Thah.Oliveira 06/06/2024
Quincas Borba, é o cachorro ou o filósofo?
Afinal, o que é esse romance que está nas obras obrigatórias da Fuvest?
Narra a história de Rubião que conhece o filósofo Quincas Borba. O filósofo tinha muito dinheiro e Rubiao se interessava plenamente em sua herança!
Com a morte de Quincas, Rubia herdou não apenas uma parte, mas TODA a herança do homem. Entretanto, para realmente possuir o dinheiro, ele estava sob una condição: cuidar do cachorro Quincas Borba, como se fosse dele.
Por mais que desprezasse o cachorro no início, Rubião após se dar conta de que o cachorro era de seu amigo falecido, começa a cuidar do animal realmente, como se fosse seu!
A ganancia é a palavra-chave desse livro. Com a aparição de novos personagens, como o casal Palha, Camacho, D. Fernanda, Teófilo, D.Tunica, Maria benedita e Carlos Maria, a história ganha vida!
As amizades que Rubiao encontra no caminho, são falsas e vazias. Assim como era a amizade entre Rubião e Quincas.
Rubião, se apaixona pela Sofia Palha, e devido ao amor não correspondido, adoece, entra em estado de loucura. Além de, a cada passo se desgraçar em miséria.
O cão, Quincas Borba, é a materialização se seu dono, recebe o mesmo nome e afinal, Quincas Borba é o cachorro ou o filósofo?
Em minha opinião, sem dúvidas é o cachorro! Durante a trama, o cachorro é a filosofia de Quincas. Ele é a felicidade, a tristeza, um humano! Suas características e ações muitas vezes são humanas.