Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1218 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Patricialima02 02/04/2024

Maravilhoso!
Todo livro do Machado de Assis é surpreendente, eu sempre me impressiono cpm a linda maneira que ele escreve, é simplesmente fascinante.
Mais um livro lido do meu autor favorito, para minha coleção.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mareufq 31/03/2024

Ao vencido, o ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
?Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, o ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.?

?E, enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor, é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas; soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.?

?Rosas, quando recentes, importam-se pouco ou nada com as coléras dos outros; mas se definham, tudo lhes serve para vexar a alma humana. Quero crer que este costume nasce da brevidade da vida. ?Para as rosas?, escreveu alguém, ?o jardineiro é eterno?. E que melhor maneira de ferir o eterno que mofar de suas iras? Eu passo, tu ficas; mas eu não fiz mais do que florir e aromar, servir a donas e a donzelas, fui letra de amor, ornei a botoeira dos homens, ou expiro no próprio arbusto, e todas as mãos, e todos os olhos me tratam e me viram com admiração e afeto. Tu não, ó eterno; tu zangas, tu padeces, tu choras, tu afliges-te! A tua eternidade não vale um só dos meu minutos?

Há uma escala de ressentimento e de reprovação. Não é só nas ações que a consciência passa gradualmente da novidade ao costume, e do temor à indiferença. Os simples pecados de pensamentos são sujeitos a essa mesma alteração, e o uso de cuidar nas coisas afeiçoa tanto a elas ? que, afinal, o espirito não as estranhas, nem as repele.

? ?a vida, meu rico senhor, compõe-se rigorosamente de quatro ou cinco situações, que as circunstâncias variam e multiplicam aos olhos?

"Engana-se, senhor, trago essa máscara risonha, mas sou triste. Sou um arquiteto de ruínas."
comentários(0)comente



laviniax 30/03/2024

Difícil
Esse foi um que eu sofri pra acabar, talvez eu não tenha maturidade pra entender a história ou não seja letrada o suficiente pra ver o que de tão brilhante há aqui, mas é tudo tão monótono, parado. não consegui torcer minimamente pelo rubião.
comentários(0)comente



Felipe1503 28/03/2024

Sem medo!
Um dos grandes clássicos de Machado de Assis. Se você se deparou com Quincas Borba no Memórias Póstumas, pode começar essa leitura sem medo.
comentários(0)comente



Giovana.Brugnara 25/03/2024

Quincas Borba
Obra interessante, retrato fiel da época e uma escrita bem fácil de ser compreendida.

Mesmo com a genialidade de Machado de Assis, não gostei tanto desse livro igual gostei dos outros, a narrativa só me cativou depois que Rubião começou a ficar louco e achei os personagens bem chatos, o único que se salva é Quincas Borba (cachorro) e ele tem um final bem triste.

Apesar de tudo, é um livro para se ler pelo menos uma vez na vida.

?Ao vencedor, as batatas!?
comentários(0)comente



pirocadeperuca 22/03/2024

Maçante, fica minimamente interessante a partir do momento em que Rubião fica doido, e nem depois disso é realmente cativante, não é ruim mas não gostei
O cachorrinho quincas borba merecia um final feliz, fiquei muito triste
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Santos474 19/03/2024

Quincas Borba
Mais um romance machadiano concluído, e o que posso dizer? A escrita do Machado de Assis é sempre impecável! Como nenhum outro escritor consegue colocar as ideias, filosofias, sarcasmos, ironias, em um conjunto, como se estivessem interligados. A história é leve e engraçada, principalmente nas partes em que o Quincas Borba (humano) aparece. Mas, de todos os livros do Machado que li, esse foi o que achei mais tedioso, apesar de ter gostado da leitura. Acho incrível como o Machado de Assis consegue brincar com as palavras, consegue brincar com a interpretação do leitor. O primeiro jogo começa com o nome do título do livro, onde o autor não deixa explícito se o título se refere ao Quincas Borba humano ou ao Quincas Borba cachorro. Com certeza recomendo a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



rc.elly 18/03/2024

NÃO DEEM SPOILER NA INTRODUÇÃO DO LIVRO.
O unico ponto negativo dessa leitura foi essa edição, pq na introdução tinha SPOILER. Tudo bem que é um livro de literatura, mas, se eu peguei para ler é pq eu não sabia o desfecho da história. A leitura em si foi ótima, tranquila, cheia de sarcásmo e hironia, e como sempre, carregada de humor vindo atrás com críticas sociais, como só o nosso pai Machado de Assis consegue entregar de tal forma. Meu arrependimento foi não lido antes Memórias Póstumas de Brás Cubas para um compreendimento melhor (que pretendo ler futuramente).
comentários(0)comente



Karinny7 14/03/2024

O choro de uns é o riso de outros
Machado de Assis é um escritor realmente singular, pra dizer o mínimo. É interessantíssimo como ele observa e ironiza a vida e faz disso um belo texto. De fato, só mesmo alguém que viveu tantas situações e num contexto como o dele poderia construir uma obra tão completa e que apresenta as muitas facetas da sociedade, sendo ainda, quase atemporal. Da ironia, gosto como a conclusão pessimista final é a mesma do início, de que "ao vencedor, as batatas" ou, prefiro: "ao mais parasita, as riquezas", porque não sei se trata mesmo de vencer por vencer, mas de passar por cima dos outros e fazer valer suas vontades. De Quincas a Quincas, tudo é mais ou menos sobre como as paixões enobrecem ou enlouquecem o homem. E é até meio assustador se identificar com algumas personagens. Na metade, imaginei que pudesse ter um final mais feliz, contudo Machado frustrou algumas das minhas expectativas e ainda disse "chore ou ria, dá na mesma". Vale muito a pena ser lido.
comentários(0)comente



Bebel13! 11/03/2024

Machadinho arrasa muito
Esse é o primeiro romance do Machado que leio e estou ainda mais apaixonada pela escrita dele. A forma que ele conversa com o leitor, as ironias, as piadinhas, as críticas? tudo é escrito de forma tão excepcional!
Ao vencedor, as batatas!
Yohan.Lim-Apo 11/03/2024minha estante
Leia o conto "Medalhão"




isabelaa 11/03/2024

Ao vencedor, as batatas!!
O caozinho quincas borba merecia muito mais!!!!
o resto todos chatos irritantes soberbos metidos feios
comentários(0)comente



1218 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |