Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1219 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


marift01 29/07/2022

Continua mantendo minha opinião de que é um autor que merece muito a grandeza e o reconhecimento que teve. A escrita do Machado e toda a narrativa é, de fato, muito inovadora para sua época.
Gostei muito da história, tinha lido uns anos atrás mas confesso que não tinha entendido NADA, hoje consegui compreender e entender realmente a obra kkkkkk.
De todas que li do Machado ela não fica entre as favoritas mas é muito boa para entender mais sobre a literatura da época e o meio social no geral.
Rubião não curti muito personagem em alguns momentos, mas ok porque o Quincas Borba cachorro me conquistava em todas as cenas.
Enfim, não é a melhor do machado mas é muito interessante para quem estuda literatura, como não é o caso da maioria, eu indico ler outra obra do machadão!

bjs bjs
comentários(0)comente



Beatriz 29/07/2022

got me looking so crazy right now
primeiramente, meus sentimentos à dona tonica que só queria um marido e nem isso conseguiu

primeiro livro do machado que eu leio inteiro pq a escrita dele não faz meu tipo e tals mas esse livro foi engraçadinho de ler pq eu achei o rubiao meio torto das ideias desde o começo.

checklist da fuvest: 3/9??
comentários(0)comente



Camillys 27/07/2022

Quem não entende o hype do Machado de Assis, realmente não leu direito. Eu praticamente consigo me transportar pro Rio de Janeiro do século XVIII, e entender a sociedade burguesa da época. Sem contar a genialidade da construção doa personagens e do narrador, as obras do cara são realmente patrimônio brasileiro! todo mundo deveria dar uma chance ao Machado.
Gostei particularmente dessa edição, inclusive, achei a linguagem muito mais fácil de ler e interpretar do que outras editoras que publicam livros clássicos, com certeza vou fazer minha coleção da Principa.
comentários(0)comente



bruna gama 25/07/2022

Bruxão do cosme velho!!
Depois de (pasmem) 5 meses tentando terminar esse livro, cá estou eu com a leitura finalizada.
Tenho dois comentários sobre as peculiaridades da escrita desse livro em relação aos outros machadianos que eu li (não muitos), eu acho que estão relacionadas com o fato de que ele foi publicado em formato de folhetim:
O primeiro é que esse é, na minha humilde opinião, o livro mais engraçado do Machado. Eu morria de rir todas as vezes que o narrador se direcionava ao leitor na segunda pessoa daquele jeito tão ríspido e acho mais engraçado ainda imaginar a sociedade do século XIX lendo "É o que terias visto, se lesse com pausa. Sim desgraçado, ...". Queria poder conversar com o Machado e descobrir se a personalidade dele era assim mesmo.
O outro, e agora vocês me perdoem por criticar o consagrado, é que esse provavelmente também é o livro mais arrastado dele, muitas vezes eu fiquei entediada com os secundários, muitas tramas paralelas levaram tempo demais para serem concluídas e eu não recomendo Quincas Borba de jeito nenhum para quem está começando a ler Machado agora.
comentários(0)comente



Gaby 24/07/2022

Um espetáculo da obra machadina
Quincas Borba é um ricaço e desenvolvedor da teoria do "Humanitismo" ou "Humanitas". Teoria brevemente apresentada em "Memórias Póstumas De Brás Cubas". De maneira genial o autor expõe a maldade humana em todas as camadas da sociedade, através de sua especialidade: a ironia.

Nessa ficção realista o leitor conhece Rubião. Um humilde professor, discípulo e amigo para o solitario Quincas. Dentre os poucos capítulos de interação entre eles, Quincas Borba o filósofo, profere uma das frases mais célebres de nossa literatura, ao explicar ao protagonista o que é "Humanitismo": Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
Rubião então cuida de seu amigo ate seu leito de morte, onde este lhe faz prometer cuidar de seu cachorro, também chamado *Quincas Borba*. Após sua morte Quincas lhe deixa toda sua riqueza, tornando seu discípulo um verdadeiro Capitalista. Agora acompanhado do cão *Quincas Borba* ele parte para corte em busca de luxos e prazeres, mas somente encontrará sua própria aniquilação.

Quincas Borba foi um romance que me surpreendeu de várias formas. A complexidade de uma trama aparentemente simples, as várias camadas dos personagens. Tudo me encantou. Aqui todos os personagens são maus. Não por culpa deles e sim pelo simples fato de serem humanos. Essa obra é uma verdadeira analogia ao Humanitismo. Um espetáculo da obra machadina.

