_sousa 27/08/2024

Ao vencedor, as batatas
Narra a vida de Rubião, um ex-professor que herda a fortuna do falecido Quincas Borba com a condição de cuidar do cachorro do morto, também chamado Quincas Borba.

A senhora gosta de fofoca?

É nesse estilo que Machado de Assis usa da terceira pessoa para construir uma narrativa que critica as relações humanas, principalmente a exploração daqueles tidos como ?ingênuos? perante a frieza do mundo capitalista. É a coisificação do homem.

(SPOILER)
Com Rubião levado à loucura pelas atitudes ambíguas da amada Sofia (responsabilidade afetiva mandou lembranças) e a fortuna tomada paulatinamente por Cristiano Palha e cia., o ex-professor termina sua vida sozinho, na miséria e envolto nas brumas das alucinações.

O final é digno de deixar o leitor atônito por instantes.
comentários(0)comente



Samuel :) 25/08/2024

Depois que eu li, entendi porque ele é considerado o mais fraco dos romances da tríade realista de Machado (Dom casmurro, Quincas Borba e Memórias póstumas). ele tá muuuito longe de ser ruim, na minha opinião, mas tem coisas que fazem com que ele seja mais fraquinho mesmo. assim, tá quase no nível de "A Ilustre Casa dos Ramires" (eu ainda gosto mais de Quincas Borba, mas tá quase no mesmo nível), obras que são boas, com detalhes ruins no meio. não vou mentir, eu queria gostar mais dessa obra (e olha que eu já gosto muito), porque ela é muito gostosa de ler e carismática (principalmente no começo e no fim), com trechos que eu vou levar para a vida, mas tem algumas coisas meio ruinzinhas e eu vou ter que aceitar isso. no geral, eu amei, sabendo que não é a obra mais espetacular de machado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cachamorra 24/08/2024

Uma leitura obrigatória, mas muito gratificante.
Quincas Borba é uma leitura obrigatória para o Vestibular desde ano e como pensei em dar uma aula integrada de filosofia com Literatura, ler essa obra era uma obrigação.

O livro tem pequenos capítulos, alguns não ultrapassando 1 parágrafo ou dois. E é aquela crítica Machadiana às necessidades, contradições e perversões da Classe média e Nobre brasileira.

Quanto a frase: Vencedor às Batatas...exemplifica a ideia de que, em uma sociedade competitiva, aqueles que saem vitoriosos em conflitos ou disputas são recompensados com as "batatas", uma metáfora para as recompensas ou benefícios. Essa filosofia é uma crítica irônica ao darwinismo social, onde só os mais aptos ou fortes (os vencedores) têm direito aos benefícios da sociedade.

Machado é preciso.

No geral, a expressão é usada para destacar a realidade brutal das competições sociais, onde os perdedores não têm nada, enquanto os vencedores ganham tudo, mesmo que seja algo tão simples quanto "batatas".
comentários(0)comente



MachadoMadeira235 24/08/2024

"Ao vencedor, as batatas!"
Chocadíssimo com o final. Amei os personagens, e dentre os que eu me lembro, Rubião é o personagem masculino mais multidimensional escrito por Machado, considerando que todos do autor são, isso é um grande feito.

Sofia por favor me come de 4
comentários(0)comente



Victoria1093 24/08/2024

Achei que ele enlouquecendo ia ser criando um culto em homenagem do Quincas Borba não virando um imperador francês mas go off I guess
comentários(0)comente



Leo 24/08/2024

Quincas Borba
Ao vencedor as batatas.
Muito bom ler machado de Assis demonstrando a vida como ela é. Rubião sai de barbacena rico em busca de algo que não encontra e volta maluco e sem nada.
comentários(0)comente



1218 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR