Dd/Ju 01/09/2023O impacto não é o mesmoLivro lido com o intuito de gerar uma discussão da faculdade para a aula de Literatura da Modernidade I.
É um grande debate entre os críticos a definição do início da literatura brasileira. Dois teóricos importantes como o Antonio Candido e o Afrânio Coutinho demonstram ideias contrárias ao surgimento da literatura de fato brasileira. O primeiro citado determina que a literatura brasileira começa a partir de 1750, com manifestações literárias no período arcádico-romântico que só iram de fato se concretizar literatura durante o Mordenismo. O segundo não aceita essa definição e defende que ao primeiro pisar de um indivíduo que produziu literatura no Brasil pode se considerar iniciada a literatura brasileira.
Os sofrimentos do jovem Wherter entra nessa discussão signicando o marco inicial da Literatura Romântica, influenciando inclusive o Romantismo brasileiro. Ao descrever o jovem Wherter como um louco apaixonado em busca de um amor impossível há um marco inicial dessas produções que marcam as características cruciais da Escola Literária Romântica. Toda a descrição romântica é enfadonha, os problemas do jovem diante as circunstâncias, a sensibilidade, o exagero, a descrição detalhada da mulher amada são alguns dos fatos que podemos destacar nessa produção que demonstram os requisitos básicos da obra Romântica. Essa produção significou um grande marco na sociedade da época, ocasionando muitos episódios do que foi intitulado "efeito Wherter", mas hoje de fato o impacto não é o mesmo. Há grandes complicações em entender certos detalhes do livro, e justamente o detalhamento na obra acaba causando um efeito de cansaço ao leitor. É difícil defender certos românticos como o Wherter, somente corações extremamente sensíveis possivelmente poderiam tentar compreender as ações do protagonista sem julgá-las. É fato que a obra traz um exemplo de Romantismo puro, de um amor extremamente intenso causador de suspiros e dores dilacerantes, capazes de definir um fim trágico a um jovem como o Wherter.