?"E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo, cansativo, mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida."?
comentários(0)comente



Milena.Morbeck 21/07/2022

Machado
Esse foi o primeiro livro de Machado que eu li. Ele é bom. É um grande alerta para a sociedade e continua atual, por isso, é um clássico. A cobiça, a ganância e o interesse são as principais temáticas abordadas. Tenha cuidado com quem mantém por perto. Só direi isso.
comentários(0)comente



Pietra 20/07/2022

Simplesmente perfeita
Essa obra se tornou minha favorita de Machado de Assis. Não há um motivo em especial, mas diante de todas as obras, essa, de algum modo, tive um apego profundo. Os elementos do realismo que são empregados na obra são muito satisfatórios. É uma leitura fluída, com personagens muito cativantes. Penso que não toque as mesmas pessoas das mesma forma, mas, com certeza, é uma leitura essencial.
comentários(0)comente



rehreadsbooks 17/07/2022

Ao vencedor, as batatas!
Eu sinto que essa resenha vai acabar com amizades então, por favor, não me odeie JV.

Segundo livro que eu termino da lista da Fuvest, mas primeiro que eu comecei. Quincas Borba talvez seja um dos livros da lista que vai ser mais difícil de ler, por mais que eu tenha gostado.

Era difícil abrir o livro para continuar a ler porque eu sempre senti que ele era muito denso e demorado. As coisas se desenrolam devagar e não chegam a níveis dramáticos e extremos, porque este é o jeito dos realistas.

Não tive sentimentos muito fortes pelos personagens no final do livro, tirando alguns momentos pontuais no meio do livro quando as coisas ficavam interessantes. O que vende de verdade essa história é a escrita do Machado, cheia de camadas, ironias e comentários para o leitor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Denise Ximenes 11/07/2022

Vale quanto pesa!
Retrato da sociedade carioca do século XIX, esse livro poderia, sem sombra de dúvidas, retratar o Brasil da atualidade.

Obra da fase realista de Machado, Quincas Borba joga luz à sociedade utilitária e individualista, que reduz a importância das pessoas ao famoso clichê "vale quanto pesa".

É assim que Rubião, nosso protagonista, enxerga a vida e, de professor remediado a herdeiro da fortuna de seu amigo Quincas Borba, acaba vítima do desprezo dos "amigos", quando se vê pobre e louco.

Gostei da construção dos personagens: Sofia tem um quê de Capitu, e Rubião tem dois quês de Dom Quixote. Nosso Bruxo continua tecendo seus personagens com aquele toque que instiga o leitor sobre o caráter de seus personagens.

Bom demais!
comentários(0)comente



manu 11/07/2022

Esse livro fez eu me apaixonar pela literatura mais clássica! Eu comecei a ler ele só por conta da FUVEST mas a escrita de Machado de Assis me prendeu demais.
Definitivamente não é uma leitura fácil e nem muito fluída mas Quincas Borba é um livro atemporal que tece diversas críticas sobre a sociedade carioca do século XIX mas na verdade tudo que está escrito ali cabe muito bem para a sociedade atual.
O jeito como Machado usa os personagens para passar uma mensagem é genial, eu gosto muito da utilização de personagens-tipo!
Muita gente não suporta esse livro mas se você ler com calma, atenção e com a mente aberta eu tenho certeza que vai ser impactado pela profundidade que Machado de Assis consegue adquirir em menos de 200 páginas.
comentários(0)comente



kgnayoon 08/07/2022

Muito bom. Eu realmente não tava dando absolutamente nada pra esse livro até chegar na metade pro final. Confesso que eu penei pra ler esse porque parecia que a história não tava indo pra lugar nenhum, mas eu continuei em respeito ao Quincas Borba (doguinho, vulgo melhor personagem desse livro) e porque eu sabia que o Machado não iria me decepcionar. No fim foi uma decisão muito acertada.

O final não é surpreendente, mas é bem impactante. Eu com certeza tô traumatizada. Mas o que eu mais gostei nesse livro foi como as impressões que eu tive ao longo da leitura mudaram completamente no final, isso me deixou muito perplexa.

Enfim, recomendo demais, vale a pena.
comentários(0)comente



1219 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR