Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1219 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Bunny 25/08/2022

meu deus que tristeza, tô chorando muito com esse final
queria cuidar do Rubião e do Quincas Borba, nunca abandonaria eles. Aiai vontade de dar uma surra naquele bando de interesseiro, ninguém moveu uma palha (haha) pra ajudar o Rubião quando ele precisava. É f0da viu, mas a vida é assim mesmo.
Tadeu Jr. 29/08/2022minha estante
Concordo, mas a reflexão é ótima. Será faríamos diferente? A vida é assim mesmo...




maduxz 24/08/2022

ao vencedor, as batatas!
Machado de Assis, você é genial, sua escrita é fenomenal, mas esse livro é pura chatice.
Eu não sei como cheguei no final.
A crítica por trás e o período que foi escrito é genial, sem dúvidas, mas a história é tão sem graça.
Foi um martírio ler tudo isso.
não gostei, quem sabe eu tente ler outras obras dele daqui pra frente, mas confesso que Quincas Borba me deixou totalmente esgotada.
Tadeu Jr. 29/08/2022minha estante
Também não achei fácil. Mas para melhor aproveitá-lo é preciso em mente o lema "Ao vencedor, as batatas!". É uma crítica ao próprio sistema filosófico do querido Quincas.


maduxz 29/08/2022minha estante
O Quincas Borba foi o melhor personagem, pena que não aparece muito. Mas o humanitismo dele é uma crítica genial a filosofia da época. Machado de Assis consegue conversar com o leitor e ainda fazer umas piadinhas bem humoradas dentro de uma história longa.
Mas não foi fácil ler kkkkk


Tadeu Jr. 29/08/2022minha estante
Bem isso, é preciso ativar muitos neurônios pra acompanhar o Machado (e isso é bom...). Estava lendo Memórias Póstumas de Brás Cubas e apareceu o Sr. Quincas Borba (ele é apresentado na infância e depois na vida adulta). Gostei tanto dele que fui ler o Quincas Borba. Se você gostou dele vale a pena então dar uma olhada no Brás Cubas.
Também adoro o humor dele, minha passagem preferida é o trecho: "... as mais belas obras do homem ou da natureza valiam menos que os olhos que a admiravam - Cap. CLVIII", referindo a Maria Benedita em viagem pela Europa.


maduxz 29/08/2022minha estante
Memórias póstumas me persegue!!! Eu tenho muita vontade de ler por conta do esquema do ?defunto-autor?, que é, mais uma vez, genial.
Pelo que sei, o Quincas Borba acaba roubando um relógio do Brás Cubas. O que me deixou curiosa, uma vez que o personagem foge desse arquétipo em Quincas Borba.
Não li ainda, mas me passa muito um sentimento do livro ? a morte de Ivan Ilitch? do Liev Tolstoi. A diferença é que o Ivan Ilitch vai morrendo aos poucos.

Sobre o trecho: o meu preferido foi:
?As estrelas são ainda menos lindas que os seus olhos, e afinal nem sei mesmo o que elas sejam; Deus, que as pôs tão alto, é porque não poderão ser vistas de perto, sem perder muito da formosura? Mas os seus olhos, não; estão aqui, ao pé de mim, grandes, luminosos, mais luminosos que o céu??




Flavia.Santana 24/08/2022

Quincas Borba - Machado de Assis
Já ouviu falar na expressão "ao vencedor as batatas"? E na teoria filosófica do Humanitismo?

No capítulo seis do romance de Machado de Assis, Quincas Borba discursa para ensinar o amigo Rubião o conceito filosófico do Humanitismo.
A teoria, fundada nos ensinamentos do filósofo Joaquim Borba dos Santos, tem como base a noção de que a guerra seria uma forma de seleção natural. Todo o decorrer do texto está envolto nessa base filosófica.

Publicado em 1891 inicialmente em formato de folhetim, Quincas Borba pertence a trilogia realista de Machado de Assis composta por Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. No livro, temos a impressão que Machado nos contará a história do filósofo que dá nome ao livro ? também figurante em Memórias Póstumas -, porém no começo do livro, Quincas Borba morre; deixando todos os seus bens ao amigo Rubião, possuindo o testamento apenas uma restrição: que cuidasse do cachorro de mesmo nome do dono. Então, o acanhado e pacato Rubião tem uma guinada em sua vida, passando a se tornar figura eminente no Rio de Janeiro do século XIX. No decorrer do romance daí para a frente, o agora protagonista, apaixona-se por uma mulher casada, enfrenta o puxa-saquismo de alguns oportunistas, entre outras situações que esbanjam a veia cômico-irônica de Machado de Assis.

Pontos a serem destacados:

1) A forma como o escritor narra a história é deveras peculiar e pouco usual, embora não seja o que pareça. É uma ?narrativa global? que conversa com o leitor, contando-lhe a história de cada personagem que aparece no livro; sem deixar dúvidas. As convicções que movem os personagens, são alvo de especulações por parte do leitor.

2) A quantidade de personagens com personalidades diferentes surpreende em Quincas Borba; são pobres, ricos, esnobes, oportunistas, entre outros.

3) O inusitado com que o leitor sabe sobre o ?Quincas Borba? homem e cachorro serem dois personagens diferentes, embora o personagem principal às vezes duvide disso.

4) A quantidade de outras referências literárias de livros e autores, como: a Bíblia; Hamlet, de Shakespeare; e o Corvo, de Edgar Allan Poe.
Tadeu Jr. 29/08/2022minha estante
Verdade!




Gabbie.Bega 24/08/2022

Machado de Assis não tem erro.
Eu comecei a ler Quincas Borba só por ser uma das leituras obrigatórias do vestibular, mas não me arrependo nada. Não foi uma leitura tão difícil quanto eu achava e foi até divertido ler acompanhada da turma do meu clube.
Definitivamente um livro que eu vou reler mais pra frente.
comentários(0)comente



enzopalacio 20/08/2022

Quincas Borba é, sem dúvida, um dos livros essenciais da literatura brasileira. Ler Machado sempre é uma experiência maravilhosa.
comentários(0)comente



juju :) 16/08/2022

"Ao vencedor as batatas."
Apesar de ter lido somente dois livros do Machado de Assis, sem sombra de dúvidas sempre vou parar para refletir no final da leitura.

A forma como o humanismo é posto, e como sempre os mais fortes iram sobreviver, retrata muito bem a vida de Rubião na sociedade.

Pelo livro apresentar muitos personagens, não consigo lembrar metade deles, mas tenho raiva de 98% dos personagens.

Simpatizei em muitos momentos com o Rubião, e a forma em que ele cegamente confiava em todos em sua volta, sem dúvidas ele teve um fim trágico.
Tadeu Jr. 29/08/2022minha estante
É verdade, o nosso Rubião levou as batatas no início, mas ao final virou vencido (o Palha leva as batatas agora) e nos faz refletir sobre vencidos e vencedores.




Camila1457 14/08/2022

O livro é realista e nos mostra bem as verdadeiras faces das pessoas, sendo o cachorro o único que presta; possui uma leitura bastante fluída, mas com diferentes interpretações o que lhe torna interessante.
comentários(0)comente



Harrison 13/08/2022

Gostei da 1° vez, mas na segunda isso foi uma obra prima
Pela propaganda que eu ouvia dos livros " super difíceis de entender" do Machado achei q ia ter uma péssima experiência, mas é bom ir com baixa expectativa pq eu curti esse livro em um nível que eu simplesmente nem esperava ser possível. Ele é uma obra encantadora, do cotidiano, do dia a dia na corte do século 19 pincelada nas mais finas palavras e com um uso de vai e vem, de analogias e ordens de palavras empregadas pelo Machado que beira a sacanagem em forma literária. Acima disso é indescritível o quão bem e genialmente Machado escrevia; e aqui nesse livro ele prova que tava no auge da carreira. Tudo na obra é incrível, premissa, desenrolar da história, os personagens Rubiao, Palha e a Sofia são excelentes e os coadjuvantes idém, tudo tudo tudo.
Eu não li ainda muitas obras do Machado e futuramente pretendo ler todas, mas olha superar essa aqui vai ser muito difícil.
Livro que beira a perfeição e disparadamente um dos melhores que li.
comentários(0)comente



Juliana 12/08/2022

Gostei
Um dos livros de um dos maiores autores brasileiros Machado De Assis com seu realismo. Achei maravilhoso o livro, mas nao me cativou o suficiente para receber uma nota maior.
comentários(0)comente



josi 11/08/2022

acho q machado foi muito 🤬 #$%!& na vida
caras esse eu li pq é leitura de vestibular e ele foi o que mais me pareceu legal, e realmente foi uma experiência bem maneira.
eu li mais rápido do que imaginei que seria, porque a leitura eh bem fluida e você fica se questionando até que ponto essa maluquice vai chegar.
recomendo muito, achei bem engraçado de ler (de tão sem noção q o protagonista é) e achei a história bem esquisita, porém me prendeu.
nunca pensei que fosse dizer isso, mas esse livro me fez gostar mas de literatura.
comentários(0)comente



Roberto 10/08/2022

Quincas Borba
TERCEIRO CONCLUÍDOOO
o final desse livro foi a melhor parte, sem dúvidas. achei o início bom, o meio tinha partes meio maçantes que não conseguia entender direito, mas o final foi muito bom. só achei que deveria ter dado um enfoque maior ao Rubião, mas foi satisfatório porque vemos outros personagens. Machado é Machado!
comentários(0)comente



Carol 08/08/2022

Clássico da literatura brasileira. Confesso que é dos livros de Machado da fase realista que menos gosto, mas ainda assim a leitura do livro, que se estendeu por uns bons três meses, valeu a pena.
comentários(0)comente



Helena.tbo 05/08/2022

Li por obrigação
Sinceramente, achei bem confuso e talvez não peguei a mensagem do livro (ter lido muito pausadamente e enrolado pode ter influenciado na minha experiência), por isso uma resenha crítica será muito bem-vinda.
comentários(0)comente



Lety Valadares 04/08/2022

Grande Machado de Assis
Estou lendo uns clássicos e sem dúvidas Machado é nosso orgulho, a sua escrita é esplêndida, estou amando cada momento dos seus livros.

ENQUANTO uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida...
comentários(0)comente



1219 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR