Captain1 06/01/2024
?Está decidido, Lotte?
Meu primeiro contato com alguma obra do Goethe. E, nossa. Que experiência.
Tive que mudar minha resenha.
Os sofrimentos do jovem Werther conta a história de um homem com um amor ?não? correspondido, Werther se apaixona por uma mulher noiva. Mas, é mais do que isso, há ali histórias sobre a falsa moral, corrupção e de alguma forma, tudo ligado as passagens de tempo da natureza as quais ganharam grande importância para mostrar o que se passava dentro dos personagens.
Poderia ser o ?O sofrimento?, mas ao ler vi que SOFRIMENTOS cabe melhor, sabe? Essa luta interna do personagem que corrói ele, em que, diversas vezes admite que a culpa é dele e sabe que não irá ter melhoras. O Werther um romântico incurável, mesmo que a sombra e o peso estejam ali em suas palavras aos olhos dele tudo é amor, é coragem, paixão - coisas essas que são ditas por outros personagens para ele - a morte dele em si, o trágico fim, é alimentada e romantizada diversas vezes levando o personagem a crer que era a única saída - isso se chamou na época de efeito Werther, ondas de suicidio.
Há uma parte, em que eles olham pela janela, a tempestade havia passado, ela o olha e diz ?Klopstock!? - Foi minha parte favorita, acho que porque naquela época para as pessoas que liam a literatura possuía uma referência igual quase como a bíblia, então quando Lotte disse ?Klopstock? todos de alguma forma puderam entender o que se passava entre eles. Eu achei isso um detalhe muito bom.
Sabe, há tanta paixão, tanta dor, e ele estava ciente de tudo. E talvez, por isso doesse mais, porém, ele tentou e não conseguiu sair de perto, prorrogou o sofrimento. Uma luta interna que atormentou até a coitada da Lotte. Ele basicamente ao final da vida a culpou por uma situação que ele mesmo se colocou desde o início. Goethe ter escrito que Lotte entregou trêmula a pistola para a ?viagem? ao criado de Werther foi um detalhe que mexeu comigo. Sinceramente, tenho mais pena de Lotte do que de Werther, embora eu o consiga entender.
Consigo o entender porque Werther vive um amor intenso e platônico, onde ele acreditou fielmente que poderia viver com Lotte um desses romances bonitos. Consigo o entender porque a desilusão é penosa demais, é castigo e tortura. No caso dele, se agrava pela depressão. É realmente uma ?Desgraça, Wilhelm?.
No mais, excelente leitura.