Mareufq 31/03/2024
Ao vencido, o ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
?Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, o ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.?
?E, enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor, é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas; soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.?
?Rosas, quando recentes, importam-se pouco ou nada com as coléras dos outros; mas se definham, tudo lhes serve para vexar a alma humana. Quero crer que este costume nasce da brevidade da vida. ?Para as rosas?, escreveu alguém, ?o jardineiro é eterno?. E que melhor maneira de ferir o eterno que mofar de suas iras? Eu passo, tu ficas; mas eu não fiz mais do que florir e aromar, servir a donas e a donzelas, fui letra de amor, ornei a botoeira dos homens, ou expiro no próprio arbusto, e todas as mãos, e todos os olhos me tratam e me viram com admiração e afeto. Tu não, ó eterno; tu zangas, tu padeces, tu choras, tu afliges-te! A tua eternidade não vale um só dos meu minutos?
Há uma escala de ressentimento e de reprovação. Não é só nas ações que a consciência passa gradualmente da novidade ao costume, e do temor à indiferença. Os simples pecados de pensamentos são sujeitos a essa mesma alteração, e o uso de cuidar nas coisas afeiçoa tanto a elas ? que, afinal, o espirito não as estranhas, nem as repele.
? ?a vida, meu rico senhor, compõe-se rigorosamente de quatro ou cinco situações, que as circunstâncias variam e multiplicam aos olhos?
"Engana-se, senhor, trago essa máscara risonha, mas sou triste. Sou um arquiteto de ruínas."